Perfil | Dakota Fanning

Dakota Fanning nasceu em 23 de fevereiro de 1994, em Geórgia, EUA. Começou estrelando pequenas peças de teatro e aos cinco anos de idade, iniciava sua carreira profissional, aparecendo em comerciais de televisão.

Seu primeiro papel significante foi na série E.R. – Plantão Médico, onde fez uma vítima de acidente de carro que tinha leucemia. Seguiram-se aparições em várias séries como Ally McBealCSI: Crime Scene Investigation Spin City.

Dakota Fanning in CSI: Crime Scene Investigation (2000)

Em 2001, aos seis anos, Dakota fez sua estreia nos cinemas com o filme Uma Lição de Amor, dividindo a cena com o ator Sean Penn. Sua atuação foi aclamada pela crítica e fez de Fanning a pessoa mais nova a ser indicada ao prêmio Screen Actors Guild, com sete anos de idade na época. Ela também ganhou o prêmio de Melhor Atriz Jovem do Broadcast Film Critics Association, por sua performance.

Em 2002, interpretou a versão jovem da personagem de Reese Witherspoon em Doce Lar. No ano seguinte protagonizou o filme Grande Menina, Pequena Mulher. Em 2004, fez uma aparição na décima temporada da série Friends, fazendo o papel de Mackenzie, uma jovem que está saindo da casa que Monica e Chandler estão comprando. No mesmo ano interpretou a pequena Lupita no filme Chamas da Vingança, ao lado de Denzel Washington.

Denzel Washington and Dakota Fanning in Man on Fire (2004)

Em 2005, teve papel de destaque no filme Sonhadora, que foi sucesso de critica. No mesmo ano, voltou a trabalhar com Spielberg em Guerra dos Mundos, estrelando ao lado de Tom Cruise. Também fez uma dublagem na animação da Disney Lilo & Stitch 2: Stitch Has a Glitch.

Em 2006, aos 12 anos, foi convidada para integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, tornando-se a mais jovem integrante da história da Academia. Em 2007, ficou em 4.º lugar na lista da Forbes de jovens mais bem pagos com menos de 21 anos, tendo ganhado cerca de 4 milhões de dólares em 2006.

Dakota Fanning, Alia Shawkat, and Kristen Stewart in The Runaways (2010)

Em 2009, já adolescente, interpretou a vampira milenar Jane Volturi em New Moon, a segunda parte de Twilight e dublou Coraline Jones em Coraline e o Mundo Secreto. Em 2010, gravou Eclipse, terceira parte da saga. Dakota interpretou a cantora Cherie Currie em The Runaways,[ ao lado de Kristen Stewart, sua colega de trabalho em New MoonEclipse e Breaking Dawn – Part 2. No mesmo ano foi considerada pela revista Forbes a segunda atriz mais rentável do cinema.

Em 2017, Fanning estrelou a adaptação cinematográfica de The Bell Jar como Esther Greenwood. O longa foi dirigido pela atriz Kirsten Dunst.

Dakota Fanning in The Alienist (2018)

Em 2018, aos 24 anos, estreou como diretora durante a 75.ª edição do Festival de Veneza, dentro do projeto Miu Miu Women Tales, que a cada ano escolhe atrizes para dirigirem um curta metragem que seja protagonizado por uma mulher. Seu curta Hello Apartament teve boa recepção do público e da crítica. No mesmo ano fez uma participação especial na comédia 8 Mulheres e um Segredo. Também estrelou a série The Alienist, do canal TNT, baseada no romance de mesmo nome. Teve uma participação no filme Era Uma Vez… Em Hollywood, de Quentin Tarantino.

Uma curiosidade sobre Dakota é que ela adora tricô e fez cachecol para vários astros como Tom Cruise, Robert De Niro, Denzel Washington, Oprah Winfrey, Steven Spielberg e Tim Robbins.

Sua irmã, Elle Fanning, também seguiu carreira cinematográfica de sucesso.

Dakota Fanning, Robert Pattinson, and Ashley Greene in The Twilight Saga: New Moon (2009)


 

Rodrigo Rema nasceu em Santos, é amante de cinema, assistidor de séries e filmes, estes há 25 anos, sendo frequentador assíduo das salas de exibição semanalmente, leitor de livros e internet, praticante de tênis de mesa. Admirador desde a saga Star Wars até os heróis e vilões presentes em Os Vingadores, passando pelos clássicos de terror, como O Cemitério Maldito, O Iluminado e It: A Coisa, adaptados das obras de Stephen King.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *