1a Edição do Festival CMG traz Cinema, Música e Gastronomia para o Centro Cultural Zona Noroeste

CaminHão 1

A cidade de Santos recebe na sexta e no sábado, 08 e 09 de julho, das 15h às 21h, a primeira edição do Festival CMG – Cinema, Música e Gastronomia, que ocorre no Centro Cultural Zona Noroeste. Patrocinado pela Comgás e realizado pelo Ministério da Cultura e pela Berlin Produções, com apoio da Secretaria de Cultura de Santos, o Festival CMG é um evento multicultural itinerante e gratuito que tem como fio condutor apresentações open air de filmes e bandas tocando suas trilhas sonoras ao vivo, além de workshop de cinema e gastronomia, disponibilizada por parcerias com Food Trucks.

Um caminhão-palco com 14 metros de comprimento, adaptado para receber projeções de cinema e se transformar em um palco para shows, apresenta o filme “Escola do Rock (Richard Linklater, 2003).

Antes das projeções, o caminhão apresenta o show da banda paulistana Ted Marengos (http://www.tedmarengos.com.br/), que, além de tocar músicas que compõem a trilha sonora do filme, promete levar ao palco do festival um  setlist  animado, com músicas conhecidas pelo grande público, e repertório original. Entre as músicas que compõem as trilhas sonoras dos filmes estão “It’s a Long Way to the Top” (AC/DC), “Substitute” (The Who), “Sunshine of your Love” (Cream); “Touch me” (The Doors), em “Escola do Rock”; e “I Wanna Hold Your Hand”; “She Loves You” e “All my Loving” (The Beatles), em “Febre da Juventude”.

O Festival CMG também proporciona aos interessados um workshop intensivo sobre linguagem cinematográfica com direito a certificação. Ministrada por mestres e doutores da Universidade de São Paulo – Mariella Augusta, Maurício Taveira e Flávio Villar Fernandes –, a atividade é dividida em três aulas com duas horas de duração, cada. O workshop é realizado em 08/07/16, das 14h às 21h, no Museu da Imagem e do Som de Santos (Vila Matias: Av. Senador Pinheiro Machado, tel. (13) 3226-8000). As inscrições estão abertas e devem ser realizadas através do e-mail: workshop@festivalcmg.com.br (40 vagas).

  • Aula 1: Narrativa – 14h às 16h – Ministrado por Mariella Augusta, o encontro aborda os diferentes tipos de narrativas exploradas no cinema. Também são discutidas as funções dramáticas de um filme, os gêneros cinematográficos e a história das emoções.

 

  • Aula 2: Linguagem cinematográfica – 16h30 às 18h30 – Ministrada por Maurício Taveira, a atividade tem foco na análise dos elementos que compõem a linguagem de um filme, apresentando os diferentes tipos de planos, cenas, sequências, enquadramentos e movimentos de câmera.

 

  • Aula 3: Música e trilha sonora – 19h às 21h – Flávio Villar Fernandes ministra o workshop, que aborda a importância da trilha sonora em uma obra audiovisual. Composição de trilhas originais, composições de trilhas sonoras, escolha de músicas e sonoplastia, além de procedimentos, métodos e técnicas, são alguns dos tópicos do workshop.

 

PROGRAMAÇÃO

SANTOS

08 de julho,

Às 14h – Workshop no Museu da Imagem e do Som de Santos – MISS (Av. Senador Pinheiro Machado, 48 – Vila Matias, tel. (13) 3226-8000)

09 de julho – Festival CMG

Centro Cultural Zona Noroeste

Avenida Afonso Schmidt, s/nº, no bairro Areia Branca,

Às 15h – Banda Ted Marengos

Às 17h – Exibição de curtas produzidos em Santos

Às 18h – filme: Escola do Rock” (Richard Linklater, 2003)

 

Sinopses

“Escola de Rock” possivelmente foi o filme mais divertido de 2003, além de ter sido um dos mais bem recebidos pelo público e pela crítica especializada. Essa criativa comédia norte-americana foi estrelada por Jack Black, dirigida por Richard Linklater e escrita por Mick White. O filme recebeu duas indicações ao Globo de Ouro e Jack Black ganhou um prêmio no MTV Movie Awards na categoria Melhor Comediante. No filme, Black interpreta Dewey Finn, um roqueiro que é expulso de uma banda chamada “No Vacancy” e então, desempregado, passa a morar de favor com seu amigo Ned e sua namorada. Porém, com o passar dos dias, a namorada de Ned fica insatisfeita com Dewey vivendo junto a ela e seu marido e manda o roqueiro procurar um emprego e conseguir dinheiro. Sem saber o que fazer e precisando dar um rumo para sua vida, Deway tem uma ideia: decide se passar por seu amigo Ned e, assim , acaba por conseguir um emprego como professor substituto em uma conservadora escola local.

 

Trilha sonora: AC/DC – “It’s a Long Way to the Top”; The Who – “Substitute”; Cream – “Sunshine of your Love”; The Doors – “Touch me”, entre outras.

Festival CMG – Cinema, Música e Gastronomia

www.festivalcmg.com.br

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *