Para ler antes de Vingadores: Guerra Infinita | A Saga de Thanos

thanos12
Thanos é um dos principais vilões da Marvel Comics. E de vez em quando é também um relutante aliado dos super-heróis da editora! Criado em 1973 por Jim Starlin e Mike Friedrich, o Titã Louco (uma das alcunhas pela qual ele é conhecido) rapidamente se tornou um dos mais proeminentes personagens da Casa das Ideias. fãs do mundo inteiro que assistiram o primeiro filme dos Vingadores sabem que era uma questão de tempo até ele participar de forma ativa de algum filme do Marvel Studios. E finalmente, em 2018, veremos o vilão em todo o seu apogeu, glória e poder na tela grande, como o principal antagonista dos heróis da Marvel em Vingadores – Guerra Infinita!

Com o propósito de apresentar o Titã Louco para uma nova geração de fãs ou para aqueles que eventualmente só o conheceram devido Às suas parcas aparições nos filmes da Marvel Studios, nós listaremos aqui algumas das principais aparições do personagem em sua mídia de origem, as histórias em quadrinhos. É possível adquirir a maioria das aventuras aqui citadas em sites de e-commerce ou em lojas e bancas de jornal especializadas em quadrinhos. Dito isso… Leiam o artigo e saibam mais sobre o maior adversário que os Vingadores encontrarão nos Cinemas!

P.S.: A elaboração deste artigo só foi possível graças as pesquisas realizados no Guia dos Quadrinhos (http://www.guiadosquadrinhos.com) e no Grand Comics Database (https://www.comics.org), dois sites que são referências quando se trata de pesquisas relacionadas as Histórias em Quadrinhos. Nossos agradecimentos a eles!

LEIA TAMBÉM: Quadrinhos para ler antes de ver Pantera Negra

 

CUIDADO COM OS… IRRMÃOS SANGUE!

Iron Man #55 – Fevereiro de 1973

Iron Man #55 – Fevereiro de 1973

Edição Original: Iron Man #55 – Fevereiro de 1973: https://www.comics.org/issue/25939/

No Brasil:

A Saga de Thanos #01 – Editora Abril – Maio de 1992: https://bit.ly/2HdURj1

Coleção Histórica Marvel – Os Vingadores Vol. 02 – Panini Comics – Outubro de 2014: https://bit.ly/2JojpH1

A Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel #24 – A Vida e a Morte do Capitão Marvel – Parte Um – Editora Salvat – Maio de 2017 – https://bit.ly/2JpKnOs

Autores: Jim Starlin e Mike Friedrich (roteiro), Jim Starlin (arte).

Sinopse: Um homem chamado Drax envia um pedido de socorro para o Homem de Ferro, que se vê obrigado a enfrentar uma dupla de assassinos alienígenas e o seu chefe, o misterioso Thanos!

Curiosidades:

Esta aventura marca a primeira aparição de Thanos nos quadrinhos.

Jim Starlin se inspirou assumidamente nos trabalhos de Jack Kirby (um dos mais importantes quadrinistas americanos de todos os tempos) fez para a DC Comics ao conceber Thanos, tanto que ele tem aparência similar a uma das criações de Kirby, o vilanesco Darkseid.

Além da influência de Kirby a criação de Thanos deve muito as aulas de Psicologia que Starlin teve na faculdade, já que o personagem é fortemente calcado no conceito de “Eros e Tanatos”, criado por Sigmund Freud para tentar explicar as pulsões pela Vida ou Morte das pessoas.

Nesta história os leitores também foram apresentados pela primeira a Drax, o Destruidor (https://bit.ly/2JsxZNF). Hoje este personagem é um dos destaques da franquia cinematográfica Guardiões da Galáxia.

 

A SAGA DO CUBO CÓSMICO

Marvel Feature #12 – Novembro de 1973.

Marvel Feature #12 – Novembro de 1973.

Edições Originais:

Captain Marvel #25 a #33 – Entre Março de 1973 e Julho de 1974: https://www.comics.org/issue/25939/

Marvel Feature #12 – Novembro de 1973: https://www.comics.org/issue/26885/

Daredevil #106 – Dezembro de 1973: https://www.comics.org/issue/26973/

The Avengers #125 – Julho de 1974: https://www.comics.org/issue/27603/

No Brasil:

Heróis da TV #11 a #15 – Entre Maio e Setembro de 1980: https://bit.ly/2ErqcvD

A Saga de Thanos #01 a #02 – Editora Abril – Maio e Junho de 1992: https://bit.ly/2ErUZbA

Coleção Histórica Marvel – Os Vingadores Vols. 01 e 02 – Panini Comics – Outubro de 2014: https://bit.ly/2GFbSle  e https://bit.ly/2JojpH1

A Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel #24 e #25 – A Vida e a Morte do Capitão Marvel – Parte Um e Parte Dois – Editora Salvat – Maio de 2017: https://bit.ly/2JpKnOs e https://bit.ly/2IzrqHA

Autores: Jim Starlin, Mike Friedrich, Steve Englehart e Steve Gerber (roteiro); Jim Starlin, John Buscema, Dave Cockrum e Don Heck (arte).

Sinopse: Thanos sonha com a dominação universal e para atingir este objetivo ele tenta obter o Cubo Cósmico, um artefato capaz de alterar a realidade. Caberá aos Vingadores e ao guerreiro alienígena conhecido como Capitão Marvel impedir a execução dos planos do vilão.

Curiosidades:

O Cubo Cósmico aparece de forma recorrente nas histórias em quadrinhos dos heróis da Marvel desde os anos sessenta, e ele serviu de inspiração visual para o Tesseract, artefato apresentado no primeiro filme dos Vingadores

A Saga do Cubo Cósmico foi um dos primeiros conjuntos longos de histórias da Marvel Comics a transcorrer em mais de um titulo periódico, se espalhando pelas séries Captain Marvel, Avengers, Marvel Feature e Daredevil.

No Brasil a Saga do Cubo Cósmico foi publicada na integra apenas nas edições #1 e #2 da coletânea A Saga de Thanos, publicada pela Editora Abril em 1992. Nos anos seguintes ela foi republicada aqui apenas de forma parcial, em edições especiais lançadas pelas editoras Panini Comics e Salvat.

O principal protagonista desta saga é o Capitão Marvel (https://bit.ly/2GKfS45), um herói alienígena criado por Stan Lee e Gene Colan em 1968. Este personagem serviu de inspiração para a criação em 1977 da super-heroína Miss Marvel, que hoje atende pela alcunha de Capitã Marvel (https://bit.ly/2qf6TRk) e que em 2019 protagonizará um dos filmes do Marvel Studios.

Esta saga mostra em maiores detalhes a origem de Thanos, explicando que o vilão é patologicamente apaixonado por uma personificação da Morte que apenas ele enxerga, além de ser descendente direto de um ramo dos deuses greco-romanos que imigrou para Titã (uma das luas do planeta Saturno) milhares de eras atrás. Anos mais tarde o escritor Roger Stern revisou esta origem, demonstrando que na verdade Thanos descende dos Eternos (https://bit.ly/2GGMifB), uma antiga raça de super-seres oriunda da Terra que muitas vezes era confundida com deuses mitológicos e que foi criada por Jack Kirby em 1976.

 

A SAGA DE MAGUS

Strange Tales #178.

Strange Tales #178 – Fevereiro de 1975.

Edições Originais:

Strange Tales #178 a #181 – Entre Fevereiro e Agosto de 1975: https://www.comics.org/series/2128/covers/

Warlock #09 a #11 – Entre Outubro de 1975 e Fevereiro de 1976: https://www.comics.org/series/2064/covers/

No Brasil:

Heróis da TV #37 a #42 – Editora Abril – Entre Julho e Dezembro de 1982: https://bit.ly/2ErqcvD

A Saga de Thanos #04 a #05 – Editora Abril – Entre Novembro de 1992 e Janeiro de 1993: https://bit.ly/2ErUZbA

Coleção Histórica Marvel – Os Vingadores Vol. 02 – Panini Comics – Outubro de 2014: https://bit.ly/2JojpH1

A Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel #32 – Warlock – Parte Um – Editora Salvat – Setembro de 2017: https://bit.ly/2HittAv

Autores: Jim Starlin (roteiro e arte).

Sinopse: O herói cósmico Adam Warlock se depara com Magus, uma maligna versão futurista de si mesmo que pretende dominar todo o Universo conhecido. Para enfrenta-lo Warlock contará com a ajuda da assassina Gamora e de Thanos, que tem interesses pessoais envolvidos neste conflito.

Curiosidades:

Adam Warlock (https://bit.ly/2GKavpe) é um poderoso ser humano bioartificial criado por Stan Lee e Jack Kirby em 1967. Nos anos setenta o roteirista e editor Roy Thomas o reformulou, agregando aspectos messiânicos e cósmicos a sua caracterização.

Os dois filmes da franquia cinematográfica Guardiões da Galáxia apresentaram alguns easter eggs relacionados a Adam Warlock, sendo que o mais destacado deles aparece na quarta cena pós-créditos do segundo filme da série.

Adam Warlock usava na testa uma joia que lhe permitia literalmente roubar a alma dos seus adversários, matando-os neste processo. Tempos depois foi definido que este artefato era uma das Joias do Infinito, que terão importância fundamental na trama do filme “Vingadores – Guerra Infinita”.

Este conjunto de aventuras trouxe a primeira aparição de Gamora (https://bit.ly/2Hjksac), a filha adotiva de Thanos e uma das principais personagens dos filmes dos Guardiões da Galáxia.

Fãs e pesquisadores de quadrinhos nos EUA consideram a Saga de Magus – com suas discussões filosóficas acerca do Poder e da inevitabilidade do Destino – um dos pontos altos da Marvel Comics nos anos setenta.

 

A AMEAÇA FINAL

The Avengers Annual #07 – Agosto de 1977.

The Avengers Annual #07 – Agosto de 1977.

Edições Originais:

The Avengers Annual #07 – Agosto de 1977: https://www.comics.org/issue/30595/

Marvel Two-in-One Annual #02 – Dezembro de 1977: https://www.comics.org/issue/30580/

No Brasil:

Grandes Heróis Marvel #01 – Editora Abril –Setembro de 1983: https://bit.ly/2HiDZI2

A Saga de Thanos  #05 – Editora Abril –Janeiro de 1993: https://bit.ly/2ErUZbA

Coleção Histórica Marvel – Os Vingadores Vol. 02 – Panini Comics – Outubro de 2014: https://bit.ly/2JojpH1

A Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel #33 – Warlock – Parte Dois – Editora Salvat – Novembro de 2017: https://bit.ly/2JrFPHb

Autores: Jim Starlin (roteiro e arte).

Sinopse: Thanos reúne as Joias Espirituais – antigos artefatos místicos que retém incalculáveis energias arcanas – e pretende usá-las para obliterar os sistemas solares da Via-Láctea em homenagem a sua amada Morte. Somente as forças combinadas dos Vingadores, Capitão Marvel, Adam Warlock, Coisa (membro do Quarteto Fantástico) e Homem-Aranha poderão fazer frente aos terríveis planos do vilão.

Curiosidades:

Desdobramento direto da Saga de Magus, originalmente esta história deveria ter sido publicada na série periódica de Adam Warlock, porém o seu cancelamento fez com que Starlin e os editores da Marvel Comics a alocassem nas edições anuais do gibis The Avengers e Marvel Two-in-One (que trazia encontros do Coisa com outros heróis da Marvel), lançadas em 1977 .

Em A Ameaça Final pela primeira foi explicado que a joia espiritual usada por Adam Warlock fazia parte de um conjunto de artefatos semelhantes e igualmente poderosos. Com o passar dos anos essas gemas foram rebatizadas de Joias do Infinito, e serão o principal mote do vindouro filme Vingadores – Guerra Infinita.

Naturalmente esta aventura termina com a vitória dos heróis, todavia houve baixas: Gamora e Adam Warlock foram assassinados por Thanos, porém posteriormente o herói cósmico voltou de forma temporária do Além e concedeu o mesmo destino para o vilão. Entretanto, a Morte é algo relativo em histórias de super-heróis…

 

A MORTE DO CAPITÃO MARVEL

Marvel Graphic Novel #01 - The Death of Captain Marvel – Abril de 1982.

Marvel Graphic Novel #01 – The Death of Captain Marvel – Abril de 1982.

Edição Original: Marvel Graphic Novel #01 – The Death of Captain Marvel – Abril de 1982: https://www.comics.org/issue/35941/

No Brasil:

Graphic Novel #03 – A Morte do Capitão Marvel – Editora Abril – em 1988: https://bit.ly/2uTnFuV

A Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel #25 – A Vida e a Morte do Capitão Marvel – Parte Dois – Editora Salvat – Maio de 2017: https://bit.ly/2IzrqHA

A Morte do Capitão Marvel – Panini Comics – Outubro de 2017: https://bit.ly/2qfpD3R

Autores: Jim Starlin (roteiro e arte).

Sinopse: O Capitão Marvel está prestes a falecer em decorrência de um câncer inoperável. E um velho inimigo virá do Além para ajuda-lo em sua passagem.

Curiosidades:

Jim Starlin se inspirou no falecimento do seu pai quando concebeu A Morte do Capitão Marvel, e esta história é marcante por ter sido uma das primeiras lançada pela Marvel Comics em formato e papel melhores que aqueles reservados para os seus gibis convencionais.  Além disso, ela lida com uma situação inédita até então, que era o falecimento de um herói estabelecido por causa de uma doença incurável.

A participação de Thanos nesta história é especialmente interessante, já que cabe a ele (que havia morrido em “A Ameaça Final”) escoltar o espírito do Capitão Marvel para o Além-Túmulo.

 

THANOS – EM BUSCA DO PODER

The Thanos Quest #01 - Setembro de 1990.

The Thanos Quest #01 – Setembro de 1990.

Edição Original: The Thanos Quest #01 e #02 – Entre Setembro e Outubro de 1990: https://www.comics.org/series/4053/covers/

No Brasil:

Thanos – Em Busca do Poder  #01 e #02 – Editora Abril – Entre Agosto e Setembro de 1993: https://bit.ly/2GNd0mZ

Desafio Infinito – Panini Comics – Abril de 2019: https://bit.ly/2qBF3yT

Autores: Jim Starlin (roteiro), Ron Lim (arte).

Sinopse: Thanos ressuscitou! E, para atender aos anseios da sua amada Morte ele iniciará uma busca pelas Joias Espirituais. O Titã Louco as utilizou no passado, mas agora ele sabe que na verdade essas gemas são muito mais poderosas do que ele imaginava.

CuriosidaDes:

A ressureição de Thanos ocorreu em uma aventura publicada no gibi The Silver Surfer #34 (https://bit.ly/2GLcDgP ), que no Brasil foi lançada em maio de 1993 na revista  Superaventuras Marvel #131(https://bit.ly/2EyWDrY ), da Editora Abril.

Na busca pelas joias espirituais Thanos enfrentou e derrotou o Colecionador (https://bit.ly/2v0de8P ) e o Grão-Mestre(https://bit.ly/2qk5NUY ), personagens que apareceram respectivamente nos filmes Guardiões da Galáxia e Thor – Ragnarok.

No termino desta aventura Thanos recuperou as seis joias espirituais – agora rebatizadas por ele de Joias do Infinito – e acoplando-as a uma manopla especial fez uso dos seus poderes, se transformando na criatura mais poderosa de todo o Cosmo.  E assim foi dada a “deixa” para a próxima grande saga da Marvel Comics.

 

DESAFIO INFINITO

The Infinity Gauntlet #01.

The Infinity Gauntlet #01 – Julho de 1991.

Edição Original: The Infinity Gauntlet #01 a #06 – Entre Julho e Dezembro de 1991: https://www.comics.org/series/4245/covers/

No Brasil:

Desafio Infinito #01 a #03 – Editora Abril – Entre Março e Maio de 1995: https://bit.ly/2GKpiAs

Desafio Infinito – Panini Comics – Abril de 2019: https://bit.ly/2qBF3yT

Autores: Jim Starlin (roteiro), George Pérez e Ron Lim (arte).

Sinopse: Graças as Joias do Infinito Thanos se tornou a entidade mais poderosa do Universo, e seu objetivo é simples: em honra da sua amada Morte ele pretende eliminar cinquenta por cento da vida senciente de todo o Cosmo! Somente com a liderança do ressuscitado Adam Warlock os heróis da Marvel poderão fazer frente ao agora todo-poderoso vilão.

Curiosidades:

Nebulosa (https://bit.ly/2GIKFlA ) é uma das principais personagens da série cinematográfica Guardiões da Galáxia, e tem um papel fundamental em Desafio Infinito, porém com um importante diferença em relação a sua versão do cinema: aqui ela é neta consanguínea, e não uma filha adotiva de Thanos.

Apesar da produção conturbada – o renomado desenhista George Perez abandonou esta série fechada no meio da sua publicação – Desafio Infinito foi um sucesso de vendas, o que motivou a Marvel a lançar duas continuações para ela respectivamente nos anos de 1992 e 1993: The Infinity War (https://bit.ly/2H9wDZS ) e The Infinity Crusade (https://bit.ly/2ExC8MB ). No Brasil elas foram lançadas pela Editora Abril com os títulos de Guerra Infinita (https://bit.ly/2qjV7oQ ) e Cruzada Infinita (https://bit.ly/2H9cbYM ). Hoje, esse conjunto de histórias é chamado pelos fãs de A Trilogia do Infinito.

O Marvel Studios tomou emprestado o nome Guerra Infinita para batizar o próximo filme dos Vingadores.

 

O IMPERATIVO THANOS

The Thanos Imperative #01 - Agosto de 2010.

The Thanos Imperative #01 – Agosto de 2010.

Edição Original: The Thanos Imperative #01 a #06 – Entre Agosto de 2010 e Janeiro de 2011: https://www.comics.org/series/49426/covers/

No Brasil:

A Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel  #64 – O Imperativo Thanos – Editora Salvat – Abril de 2016: https://bit.ly/2H70q5d

Autores: Dan Abnett e Andy Lanning (roteiro), Miguel Angel Sepulveda (arte).

Sinopse: O nosso universo está prestes a ser invadido pelo Cancerverso, uma realidade alternativa onde a Morte foi extinta. Conseguirá Thanos – aliado aos Guardiões da Galáxia e aos principais impérios estelares – impedir esta invasão?

Curiosidade: Esta saga deveria ser originalmente publicada na série mensal dos Guardiões da Galáxia, que devido as baixas vendas foi cancelada após a vigésima-quinta edição. Curiosamente, algum tempo depois o Marvel Studios levou a equipe cósmica para o cinema, e hoje a revista que traz as suas aventuras é um dos principais títulos da Marvel.

 

A ASCENSÃO DE THANOS

Thanos Rising #01 - Junho de 2013.

Thanos Rising #01 – Junho de 2013.

Edição Original: Thanos Rising #01 a #05 – Entre Junho e Outubro de 2013: https://www.comics.org/series/73396/covers/

No Brasil: A Ascenção de Thanos – Panini Comics – Novembro de 2014: https://bit.ly/2GQavjD

Autores: Jason Aaron (roteiro), Simone Bianchi e Riccardo Pieruccini (arte).

Sinopse: Aqui a origem de Thanos é recontada e somos apresentados a novos detalhes sobre o seu nascimento, infância e juventude.  E também descobrimos como seu amor pela Morte começou.

Curiosidade: Há muito tempo a Marvel pretendia lançar uma série fechada que contasse a origem de Thanos para uma nova geração de fãs, e em 2012 ela foi anunciada, com o roteiro a cargo de Joe Keatinge e a arte de Richard Elson.  Todavia, ela foi lançada apenas em 2013, e a sua produção coube ao multipremiado escritor Jason Aaron e aos artistas italianos Simone Bianchi e Riccardo Pieruccini.

 

INFINITO

Infinity #01 - Outubro de 2013.

Infinity #01 – Outubro de 2013.

Edição Original: Infinity #01 a #06 – Entre Outubro de 2013 e Janeiro de 2014: https://www.comics.org/series/75977/covers/

No Brasil:

Infinito #01 a #06 – Panini Comics – Entre Julho e Dezembro de 2014: https://bit.ly/2EBCVvY

Infinito – Edição Encadernada – Panini Comics – Fevereiro de 2017: https://bit.ly/2JBbZjJ

Autores: Jonathan Hickman (roteiro), Jim Cheung, Jerome Opeña e Dustin Weaver (arte).

Sinopse: A maioria parte dos Vingadores está distante da Terra, em uma missão no espaço longínquo. Essa é a ocasião perfeita para Thanos invadir o nosso planeta e recuperar as Joias do Infinito, que foram escondidas aqui por alguns dos nossos mais proeminentes heróis. Mas será que as Joias do Infinito são a única razão para Thanos nos atacar ou o vilão tem outras motivações ocultas?

Curiosidades:

Esta saga traz a primeira aparição da Ordem Negra, um grupo de super-seres alienígenas liderados por Thanos. Conforme revelados nos trailers e artes conceituais divulgados até o momento a Ordem Negra terá participação fundamental no filme “Vingadores – Guerra Infinita”.

Os membros da Ordem Negra são: Corvus Glaive, o estrategista da equipe; Próxima Meia-Noite, a esposa de Corvus Glaive e uma perigosa guerreira armada com uma lança especial; Estrela Negra, um brutamonte cuja força física rivaliza com a do Hulk; Fauce de Ébano, dotado da habilidade de invadir mentes; e Supergigante, uma telepata com poderes semelhantes aos de Fauce de Ébano.

Ainda há dúvidas se a Supergigante participará de “Vingadores – Guerra Infinita”, já que nenhuma imagem dela relacionada ao filme foi divulgada até o momento.

 

THANOS – REVELAÇÃO INFINITA

Thanos - The Infinity Revelation – Agosto de 2014.

Thanos – The Infinity Revelation – Agosto de 2014.

Edição Original: Thanos  – The Infinity Revelation – Agosto de 2014: https://www.comics.org/issue/1246106/

No Brasil: Thanos – Revelação Infinita – Panini Comics – Fevereiro de 2017: https://bit.ly/2EDKe6n

Autores: Jim Starlin (roteiro e arte).

Sinopse: Thanos se depara com uma trilha de pistas que poderá leva-lo a descobrir a verdade por trás de alguns dos mais ocultos segredos do Universo. Acompanhado por um relutante Adam Warlock o vilão seguirá esta trilha, mas certamente ele encontrará resistência em sua jornada.

Curiosidades:

Jim Starlin tinha trabalhado com Thanos pela última vez em 2004, em uma série mensal (https://bit.ly/2v2khxy ) de curta duração que o personagem teve naquele ano. Revelação Infinita marca a volta do escritor e desenhista a sua mais famosa criação.

Revelação Infinita foi lançada tanto nos EUA quanto no Brasil no formato “graphic novel”, com tamanho e quantidade de páginas superiores as revistas de super-heróis convencionais.

Revelação Infinita teve duas continuações: Relatividade Infinita (https://bit.ly/2JDdkXb) e Final Infinito (https://bit.ly/2GQ7Oyv ), que foram recentemente publicadas no Brasil pela Panini Comics.


 

As opiniões embutidas nos textos são dos seus respectivos autores, e não refletem necessariamente a opinião do site ou de seu editor.
Claudio Roberto Basilio
Claudio Roberto Basilio

Analista de sistemas nas horas vagas e colecionador de quadrinhos em tempo integral, ainda encontra um tempo para participar da organização da Santos Comic Expo, principal de quadrinhos do Litoral Paulista.