Mostra em Santos relembra filmes que completam 40 anos em 2016

"Taxi Driver" é um dos clássicos mostrados no projeto.
“Taxi Driver” é um dos clássicos mostrados no projeto.

 

Com o objetivo de resgatar os períodos marcantes da história do cinema, o site CineZen (www.cinezencultural.com.br) e o Museu da Imagem e do Som de Santos, com apoio da Vídeo Paradiso, promovem a segunda edição do “Cine Retrô”, ao longo de quatro domingos do mês de março.  Serão exibidos clássicos da Nova Hollywood, geração que transformou o cinema norte-americano nos anos 70 dando vida nova aos grandes estúdios e promovendo uma geração de cineastas que fez história. A programação gratuita terá os longas de 1976 “Carrie, A Estranha”, “Rocky, Um Lutador”, “Taxi Driver” e “Todos os Homens do Presidente”, sempre seguidos de bate-papos na sala de projeção do MISS.

“O Cine Retrô possibilitará à plateia relembrar e refletir sobre filmes e momentos importantes do cinema. Como certas produções transformaram a forma de se fazer cinema e até o comportamento das pessoas”, explica Raquel Pellegrini, coordenadora de cinemas da Prefeitura Municipal de Santos.

“Esses filmes abordam pessoas que sentem-s deslocadas na sociedade e, no caso de ‘Todos os Homens do Presidente’, um dos maiores exemplos de jornalismo investigativo: tema que está bem atual em relação ao momento do país”, diz André Azenha, editor do CineZen.

A mostra integra a programação de sete anos do site CineZen Cultural.

A primeira edição da Cine Retrô ocorreu em dezembro de 2014 celebrando os filmes do Verão de 1984.


 

Serviço:

Cine Retrô – 40

carrie_1976_11Domingo, 6 de março
19h30 – Carrie, a Estranha

Carry White (Sissy Spacek) uma jovem que não faz amigos em virtude de morar em quase total isolamento com Margareth (Piper Laurie), sua mãe e uma pregadora religiosa que se torna cada vez mais ensandecida. Carrie foi menosprezada pelas colegas, pois ao tomar banho achava que estava morrendo, quando na verdade estava tendo sua primeira menstruação. Uma professora fica espantada pela sua falta de informação e Sue Snell (Amy Irving), uma das alunas que zombaram dela, fica arrependida e pede a Tommy Ross (William Katt), seu namorado e um aluno muito popular, para que convide Carrie para um baile no colégio. Mas Chris Hargenson (Nancy Allen), uma aluna que foi proibida de ir festa, prepara uma terrível armadilha que deixa Carrie ridicularizada em público. Mas ninguém imagina os poderes paranormais que a jovem possui e muito menos de sua capacidade vingança quando está repleta de ódio.
Direção: Brian de Palma.
Duração: 1h38min.
Classificação indicativa: 18 anos.


 

rocky 2Domingo, 13 de março
19h30 – Rocky, Um Lutador

Rocky Balboa (Sylvester Stallone), um lutador de boxe medíocre que trabalha como “cobrador” de um agiota, tem a chance de enfrentar Apollo Creed (Carl Weathers), o campeão mundial dos pesos-pesados, que teve a idéia de dar oportunidade a um desconhecido como um golpe publicitário. Mas Rocky decide treinar de modo intensivo, sonhando apenas em terminar a luta sem ter sido nocauteado pelo campeão. Iniciou uma das maiores franquias de sucesso em Hollywood. Stallone escreveu o roteiro. Ganhou três Oscars, inclusive Melhor Filme.
Direção: John G. Avildsen.
Duração: 1h59min.
Classificação indicativa: 12 anos.


Taxi Driver 2Domingo, 20 de março

19h30 – Taxi Driver – Motorista de Táxi
Em Nova York, um homem de 26 anos (Robert De Niro), veterano da Guerra do Vietnã, é um solitário no meio da grande metrópole que ele vagueia noite adentro. Assim começa a trabalhar como motorista de taxi no turno da noite e nele vai crescendo um sentimento de revolta pela miséria, o vício, a violência e a prostituição que estão sempre à sua volta. Perde bastante noção das coisas quando leva uma bela mulher (Cybill Sheperd), que trabalha na campanha de um senador, para ver um filme pornô logo no primeiro encontro, mas tem momentos de altruísmo ao tentar persuadir uma prostituta de 12 anos (Jodie Foster) para ela largar seu cafetão, voltar para a casa de seus pais e ir para a escola. Porém, em contra-partida, compra quatro armas, sendo uma delas um Magnum 44, e articula um atentado contra o senador (que planeja ser presidente) e para quem sua amiga trabalha.
Direção: Martin Scorsese.
Duração: 1h55min.
Classificação indicativa: 14 anos.


todos os homens do presidente 2Domingo, 27 de março. 
19h30 – Todos os Homens do Presidente
Em 1972, sem ter a menor noção da gravidade dos fatos, um repórter (Robert Redford) do Washington Post inicia uma investigação sobre a invasão de cinco homens na sede do Partido Democrata, que dá origem ao escândalo Watergate e que teve como consequência a queda do presidente Richard Nixon.
Direção: Alan J. Pakula.
Duração: 2h18min.
Classificação indicativa: 14 anos.


Maiores informações:

MISS – 13 3226-8019.
Ou no CineZen – www.cinezencultural.com.br / www.facebook.com/cinezen
Museu da Imagem e do Som de Santos – Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Centro de Cultura Patrícia Galvão, Vila Mathias, piso térreo.
Entrada franca.

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *