Crítica | A Grande Aposta

agrandeaposta

O melhor filme dirigido por Adam McKay (“Tudo por um Furo”, “O Âncora”) traz à tona a trajetória de pessoas que apostaram contra o sistema imobiliário dos EUA. Atitude que pareceu insanidade a princípio e se mostrou jogada de mestre.  Ainda que a custa do desemprego alheio. Não que fossem estes apostadores os culpados da crise de 2008: a falta de escrúpulos dos bancos e a supervalorização do mercado levaram o país – e por consequência a economia de outras nações – à bancarrota.

O timaço de atores reúne Christian Bale, Ryan Gosling, Steve Carell, Brad Pitt (em pequena aparição, um dos produtores do longa), Marisa Tomei e John Magaro, que está em “Carol” e tem participado de diversas séries (“Law & Order: SVU”, “Orange is the New Black”, “The Good Wife”). Ou seja, deve ter um empresário muito bom. As beldades Margot Robbie e Selena Gomez fazem participações especiais divertidas “explicando” operações de Wall Street.

Aliás, quem não está por dentro das atividades da bolsa pode ter dificuldade em acompanhar os diálogos cheios de termos técnicos. Nada que prejudique a experiência em ser envolvido pela história.


 


A GRANDE APOSTA (The Big Short).
EUA. 2015.
Direção: Adam McKay.
Com Christian Bale, Ryan Gosling, Steve Carell, Brad Pitt, Margot Robbie, Selena Gomez, Marisa Tomei, John Magaro.
130 minutos.


 

André Azenha
Jornalista por formação, crítico de cinema, produtor cultural, pesquisador, curador, assessor de imprensa. Criou o CineZen em 2009. Colaborou com críticas semanais nos jornais Expresso Popular e quinzenais no jornal A Tribuna. Colabora semanalmente com a Rádio Santos FM. Escreveu entre 2012 e 2017 para o blog Espaço de Cinema no G1 Santos. Criador e coordenador do Santos Film Fest - Festival Internacional de Filmes de Santos, CulturalMente Santista - Fórum Cultural de Santos, Nerd Cine Fest e PalafitaCon. Em 2016 publicou o livro "Histórias: Batman e Superman no Cinema". Já colaborou com sites, revistas e jornais de diversas partes do país. Realizou 102 sessões de um projeto de cinema itinerante. Atualmente participa do projeto Hora da Cultura, pela Secult Santos, levando sessões de filmes e bate-papos às escolas da rede municipal. Mestrando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Escreveu sobre cinema para sites, jornais e revistas de Santos, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Limeira e Maceió. www.facebook.com/andreazenha01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *