Crítica | Carol

carol2

Acompanha a relação da jovem vendedora Therese Belivet (Rooney Mara, de “Os Homens que Não Amavam as Mulheres”) e a elegante Carol Aird (Cate Blanchett), que está se divorciando de Harge (Kyle Chandler). À medida que se apaixonam, precisam enfrentar o preconceito e a incompreensão.

Dirigido pelo interessante Todd Haynes, com quem Blanchet trabalhou em “Não Estou Lá” (quando interpretou Bob Dylan), o longa alia sensibilidade e beleza desde os pequenos gestos, olhares, abraços, aos esplêndidos figurinos e direção de arte. Mas são as duas atrizes que fazem tudo valer a pena: Cate é um monstro em cena, uma presença poderosíssima. Rooney Mara consegue criar o contraste necessário com seu jeito inseguro e igualmente hipnotizante. É o tipo de filme que seria prejudicado se uma das atrizes destoasse da outra em intensidade. Assim como Audrey Hepburn e Shirley MacLaine em “Infâmia” (1961) e Ingrid Bergman e Liv Ullmann em “Sonata de Outono” (1978), temos duas grandes intérpretes dividindo a tela. Uma experiente, premiadíssima. Outra em ascensão. A bonita trilha sonora é a cereja do bolo. Poderia facilmente estar entre os indicados para Melhor Filme da Academia.



CAROL (Idem).
Reino Unido/EUA. 2015.
Direção: Todd Raynes.
Com Rooney Mara, Cate Blanchett, Sarah Paulson, Kyle Chandler.
118 minutos.


 

André Azenha
Jornalista, crítico de cinema, produtor cultural, assessor de imprensa. Criou o CineZen em 2009. Escreve uma coluna semanal, aos sábados, para o jornal Expresso Popular, colabora semanalmente com a Rádio Santos FM. Escreveu entre 2012 e 2017 para o blog Espaço de Cinema no G1 Santos. Criador e coordenador do Santos Film Fest, CulturalMente Santista - Fórum Cultural de Santos, Nerd Cine Fest. Em 2016 publicou o livro "Histórias: Batman e Superman no Cinema". Já colaborou com sites, revistas e jornais de diversas partes do país. Realizou 102 sessões de um projeto de cinema itinerante, em Santos. Mestrando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *