Casarão do Vinil e os LPs que mudaram a história da música no Brasil

O ano de 1985 foi muito marcante na história da música no Brasil. No período considerado por muitos como “a década perdida” em termos políticos e econômicos, também houve o lançamento de muitos álbuns de bandas nacionais que mudaram o jeito, os costumes, a ideologia e o gosto musical dos jovens. E o Casarão do Vinil, no bairro da Mooca em São Paulo (SP), é um dos lugares da capital paulista onde você pode encontrar discos que completaram 30 anos em 2015 reunindo muitas histórias e músicas boas.

Entre os discos de maior destaque de 1985 estão o primeiro da Legião Urbana, que recebe o nome da banda e que foi considerado um disco politizado e sério para a época, com os sucessos como “Geração Coca-Cola”, “Será” e “Ainda é Cedo”.

Vale destacar também o disco que lançou o RPM no cenário musical, intitulado “Revoluções por Minuto”, que misturava músicas “amorosas” e politizadas, fazendo a banda bater todos os recordes da indústria fonográfica brasileira até aquele momento.

Outros vinis que podem ser encontrados no Casarão: “Educação Sentimental”, do Kid Abelha & Os Aboboras Selvagens, que ganhou disco de ouro, com 200 mil cópias vendidas; “Mudança de Comportamento”, do Ira!; “Televisão”, Titãs; e “Exagerado”, de Cazuza.

Serviço
Casarão do Vinil
Endereço: Rua dos Trilhos, 1212, Mooca, São Paulo (SP)
Funcionamento: Todos os dias das 9h às 18h
Tel.: (11) 2645-2808
Facebook

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *