Valente

Por André Azenha (02/02/2009) // Comente


Por: André Azenha

valente

Valente (The Brave Once, EUA / Austrália, 2007). Direção: Neil Jordan. Roteiro: Bruce A. Taylor, Cynthia Mort e Roderick Taylor. Elenco: Jodie Foster, Terrence Howard, Naveen Andrews, Mary Steenburgen. Drama. 119 min. (Cor).

8,5

O cinema dos anos 70 não tinha pena dos bandidos. Dirty Harry não dava a mínima para os direitos do “lixo humano”, Joe Don Baker usava um bastão de baseball para arrebentar as fuças dos criminosos e Charles Bronson fuzilava quem o olhasse atravessado, na pele icônica de Paul Kersey, o anti-herói da série Desejo de Matar. Esse tipo de filme parecia esquecido, principalmente após o “politicamente correto” dos anos 90 – até a fumaça dos cigarros foi banida.

Mas em 2007 eis que duas produções (disponíveis em DVD) surgiram para acordar os vermes no cadáver do gênero. “Sentença de Morte” e Valente revivem a experiência visceral, sem sentimento de culpa, dos filmes sobre justiceiros.

O primeiro, além da história de vingança, tem ligação direta com Desejo de Matar, pois é baseado em livro de Brian Garfield, autor do clássico de 74. Traz Kevin Bacon vivendo Nick Hume, cujo filho é assassinado por uma gangue. Ao descobrir que o homicício foi premeditado como ritual de iniciação e, assim mesmo, só renderá uma pena de 5 anos ao criminoso, ele decide não reconhecer o suspeito, para depois segui-lo e matá-lo.Só que sua ação não passa impune – é a moral da história: violência gera violência. A bandidagem não deixa barato e vai atrás do resto de sua família.

Cada vez mais (in)tenso, Bacon raspa a cabeça à la Travis Bickle (de Taxi Driver, outro filme dos anos 70) e, raivoso, ataca a gangue inteira. O diretor James Wan, criador da franquia “Jogos Mortais”, traz sua marca registrada, conferindo brutalidade extrema ao ajuste de contas.

Conteúdo relacionado:

Resident Evil 3: A ExtinçãoApenas Uma Vez

Escreva seu comentário

Campos obrigatórios