Quadrinhos para ler antes de ver Pantera Negra

Oito histórias/sagas que apresentam devidamente o personagem antes do filme.
Oito histórias/sagas que apresentam devidamente o personagem antes do filme.

.
Pantera Negra é o primeiro filme do Marvel Studios em 2018. É o primeiro blockbuster cujo elenco é composto, em sua maioria, por atores e atrizes negros. Momento histórico para a representatividade nas telonas.

Basta lembrar que os blockbusters, os arrasa-quarteirões, começaram em meados dos anos 70, com Tubarão e Star Wars – este último completou 40 anos em 2017. Foram necessárias quatro décadas para que um filme de grande orçamento, com tal apelo e lançamento, baseado em super-heróis das histórias em quadrinhos, aposte em protagonistas que representam a comunidade negra. Justamente pelo abismo racial presente na sociedade norte-americana, Pantera Negra nunca foi tão popular quanto colegas da Casa das Ideias. O filme tem tudo para, ao menos, empatar o jogo. Por isso, quem prestigiar o longa-metragem sem conhecer a fundo o personagem pode seguir o guia abaixo: são oito HQs/sagas protagonizadas pelo Rei de Wakanda.

Foram citadas apenas aventuras-solo do personagem. A única exceção foi a sua estreia, que ocorreu no gibi do Quarteto Fantástico.

Levei em consideração a relevância histórica, seja para o personagem, seja para o Universo Marvel, algum tipo de relacionamento – ainda que indireto – da história/arco/saga com o filme.

Quase todas as informações da lista estão apoiadas em links presentes no documento. Duas das histórias citadas no documento são inéditas no Brasil, porém são citadas devido à importância para o herói.

Todas indicações estão acompanhadas de ficha técnica, títulos e datas das publicações originais e no Brasil, autores e curiosidades.

PANTERA NEGRA!  (THE SENSATIONAL BLACK PANTHER!)

Fantastic Four #52.
Fantastic Four #52 (1966).

.
Edição Original

Fantastic Four #52 – julho de 1966: https://www.comics.org/issue/20188/

No Brasil: 

Coleção Oficial de Graphic Novels Clássicos #5 – Quarteto Fantástico – O Dia do Juízo Final – Editora Salvat – Março de 2016: https://goo.gl/tiBsce

Pantera Negra – Uma Nação Sob Nossos Pés – Livro Um – Panini Comics  – Agosto de 2017: https://goo.gl/kQpTwA

Autores: Stan Lee (roteiro) e Jack Kirby (roteiro e arte).

Sinopse: Em um desafio auto-imposto T’Challa – o soberano de Wakanda, uma nação localizada na África altamente desenvolvida do ponto de vista tecnológico – convoca o Quarteto Fantástico para o seu país, com o objetivo de provar-se contra os maiores aventureiros da Marvel.

Curiosidades:

Esta é a primeira aparição do Pantera Negra. Nas aparições posteriores do herói foi estabelecido que a fonte da riqueza e desenvolvimento de Wakanda residia no fato deste país ser o único lugar do mundo onde poderia ser encontrado o vibranium, um metal raro capaz de absorver sons e impactos.

Fantastic Four #52 também traz a primeira aparição de Wyatt Wingfoot, um aliado do Quarteto Fantástico e um dos primeiros personagens nativo-americanos (indígenas) não-estereotipados do Quadrinho Americano.

A segunda aparição do personagem (em Fantastic Four #53) marca a estreia de Ulysses Klaw, um maligno aventureiro que posteriormente se transformaria no super-vilão Garra Sônica. Nos quadrinhos T’Challa se tornou o soberano de Wakanda porque Klaw assassinou o seu pai, o Rei T’Chaka. No Cinema ele estreou em Vingadores – A Era de Ultron e foi interpretado por Andy Serkis.

Após a sua estreia o personagem teve algumas participações especiais em Fantastic Four, até se tornar membro dos Vingadores no gibi The Avengers #52, em uma história aparentemente inédita no Brasil. Algumas das primeiras aventuras do personagem como integrante da equipe mais poderosa da Marvel podem ser apreciadas no gibi Coleção Histórica Marvel #04 – Os Vingadores (https://goo.gl/PQ8jUY).

Pantera Negra foi o primeiro super-herói negro de todos os tempos, se levarmos em conta todos os clichês inerentes ao gênero. Todavia, ele não foi o primeiro herói do Quadrinho Americano: Lothar (ajudante do Mandrake), Natongo dos Irmãos de Lança (https://goo.gl/QS2JqY), Waku (https://goo.gl/jm5X5p) ,  Gabe Jones (que apareceu no primeiro filme do Capitão América – https://goo.gl/YieHS8) e El Lobo (https://goo.gl/Qzz9GY) surgiram antes de T’Challa.

Stan Lee jura que o nome Pantera Negra não tem nenhuma relação com o grupo homônimo de esquerda que militou em prol da causa negra nos EUA nas décadas de sessenta e setenta, e de fato o herói estreou alguns meses antes das primeiras atividades públicas do deste grupo. Porém, para evitar “problemas” muitas vezes o personagem foi chamado de “Pantera”, “Leopardo” e “Leopardo Negro”. Apenas no início dos anos setenta a alcunha “Pantera Negra” foi definitivamente estabelecida.

 

A FÚRIA DO PANTERA (PANTHER’S RAGE)

Jungle Action #06.
Jungle Action #06 (1973).

.
Edição Original: 

Jungle Action #06 a #18 – entre setembro de 1973 e novembro de 1975:  https://goo.gl/Wkjkxr

Epic Collection – Panther’s Rage:  https://goo.gl/mX2SwF

No Brasil:

Coleção Oficial de Graphic Novels – Pantera Negra – A Fúria do Pantera – Editora Salvat – julho de 2017: https://goo.gl/5fn64U

Superaventuras Marvel #02 a #24 – Editora Abril – de agosto de 1982 e julho de 1984: https://goo.gl/g3S9ox

Autores: Don McGregor (roteiro), Billy Graham, Rich Buckler e Gil Kane (arte).

Sinopse: Após um longo período nos Vingadores T’Challa retorna para Wakanda, e encontra o seu país em estado de guerra civil, graças as maquinações de um terrorista chamado de Erik, o Terror Negro (Erik Killmonger). Caberá a T’Challa unificar seu povo, derrotar o vilão e simultaneamente lidar com o preconceito que seus conterrâneos tem em relação a sua namorada, a cantora de jazz Monica Lynne.

Curiosidades:

O Pantera Negra teve algumas aventuras-solo nos gibis Daredevil e Astonishing Tales no começo dos anos setenta, mas foi em “Jungle Action” que de fato ele se tornou pela primeira vez o personagem principal de uma revista em quadrinhos.

Esta história traz a primeira aparição de Erik Killmonger, que no vindouro filme do Pantera Negra será interpretado por Michael B. Jordan (Creed, Quarteto Fantástico).

Esta história traz a primeira aparição de W’Kabi, guerreiro wakandano que no filme será vivido por Daniel Kaluuya (Corra!).

A Fúria do Pantera é um marco do Quadrinho Americano, já que ela foi uma das primeiras histórias de longa duração (com mais de três partes) publicada nos EUA. Tal fato faz com que vários estudiosos a considerem a primeira graphic novel da Marvel e uma das primeiras lançadas no mercado estadunidense.

A Fúria do Pantera foi umas das histórias mais destacadas na primeira fase de Superaventuras Marvel, um dos principais títulos da Marvel publicados pela Editora Abril nos anos oitenta.

 

O PANTERA NEGRA DE JACK KIRBY

Black Panther #0.
Black Panther #01 (1977).

.
Edição Original:

Black Panther #01 a #12 – entre janeiro de 1977 e novembro de 1978: https://goo.gl/grzsWw

Black Panther by Jack Kirby Vol. 1: https://goo.gl/Us9icQ

Black Panther by Jack Kirby Vol. 2: https://goo.gl/W96i1r

No Brasil:

Inédito.

Autores: Jack Kirby (roteiro e arte).

Sinopse: O Pantera Negra se envolve na busca dos Sapos do Rei Salomão (http://www.marvunapp.com/Appendix/solofrog.htm ), um conjunto de artefatos místicos que permite ao portador viajar pelo Tempo e Espaço.

Curiosidades:

Em 1977 o Pantera Negra finalmente ganhou uma revista com o seu nome, e Jack Kirby foi encarregado de produzir as histórias para este gibi.

As aventuras escritas e desenhadas por Kirby para este título tinham uma “pegada” aventureira similar a dos filmes de Indiana Jones, como pode ser constatado pela busca pelo “mcguffin” batizado com o esquisitíssimo nome de Sapos do Rei Salomão.

Apesar da fantástica energia que Kirby impôs ao título a sua participação nele se encerrou na décima-segunda edição, e o gibi foi cancelado após a décima-quinta edição.

Estas aventuras foram um dos últimos trabalhos que Kirby fez para a Marvel.

 

PANTERA NEGRA (BLACK PANTHER)

Black Panther #01.
Black Panther #01 (1988).

Edição Original:

Black Panther #01 a #04 – entre julho e outubro de 1988: https://goo.gl/nfZJkL

No Brasil:

Pantera Negra #01 e #02 – entre dezembro de 1990 e janeiro de 1991 – Editora Globo:   https://goo.gl/QozQ2h

Autores: Peter Gillis (roteiro), Denys Cowan (arte).

Sinopse: Wakanda está enfrentando uma séria crise militar junto a alguns dos seus vizinhos, e para piorar a situação o Deus-Pantera vem para a Terra, com o objetivo de provar se T’Challa é digno de envergar o titulo de Pantera Negra.

Curiosidades:

Publicamente originalmente como uma série fechada em quatro partes, este foi o primeiro gibi brasileiro dedicado exclusivamente ao personagem.

Denys Cowan (co-criador do Super-Choque) é um dos mais renomados desenhistas negros da Indústria Americana de Quadrinhos, e no ano passado ele visitou nosso país para participar da CCXP 2017 (https://goo.gl/mz8JyA) .

 

BLACK PANTHER – THE CLIENT

Black Panther #01.
Black Panther #01 (1998).

.
Edição Original:

Black Panther #01 a #05 – entre novembro de 1998 e março de 1999: https://goo.gl/nfZJkL

Black Panther By Christopher Priest – The Complete Collection Volume 1: https://goo.gl/F88NJG

No Brasil:

Inédito.

Autores: Christopher Priest (roteiro) e Mark Teixeira (arte).

Sinopse: Uma criança que estava sob a guarda de uma ONG americana financiada com dinheiro de Wakanda é assassinada, e T’Challa decide investigar o caso pessoalmente. Na sua ausência uma conspiração se forma visando derrubá-lo do trono. Paralelamente a esses eventos a origem do Pantera Negra é apresentada para uma nova geração de leitores.

Curiosidades: 

Este arco de histórias marca o início do trabalho de Christopher Priest junto ao Pantera Negra. Priest é o mais longevo roteirista do personagem, tendo escrito de forma ininterrupta sessenta e três edições estreladas pelo Senhor de Wakanda (https://goo.gl/Aopcez).

Nas horas vagas Priest atua como pastor (!!!), e coube a ele o refinamento da cosmogonia relacionada ao Pantera Negra, definindo Bast (uma antiga deusa-gato egípcia)  como a maior divindade de Wakanda.

The Client marca a estreia de Everett Ross (https://goo.gl/daQxeC), um agente do governo americano que no Cinema deu o ar da sua graça pela primeira vez em “Capitão América – Guerra Civil”, interpretado por Martin Freeman.

The Client traz a primeira aparição das Dora Milaje (https://goo.gl/5Bo47T), as guarda-costas pessoais do Senhor de Wakanda. Nessa história o grupo é representado por Okoye e Nakia, que serão interpretadas no filme do Pantera Negra respectivamente por Danai Gurira (The Walking Dead) e Lupita Nyong’o (Doze Anos de Escravidão).

Zuri (um dos conselheiros reais de Wakanda) também estreou em The Client. No Cinema ele será vivido por Forest Whitaker.

 

QUEM É O PANTERA NEGRA? (WHO IS THE BLACK PANTHER?)

Black Panther #01.
Black Panther #01 (2005).

Edição Original:

Black Panther #01 a #06 – entre abril e setembro de 2005:  https://goo.gl/LGUdhm

Black Panther – Who is the Black Panther: https://goo.gl/HTZjkh

No Brasil:

Coleção Oficial de Graphic Novels #38 – Pantera Negra – Quem é o Pantera Negra? – Editora Salvat – dezembro de 2014: https://goo.gl/Pj1BRJ

Demolidor #29 a #33 – Panini Comics – entre junho e outubro de 2006: https://goo.gl/QMGs5e

Autores: Reginald Hudlin (roteiro), John Romita Jr. e Klaus Janson (arte).

Sinopse: Um grupo de saqueadores estrangeiros se prepara para invadir Wakanda, e cabe ao Pantera Negra impedi-los.

Curiosidades:

Reginald Hudlin (https://goo.gl/VVttpu) é um renomado roteirista, diretor e produtor televisivo e cinematográfico, e foi um dos produtores de Django Livre. Ele também foi presidente da BET (Black Entertainment Television), um canal a cabo voltado para o público afro-americano.

Quem é o Pantera Negra? foi adaptada para o formato de animação, e foi exibida em seis episódios no BET. Coube a Dijimon Hounsou (Amistad, Diamante de Sangue) dublar o Senhor de Wakanda. Aparentemente esta série nunca foi lançada em nenhuma plataforma no Brasil.

Em Quem é o Pantera Negra? surgiu pela primeira vez Shuri (https://goo.gl/iW84dT) , a irmã de T’Challa. No Cinema ela será interpretada pela atriz guianesa Letitia Wright (Black Mirror).

Por um breve período Shuri envergou o manto do Pantera Negra, em substituição a T’Challa. Muitas dessas histórias foram lançadas aqui no Brasil nas revistas mensais da Marvel  publicadas pela Panini (https://goo.gl/KyoTkp).

Antes que nos esqueçamos: na versão animada de Quem é o Pantera Negra?, Shuri foi dublada por Kerry Washington (Django Livre, Scandal).

 

A NOIVA DO PANTERA (BLACK PANTHER: THE BRIDE)

Black Panther #14 (2006).
Black Panther #14 (2006).

.
Edição Original:

Black Panther #14 a #18 – entre maio e setembro de 2006:  https://goo.gl/LGUdhm

Black Panther – The Bride: https://goo.gl/8JsH4e

No Brasil:

Marvel Action #05 a #08 – Panini Comics – entre maio e agosto de dezembro de 2007: https://goo.gl/A369YN

Autores: Reginald Hudlin (roteiro), Scott Eaton e Kaare Andrews (arte).

Sinopse: Após vários encontros e desencontros T’Challa e Ororo (a mutante Tempestade, dos X-Men) ficam noivos… e por fim se casam!

Curiosidades:

A Marvel realizou algumas ações de marketing com o objetivo de promover o casamento entre seus dois personagens negros mais proeminentes. Uma delas foi “encomendar” o vestido da noiva para Shawn Dudley, um renomado figurinista vencedor do prêmio Emmy (https://goo.gl/7U95Y2 ).

O gibi Marvel Team-Up #100 trouxe uma aventura onde foi revelado que T’Challa e Ororo se conheceram na juventude (https://goo.gl/mjQR7V). Esta história foi publicada no Brasil em 1985 no gibi Superaventuras Marvel #32 (https://goo.gl/AW337v). Posteriormente a minissérie em seis partes Storm (publicada originalmente em 2006 – https://goo.gl/uC224M) expandiu e detalhou este encontro, e por aqui ela foi publicada em 2007 na revista Marvel Especial #02 (https://goo.gl/z4KC6A) .

Na esteira do evento Vingadores vs. X-Men (https://goo.gl/v9FeQE) o casamento de T’Challa e Ororo foi anulado. Muitos fãs e jornalistas americanos acreditam que tal anulação aconteceu por causas das rusgas da Disney (proprietária da Marvel) com a Fox, que retinha os direitos cinematográficos sobre a Tempestade.

 

UMA NAÇÃO SOB NOSSOS PÉS (A NATION UNDER OUR FEET)

Black Panther #01 (2016).
Black Panther #01 (2016).

.
Edição Original:

Black Panther #01 a #12 – entre junho de 2016 e maio de 2017: https://goo.gl/m6pV6h

Black Panther – A Nation Under Our Feet:  https://goo.gl/pm8edW

No Brasil:

Pantera Negra – Uma Nação Sob Nossos Pés – Livros Um, Dois e Três – Panini Comics  – Entre agosto e dezembro de  2017: https://goo.gl/aHCJMZ

Autores: Ta-nehisi Coates (roteiro), Brian Steelfreeze e Chris Sprouse (arte).

Sinopse: Wakanda está fragilizada após ataques empreendidos por Namor, Doutor Destino e Thanos. Este é cenário perfeito para o surgimento de um levante contra o trono wakandano. Será que T’Challa conseguirá lidar com a possibilidade de uma guerra civil em sua nação? E o mais importante: será que os revoltosos estão de fato errados?

Curiosidades:

O jornalista e ativista afro-americano Ta-nehisi Coates e é o autor do best-seller multipremiado “Entre o Mundo e Eu” (https://goo.gl/Wc5gqQ). Uma Nação Sob Os Nossos Pés marca o primeiro envolvimento de Coates na produção de uma história em quadrinhos.

O título Uma Nação Sob Os Nossos Pés foi uma homenagem de Coates a um livro homônimo (https://goo.gl/JtyycN) escrito por Steven Hahn e aparentemente inédito no Brasil.

Em Uma Nação Sob Os Nossos Pés Coates redefiniu e detalhou a geografia de Wakanda, estabelecendo novas cidades, fronteiras e acidentes geográficos para a nação mais desenvolvida tecnologicamente do Universo Marvel (http://marvel.wikia.com/wiki/Wakanda).

Black Panther #01 – que marcou o início de Uma Nação Sob Os Nossos Pés – foi o oitavo gibi mais vendido no Mercado Direto (que engloba vendas em comic shops nos EUA, Canadá e Grã-Bretanha)  em 2016, atingindo o número de 286.755 unidades vendidas (https://goo.gl/yJWH3t).

Chadwick Boseman faz o herói na adaptação cinematográfica.
Chadwick Boseman faz o herói na adaptação cinematográfica.

.


 

Analista de sistemas nas horas vagas e colecionador de quadrinhos em tempo integral, ainda encontra um tempo para participar da organização da Santos Comic Expo, principal de quadrinhos do Litoral Paulista.

One thought on “Quadrinhos para ler antes de ver Pantera Negra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *