Nesta quinta-feira, 1º de setembro, 16h, durante o 44º Festival de Cinema de Gramado, acontece o lançamento de um livro para cinéfilo nenhum botar defeito.
“Os 100 Melhores Filmes Brasileiros” é uma iniciativa da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), o Canal Brasil e a editora Letramento.
Reúne textos de críticos e estudiosos de cinema em atividade sobre os filmes que mais se destacaram na história de nossa cinematografia, sem distinção de período, gênero ou metragem. Entre os cineastas que têm suas obras analisadas no livro estão Glauber Rocha, Leon Hirszman, Nelson Pereira dos Santos, Eduardo Coutinho, Paulo Cezar Saraceni, Rogério Sganzerla, Anselmo Duarte, Joaquim Pedro de Andrade, Luiz Sergio Person e Carlos Reichenbach.
Os 100 selecionados também incluem produções recentes, como “Cidade de Deus”, “Central do Brasil”, “Que Horas Ela Volta?”, “Tropa de Elite”, “O Céu de Suely”, “Bicho de Sete Cabeças”, “Carandiru”, “Cinema, Aspirina e Urubus”, “Tatuagem”, “Amarelo Manga” e “O Palhaço”. A escolha dos filmes teve como base uma votação promovida pela Abraccine no ano passado, com 100 associados e convidados de todo o Brasil, divulgada em novembro.
A tarde de autógrafos ocorre na Sociedade Recreio Gramadense, com 24 críticos da instituição.
Um trabalho minucioso e esforçado do presidente da entidade, Paulo Henrique Silva, e de todos os que contribuíram.
Tive o prazer de escrever sobre “O Lobo Atrás da Porta” (2013).
A pré-venda já está rolando pelo site www.editoraletramento.com.br. O exemplar custa R$ 79,90.