Curta das Filipinas vence o III Festival de Finos Filmes

finosfilmes-In The Distance-Alemanha-700

A terceira edição do Festival de Finos Filmes, encerrada na semana passada em São Paulo (SP), anunciou os vencedores em cerimônia comandada pelo curador Felipe Poroger. O júri, formado pelos cineastas João Paulo Miranda, Hamy Ramezan e Rungano Nyoni, escolheu como melhor filme o filipino “Feliz Ano Novo”, dirigido por Joseph Laban, que retrata o caos do maior hospital público de Manila na véspera do Ano Novo.

O melhor curta nacional foi o filme “Olhos Sujos de Azul”, de Bia Vilela; melhor roteiro foi para o alemão “À Distância”, de Florian Grolig (a imagem acima é de uma cena do filme); o melhor diretor, Ismael Moura com o curta “Ilha”. “Edifício Tatuapé Mahal”, de Carolina Markowicz e Fernanda Salloum, levou o prêmio especial de reconhecimento artístico.

Dos 700 realizadores que inscreveram os seus curtas-metragens no III Festival de Finos Filmes, 16 participaram da competição oficial do evento que, de 6 a 10 de maio, ocupou as salas do Museu da Imagem e do Som (MIS) e FAAP.

A Finlândia foi o país homenageado nesta edição, com a exibição de recentes produções em curta-metragem do país, fruto da parceria entre o Festival de Finos Filmes, a Finnish Film Foundation e a Av-arkki (The Distribution Center for Finnish Media Art).

O III Festival de Finos Filmes trouxe também a Mostra Holandesa de Animação, resultado da parceria com a EYE International pelo segundo ano seguido. Foram exibidos curtas-metragens animados, destaques da cinematografia holandesa, incluindo “(Otto)”, o novo filme dos realizadores de “A Single Life”, indicado ao Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação.

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *