33 filmes para ver em 2016

batman v superman

A essa altura você já deve ter alguma ideia sobre os principais lançamentos nos cinemas em 2016. O site, ao invés de fazer uma agenda do que vai chegar às telonas do país este ano, indica aqueles filmes que nos interessam e, de acordo com nosso gosto, podem valer a pena enquanto experiência cinematográfica.

Não figuram na lista produções aguardadas – e algumas pessoas podem torcer o nariz por isso – como “A Saga Divergente: Convergente”, as animações “O Bom Dinossauro” (da Pixar, já em cartaz) e “A Era do Gelo: O Big Bang”, as comédias nacionais “Vai que Dá Certo 2” e “Minha Mãe é uma Peça 2”,  as adaptações de quadrinhos “Doutor Estranho” e “Gambit”, e as versões de games “Assassin’s Creed” e “Warcraft”, que devem levar bons públicos às salas de projeção.

Abaixo há blockbusters, sim, mas também filmes que podem figurar no Oscar, e o retorno do mito Sônia Braga ao cinema brasileiro (“Aquarius”). Colocamos as datas de estreia previstas e breves comentários.

A Garota Dinamarquesa
O diretor inglês Tom Hooper (“O Discurso do Rei” e “Os Miseráveis”) assina o filme que tem nova atuação elogiada de Eddie Redmayne (na pele de um transexual), um ano depois dele receber o Oscar por “A Teoria de Tudo”. E presença da jovem atriz do momento: Alicia Vikander (“Ex Machina”, “Agente da U.N.C.L.E.”).
Estreia: 11/02/16.

Christian Bale em cena de 'A grande aposta'A Grande Aposta
O elenco que reúne Brad Pitt, Christian Bale, Ryan Gosling e Steve Carrel é o principal atrativo deste filme sobre investidores que decidem apostar na crise imobiliária dos EUA.
Estreia: 10/01/16.

Alice Através do Espelho
O anterior foi dirigido por Tim Burton e arrecadou mais de US$ 1 bilhão. Os principais atores voltam a aparecer nesta continuação, que deve manter o teor dark.
Estreia: 26/05/16.

Angry Birds
Adaptação do jogo homônimo, uma das maiores franquias mundiais de entretenimento.
Estreia: 12/05/16.

Animais Fantásticos e Onde Habitam
Spin-off da saga “Harry Potter” esperado por milhões de fãs e que terá o premiado Eddie Redmayne no papel principal. Será que fará tanto sucesso quanto os filmes do bruxinho?
Estreia: 17/11/16.

Anomalisa
Uma animação dirigida por ninguém menos que Charlie Kaufman, a mente responsável pelo magnífico “Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças” (pelo qual ganhou melhor roteiro no Oscar). No mínimo interessante. Quem já viu tem elogiado. Michael Stone (voz de David Thewis) é um palestrante motivacional que acaba de chegar à cidade de Connecticut. Ele segue do aeroporto direto para o hotel, onde entra em contato com um antigo caso para que possam se reencontrar. A iniciativa não dá certo, mas Michael logo se insinua para duas jovens que foram ao local justamente para ver a palestra que ele dará no dia seguinte. É quando ele conhece Lisa (voz de Jennifer Jason Leigh), por quem se apaixona.
Estreia: 28/01/16.

Aquarius
O novo filme do brasileiro Kleber Mendonça Filho (do premiadíssimo “O Som ao Redor”) tem como protagonista o mito Sônia Braga, em seu retorno ao cinema nacional. A união de ambos já vale a curiosidade e a trama terá a atriz no papel de uma crítica de música aposentada, viúva e mãe de três filhos, capaz de viajar no tempo. Merecidamente foi escolhido um dos dez filmes mais aguardados do ano pela revista francesa Cahiers Du Cinéma. No entanto, ainda não tem lançamento previsto e pode ser que chegue aos cinemas somente em 2017.

As Caça-Fantasmas
A versão feminina do sucesso de 1984 com Melissa McCarthy no elenco.
Estreia: 14/07/16.

Cartaz de 'Batman v Superman: Down of Justice' Batman V. Superman: A Origem da Justiça
A primeira reunião dos dois heróis mais conhecidos dos quadrinhos nos cinemas ainda terá a participação mais que especial da Mulher-Maravilha. É também o filme que plantará a semente da Liga da Justiça no universo cinematográfico da Warner/DC. Precisa mais? Deve ser uma das grandes bilheterias da temporada.
Estreia: 24/03/16.

Ben-Hur
A nova adaptação do romance de Lew Wallace, já levado ao cinema por William Wyler no megassucesso de 1959 (vencedor de 11 estatuetas no Oscar), ganha versão dirigida pelo diretor do Cazaquistão Timur Bekmambetov, responsável pela franquia “Guardiões da Noite” (espécie de versão russa dos X-Men que fez muito sucesso) e “O Procurado”. Para nós, brasileiros, tem a presença de Rodrigo Santoro vivendo Jesus.
Estreia: 11/08/16.

Capitão América: Guerra Civil
O filme que terá mais heróis do universo cinematográfico da Marvel promete um embate entre dois grupos de superpoderosos comandados por Capitão América e Homem de Ferro. Também tem tudo para ser uma das maiores bilheterias de 2016.
Estreia: 28/04/16.

Carol
Cate Blanchett e Rooney Mara brilham neste belo drama no qual interpretam mulheres que se apaixonam e precisam lidar com o preconceito e a incompreensão. Se a primeira é um colosso em cena, a segunda compensa com sensibilidade e ambas merecem todas as indicações possíveis. A direção é de Todd Raynes (“Não Estou Lá”) que está à frente de uma bela equipe e presenteia o espectador com lindos figurinos e direção de arte esplêndida. Elegante e tocante, um dos grandes filmes do ano.
Já em cartaz.

Como Treinar o Seu Dragão 3
Encerramento para a franquia que sempre diverte, agrada e nos envolve com a amizade entre um jovem e seu dragão. A expectativa é saber se a Dreamworks conseguirá manter a qualidade dos anteriores. Tomara que sim!
Estreia: 16/06/16.

Sylvester Stallone e Michael B. Jordan em 'Creed: Nascido para lutar'Creed: Nascido Para Lutar
Sylvester Stallone foi reverenciado com a plateia o aplaudindo de pé no Globo de Ouro quando ganhou o prêmio de ator coadjuvante. Ele retorna ao icônico papel que o revelou para o mundo: Rocky Balboa, que passa a treinar o filho do falecido Apollo Creed.  A direção é de Ryan Coogler, do elogiado “Fruitvale Station: A Última Parada” (2013), quando já havia dirigido Michael B. Jordan, que protagoniza esse misto de continuação e remake do clássico de 1976. Foi sucesso de bilheteria e crítica nos EUA.
Estreia: 14/01/16.

Deadpool
O anti-herói falastrão da Marvel ganha filme-solo estrelado por Ryan Reynolds. Os trailers causaram sensação e deve agradar o público dos quadrinhos, que encontrará no filme muito humor e palavrões. Integra o universo cinematográfico dos X-Men da Fox.
Estreia: 11/02/16.

Elis
Cinebiografia da maior cantora da história da música popular brasileira, que será vivida por Andreia Horta.
Estreia: 19/05/16.

Jared Leto caracterizado como Coringa para o filme 'Suicide Squad'Esquadrão Suicida
Um time de vilões é reunido pelo governo norte-americano para salvar o dia. Terceiro filme do universo cinematográfico da Warner/DC, tem elenco de peso com Will Smith, Margot Robbie e Jared Leto na nova encarnação do Coringa. E participação do Batman na história. A direção é de David Ayer (roteirista de “Dia de Treinamento”).
Estreia: 04/08/16.

Independence Day 2: Ressurgimento
Roland Emmerich retorna ao sucesso que lhe deu o mundo em 1996 sem Will Smith, mas com parte do elenco original.
Estreia: 23/06/16.

Invocação do Mal 2
O primeiro, de 2013, foi um dos melhores filmes de terror dos últimos anos. Vera Farmiga e Patrick Wilson retornam a seus papeis numa trama inspirada no caso Enfield Poltergeist, registrado no final da década de 1970.
Estreia: 09/06/16.

Kung Fu Panda 3
Terceiro filme da franquia de animação da Dremworks coloca Po lado a lado com seu pai panda. O trecho exibido na Comic Con Experience agradou o público.
Estreia: 03/03/16.

O Filho de Saul
O longa húngaro levou Filme Estrangeiro no Globo de Ouro e é forte candidato ao Oscar da categoria. 1944, campo de concentração de Auschwitz, durante a Segunda Guerra Mundial. Saul (Géza Röhrig) é um judeu obrigado a trabalhar para os nazistas, sendo um dos responsáveis em limpar as câmaras de gás após dezenas de outros judeus serem mortos. Em meio à tensão do momento e às dificuldades inerentes desta tarefa, ele reconhece entre os mortos o corpo de seu próprio filho.
Estreia: 04/02/16.

O Quarto de Jack
Um dos filmes mais emocionantes da temporada de premiação. História moderna sobre o amor sem limites entre mãe e filho. O pequeno Jack (Jacob Tremblay), de cinco anos, não conhece nada do mundo, exceto o quarto em que nasceu e cresceu acompanhado apenas por Ma (Brie Larson).
Estreia: 18/02/16.

O Regresso
O maior vencedor do Globo de Ouro é também o filme que pode, enfim, dar um Oscar a Leonardo DiCaprio. O mexicano Alejandro González Iñárritu (“Birdman”) dirige uma superprodução sobre a jornada de sobrevivência de um caçador ferido por um urso e abandonado pelo amigo.
Estreia: 04/02/16.

Samuel L. Jackson em cena de 'Os oito odiados', de Quentin TarantinoOs Oito Odiados
O mais recente filme de Quentin Tarantino: o que é, por si só, um atrativo e tanto. Homenageia os faroestes e dialoga com a própria obra do cineasta em trama sobre sujeitos desconfiados uns com os outros isolados em meio a neve. Tem trilha sonora do mestre Ennio Morricone vencedora do Globo de Ouro.
Em cartaz.

Procurando Dory
Continuação da animação clássica da Pixar, “Procurando Nemo”, com o mesmo e premiado diretor Andrew Stanton.
Estreia: 30/06/16.

Snoopy & Charlie Brown – Peanuts, o filme
Versão cinematográfica da Fox para os personagens criados por Charles M. Schulz.
Estreia: 14/01/16.

Spotlight – Segredos Revelados
Um bom elenco estrela a história real dos jornalistas que provaram uma série de casos de abusos de crianças feitos por padres católicos. Lembra “Todos os Homens do Presidente” e é um dos destaques na temporada de prêmios.
Em cartaz.

Star Trek: Sem Fronteiras
Novo capítulo da fase atual da franquia que vem de dois bons filmes. Este, no entanto, não terá  J.J. Abrams na direção. O elenco principal está mantido.
Estreia: 21/07/16.

Star Wars: Rogue One
O primeiro spin-off da Disney para a franquia “Star Wars” não terá jedis e será uma história de guerra. Foi considerado pelo público do site de venda de ingressos Fandango como o filme mais aguardado do ano. Felicity Jones protagoniza. Tem tudo para ser sucesso.
Estreia: 15/12/16.

Michael Fassbender interpreta Steve Jobs em filmeSteve Jobs
A cinebiografia da lenda da informática, interpretada por Michael Fassbender e com Kate Winslet (premiada no Globo de Ouro) e Seth Rogen no elenco. Direção de Danny Boyle.
Estreia: 15/01/16.

Sully
Novo filme dirigido por Clint Eastwood. Em 15 janeiro de 2009 o Capitão Chesley “Sully” Sullenberger (Tom Hanks) pousou um avião em pane no Rio Hudson, salvando a vida dos 155 passageiros do voo US Airways 1549. “O milagre do Hudson” transformou o veterano piloto em um verdadeiro herói americano, mas o grande feito não foi capaz de impedir uma investigação rigorosa sobre sua reputação e carreira. Aaron Eckhart e Laura Linney estão no elenco.
Estreia: 01/12/16.

Tarzan
A nova versão para o mito de Tarzan é uma superprodução que tem elenco de estrelas: Margot Robbie será Jane. Direção de David Yates (franquia “Harry Potter”). O trailer impressionou.
Estreia: 21/07/16.

X-Men Apocalipse
Terceiro filme com a segunda geração de mutantes dos cinemas colocará a equipe X-Men frente ao vilão Apocalipse (Oscar Isaac). Ciclope, Tempestade, Jean Grey e Noturno retornam à série. Torcemos para que mantenha a qualidade dos anteriores e encerre com chave de ouro essa fase.
Estreia: 19/05/16.

André Azenha
Jornalista, crítico de cinema, produtor cultural, assessor de imprensa. Criou o CineZen em 2009. Escreve uma coluna semanal, aos sábados, para o jornal Expresso Popular, colabora semanalmente com a Rádio Santos FM. Escreveu entre 2012 e 2017 para o blog Espaço de Cinema no G1 Santos. Criador e coordenador do Santos Film Fest, CulturalMente Santista - Fórum Cultural de Santos, Nerd Cine Fest. Em 2016 publicou o livro "Histórias: Batman e Superman no Cinema". Já colaborou com sites, revistas e jornais de diversas partes do país. Realizou 102 sessões de um projeto de cinema itinerante, em Santos. Mestrando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *