Em “Histórias: Batman e Superman no Cinema”, o crítico de cinema e jornalista André Azenha relata a trajetória desses dois mitos da cultura pop desde suas primeiras aparições nas matinês dos cinemas dos anos 1940, revelando histórias e curiosidades com um texto divertido e leve, mesclando crítica de cinema e pesquisa jornalística. Vale ressaltar, no entanto, que na obra não são abordadas séries nem os longas de animação produzidos para o mercado de home vídeo, mas tudo o que já foi lançado nas salas de projeção, de modo a ressaltar aspectos artísticos que eventualmente são esquecidos pela mídia e pelo público ao longo das décadas. O autor participará de uma tarde de autógrafos do livro em 7 de maio, um domingo, entre 15h e 18h, na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista.
Essa obra é ideal para os fãs mais ferrenhos e até para aqueles não tão próximos dos personagens mas querem saber um pouco mais sobre eles, já que a missão do autor foi dar um interessante apanhado da vida desses agora, “senhores,” personagens da DC. Entre as curiosidades, estão, por exemplo, o relato de que foi um filme mudo de 1926 (‘ The Bat’ , de Roland West) que inspirou Bob Kane e Bill Finger no desenvolvimento do “bat-verso” anos depois, registros de inspirações e fatos pessoais da vida dos autores e até dos próprios personagens, o que acaba aproximando ainda mais o grande público destas figuras emblemáticas da cultura pop.
HISTÓRIAS: BATMAN E SUPERMAN NO CINEMA – André Azenha – Editora InstitutoHQ
Formato: 18x12cm – 114 páginas
Preço sugerido: R$ 30,00
ISBN 9788555221125
Desenho da capa: Waldemar Lopes.
Foto da contracapa: Paula Azenha.
Tarde de autógrafos:
Domingo, 7 de maio, das 15h às 18h
Livraria Martins Fontes
Avenida Paulista, 509, Cerqueira César.

SOBRE O AUTOR – André Azenha é jornalista, crítico de cinema e produtor cultural. É editor do CineZen Cultural (www.cinezencultural.com.br). Organiza os festivais o Santos Film Fest, Nerd Cine Fest Santos e CulturalMente Santista – Fórum Cultural de Santos. Também tem uma coluna no jornal diário Expresso Popular, a CinExpresso, publicada aos sábados. Já foi convidado para comentar cinema na TV Tribuna (afiliada Globo na Baixada Santista), colaborou com textos sobre cinema e música para revistas, jornais e sites de Santos, São Paulo, Limeira, Maceió e Rio de Janeiro. Foi colunista do G1 Santos e da rádio CBN Santos. Também ministra cursos e oficinas de cinema e jornalismo cultural, entre eles “Introdução à História, Teoria e Crítica de Cinema”e “Jornalismo, Assessoria de Imprensa e Crítica Cultural” (Open House Idiomas), “Quadrinhos no Cinema” e “História do Batman no Cinema” (ambos no Sesc Santos). É membro da Abraccine – Associação Brasileira dos Críticos de Cinema. Realizou, em sua cidade-natal, o projeto Cine Comunidade, com sessões seguidas de bate-papos em áreas vulneráveis (foram 102 ao todo, em 27 espaços, entre ONGs, escolas, associações de bairro, creches e asilos). www.facebook.com/andreazenha01.
SOBRE O INSTITUTO HQ – Escola de arte, Estúdio e Editora , o Instituto HQ, como Estúdio, agencia quadrinistas já consolidados no mercado, mediando trabalhos para as principais editoras no Brasil e no exterior, entre elas Marvel, DC Comics e Titan; como Escola, oferece cursos em diversas áreas àqueles que estão dando os primeiros passos nas artes e encaminha artistas que querem se aprimorar. Além disso, como editora, publica livros e quadrinhos de seus alunos, professores e agenciados – entre os já lançados até aqui estão “Pátria Armada”, “Solstice Ville”, “Nikkei”, “Aurora”, “O Caminho”, “Front”, “Syam”, “Tianinha”, “Elizabeth Dumn” e o próprio “Batman e Superman no Cinema”. www.institutohq.com.br/