Como é filme para o publico negro norte-americano e o fim da locadora tornou ainda mais difícil o acesso da classe popular, é uma pena que parece fadado ao fracasso. Mas tem várias qualidades começando com a diretora Gina Prince-Bythewood, que se revelou em Sundance com “Além dos Limites” (o pouco visto aqui “Love & Basketball”), depois fez muita série de tevê, escreveu roteiros, dirigiu o prestigioso “A Vida Secreta das Abelhas” (06, com Queen Latifah, Jennifer Hudson).
Este projeto aqui ia ser da Sony que saiu fora quando a diretora insistiu em colocar no papel central a atriz inglesa chamada Gugu, que ainda é desconhecida no Brasil onde não foi exibido o filme que a revelou: é uma mulata inglesa, filha de inglesa enfermeira com doutor sul-africano. Apareceu no fracasso “Larry Crowne”, com Tom Hanks, no bobinho “Estranho Thomas”, e no recente e pavoroso “O Destino de Júpiter”.
Mas o filme bom foi mesmo “Belle” (2013), onde ela fazia a história real da única negra que na Inglaterra do século 18 se tornou uma aristocrata, por ser filha de um almirante da Marinha. A moça talentosa também canta todas as músicas da trilha com sua própria voz, inclusive aquela que surpreendentemente foi indicada ao Oscar, “Grateful”, composta por Diane Warren – foi pouco divulgada aqui mesmo na época do Oscar, mas é uma boa canção e foi também destacada por outras organizações principalmente de negros.
Sabem que não gosto muito de contar a historia em detalhes. Acho que já basta saberem que não é muito original, ao se fixar numa jovem inglesa chamada Noni, que é noiva de um rapper e tenta estender sua carreira também na America. Mas fica em crise quando ganha um prêmio e tenta se matar, sendo salva por um policial, que lhe dá a força de crescer como artista. A inglesa e branca Minnie Driver faz a mãe da heroína.
Dá para ver que não é grande literatura, é diversão romântica e pop, musical, para quem curte o gênero.
(Beyond the Lights), EUA, 14. Imagem Filmes. Direção de Gina Prince-Bythewood. 116 min. Com Gugu Mbatha–Raw, Nate Parker, Minnie Driver, Machine Gun Kelly, Danny Glover, Darryll Stephens, Elaine Tan.
Inédito em nossos cinemas, está sendo lançado em DVD e VOD (mas cuidado que o IMDB ao menos por enquanto está usando outro titulo nacional, “Além das Luzes”).