Festival de Gramado | Críticos de cinema lançam livro sobre os 100 melhores filmes brasileiros

100melhores
Nesta quinta-feira,
1º de setembro, 16h, durante o 44º Festival de Cinema de Gramado, acontece o lançamento de um livro para cinéfilo nenhum botar defeito.

“Os 100 Melhores Filmes Brasileiros” é uma iniciativa da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), o Canal Brasil e a editora Letramento.

Reúne textos de críticos e estudiosos de cinema em atividade sobre os filmes que mais se destacaram na história de nossa cinematografia, sem distinção de período, gênero ou metragem. Entre os cineastas que têm suas obras analisadas no livro estão Glauber Rocha, Leon Hirszman, Nelson Pereira dos Santos, Eduardo Coutinho, Paulo Cezar Saraceni, Rogério Sganzerla, Anselmo Duarte, Joaquim Pedro de Andrade, Luiz Sergio Person e Carlos Reichenbach.

Os 100 selecionados também incluem produções recentes, como “Cidade de Deus”, “Central do Brasil”, “Que Horas Ela Volta?”, “Tropa de Elite”, “O Céu de Suely”, “Bicho de Sete Cabeças”, “Carandiru”, “Cinema, Aspirina e Urubus”, “Tatuagem”, “Amarelo Manga” e “O Palhaço”. A escolha dos filmes teve como base uma votação promovida pela Abraccine no ano passado, com 100 associados e convidados de todo o Brasil, divulgada em novembro.

A tarde de autógrafos ocorre na Sociedade Recreio Gramadense, com 24 críticos da instituição.

Um trabalho minucioso e esforçado do presidente da entidade, Paulo Henrique Silva, e de todos os que contribuíram.

Tive o prazer de escrever sobre “O Lobo Atrás da Porta” (2013).

A pré-venda já está rolando pelo site www.editoraletramento.com.br. O exemplar custa R$ 79,90.

André Azenha
Jornalista, crítico de cinema, produtor cultural, assessor de imprensa. Criou o CineZen em 2009. Escreve uma coluna semanal, aos sábados, para o jornal Expresso Popular, colabora semanalmente com a Rádio Santos FM. Escreveu entre 2012 e 2017 para o blog Espaço de Cinema no G1 Santos. Criador e coordenador do Santos Film Fest, CulturalMente Santista - Fórum Cultural de Santos, Nerd Cine Fest. Em 2016 publicou o livro "Histórias: Batman e Superman no Cinema". Já colaborou com sites, revistas e jornais de diversas partes do país. Realizou 102 sessões de um projeto de cinema itinerante, em Santos. Mestrando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *