Dez filmes que mais quero ver em 2017

Muitos filmes interessantes, sejam blockbusters ou não, chegam ao Brasil nos próximos doze meses. Foi difícil, mas selecionei dez daqueles que mais quero conferir.

2017 deve repetir o êxito da Disney no ano passado, quando o estúdio arrecadou mais de US$ 7 bilhões com suas produções e as da Pixar, Marvel e LucasFilm, que pertence ao conglomerado.

A lista é ordenada conforme as datas programadas pelos distribuidores. Agenda que pode sofrer alteração.

A Criada (12/01)
a-criada
Tudo que ultimamente vem do cinema sul-coreano merece nossa atenção. Especialmente se for o mais recente filme de Park Chan-Wook, responsável pelo visceral “Oldboy” (2003). Arrebatou mais de 40 prêmios internacionais.

La La Land – Cantando Estações (19/01)
lalalanddestaque
O musical estrelado pelos carismáticos Emma Stone e Ryan Gosling, dirigido por Damien Chazelle (do ótimo Whiplash – Em Busca da Perfeição, 2014), vem sendo aclamado mundo afora e sai na frente na corrida pelo Oscar.

Lego Batman: O Filme (/09/02)
lego-batman
Para quem lançou um livro sobre a história do homem-morcego nas telonas é óbvio a vontade de ver essa animação. Ainda mais por ser um spin-off de Uma Aventura Lego (2014) e que deve desconstruir com muita ironia, bom humor e sacadas o universo do Cavaleiro das Trevas.

Logan (02/03)
logan
A despedida (será?) de Hugh Jackman do personagem após 17 anos tende a ser o mais maduro, violento e melancólico filme-solo de Wolverine. E tem música interpretada pelo mito Johnny Cash.

Vigilante do Amanhã (30/03)
ghost-shell-movie-scarlett-johansson-major
Versão live-action de Ghost In The Shell (O Fantasma do Futuro, no Brasil), anime futurista e seminal de 1995. Traz a principal atriz de ação do momento: Scarlett Johansson.

Mulher-Maravilha (01/06)
wonder-woman-diana-in-the-trenches
Carrega três grandes responsabilidades: é a prova de fogo na carreira da atriz e modelo Gal Gadot, será determinante para heroínas protagonistas no cinemão hollywoodiano e do universo expandido da DC/Warner.

Dunkirk (27/07)
dunkirk
Christopher Nolan eleva à enésima potência suas ambições artísticas e estéticas no drama de guerra totalmente rodado em IMAX com elenco de craques.

Blade Runner 2049 (05/10)
bladerunner2049
Continuações para clássicos ou cults, décadas depois, costumam ser arriscadas. No entanto, o canadense Denis Villeneuve, de carreira inequívoca e do melhor filme de 2016, A Chegada, foi escalado para a direção. Ridley Scott, que dirigiu o original de 1982, assina a produção.

Liga da Justiça (16/11)
justice-league-first-image
A reunião dos maiores super-heróis da editora DC Comics no cinema chegará sob suspeitas após as recepções divididas de Batman V. Superman: A Origem da Justiça, também dirigido pelo controverso Zack Snyder, e Esquadrão Suicida. Fica a torcida…

Star Wars: Episódio VIII (14/12)
star_wars_episode_viii-1
O fato de continuar a história de Rey, Finn e companhia e sabermos mais a respeito do passado deles já seria um chamariz e tanto. Mas teremos mais de Luke Skywalker e também será a última oportunidade de vermos Carrie Fisher como General Leia Organa.

Também aguardo ansiosamente: “Manchester à Beira-Mar” (19/01), “Até o Último Homem” (26/01), “Silence” (02/02), “Guardiões da Galáxia Vol. 2” (27/04), “A Grande Muralha” e “Moonlight” (ambos 23/02), “Kong: A Ilha da Caveira” (09/03), “Alien: Covenant” (11/05), “Homem-Aranha: De Volta ao Ar” (06/07), “Planeta dos Macacos: A Guerra” (13/07), “Kingsman: Serviço Secreto 2” (28/09), “Thor: Ragnarok” (02/11).

As opiniões embutidas nos textos são dos seus respectivos autores, e não refletem necessariamente a opinião do site ou de seu editor.
André Azenha
André Azenha

Jornalista, crítico de cinema, produtor cultural, assessor de imprensa. Criou o CineZen em 2009. Escreve uma coluna semanal, aos sábados, para o jornal Expresso Popular, colabora quinzenalmente com a Rádio CBN Santos e assina o blog Espaço de Cinema no G1 Santos. Criador e coordenador do Santos Film Fest, CulturalMente Santista - Fórum Cultural de Santos, Nerd Cine Fest. Em 2016 publicou o livro "Histórias: Batman e Superman no Cinema". Já colaborou com sites, revistas e jornais de diversas partes do país. É membro da Abraccine - Associação Brasileira dos Críticos de Cinema. Ministra cursos e palestras sobre crítica de cinema e jornalismo cultural. Realizou 102 sessões de um projeto de cinema itinerante, em Santos.