2ª Mostra Cine Brasil Cidadania exibe longas do cinema nacional e promove bate-papos de 5 a 7 de março, em Santos

Hoje, a região da Baixada Santista tem festivais que promovem a produção audiovisual local, com curtas e workshops. Desde o ano passado, passou a contar com a Mostra Cine Brasil Cidadania, cujo objetivo é exibir longas do cinema nacional contemporâneo e realizar encontros entre os realizadores e o público. Em 2015, o projeto realizado pelo CineZen Cultural e o Sesc Santos ocorrerá em 5, 6 e 7 de março. Serão exibidos no auditório do Sesc quatro filmes: “São Silvestre”, “O Passo de um Vencedor”, “Plínio Marcos Nas Quebradas do Mundareu” e a animação “O Menino e o Mundo”. Toda a programação é gratuita e por ordem de chegada. A sala tem capacidade para 100 lugares.

Na abertura, quinta, 5 de março, 19h30, o público terá a chance de conferir o documentário “São Silvestre”, de Lina Chamie e, em seguida, conversar com o montador do filme, Umberto Martins, que participou de todo o processo criativo do longa. A mediação será da jornalista e cineasta Raquel Pellegrini.

Menino_Mundo_07Outro diferencial desta edição em relação ao ano anterior é mesclar produções da capital com projetos ligados à Baixada Santista. Assim, no dia 6 de março, 19h30, haverá exibição do documentário “O Passo de Um Vencedor”, sobre o triatleta Pauê. Logo em seguida, bate-papo com os diretores do filme Fabio Capellini, Alessandra Pereira e o próprio Pauê. A mediação será do idealizador da mostra, André Azenha.

Já no último dia do projeto, 7 de março, haverá sessão dupla:

Às 15h, “Plínio Marcos Nas Quebradas do Mundareu” e bate-papo com o diretor do longa, Julio Calasso. Será a segunda exibição pública do filme, em Santos. A mediação do encontro será do crítico Waldemar Lopes.

E às 18h, para encerrar a segunda edição, a premiada animação “O Menino e o Mundo”, vencedora do Festival de Annecy, considerado o “Cannes da Animação”.

“Uma mostra que tenha longas do cinema nacional de variados gêneros, seguidos por diálogos entre seus autores e críticos/jornalistas, possibilitará ao público maior conhecimento sobre a produção nacional, descobrindo e percebendo fatores das obras que antes podem ter passados despercebidos, como também aproxima a relação entre esse público e os filmes. Um evento assim em Santos também serve para dar chance à sociedade da região conferir longas que nem sempre têm chance no circuito comercial, como também conhecer mais desses realizadores e especialistas e estar em contato direto com excelentes profissionais do ramo”, explica Azenha.

Programação:

Quinta, 5 de março, 19h30, auditório
Exibição do longa “São Silvestre” seguido de bate-papo com o montador Umberto Martins
Sinopse: O documentário pretende reproduzir a sensação de participar da maratona de São Silvestre, a maior corrida a céu aberto da América Latina, realizada anualmente em São Paulo, dia 31 de dezembro. Com uma câmera acoplada ao corpo do ator Fernando Alves Pinto, o filme busca captar o cansaço, a velocidade, o suor, a respiração e o movimento dos atletas.
Mediador: Raquel Pellegrini.
Duração: 80 minutos.
Classificação indicativa: Livre

Sexta, 6 de março, 19h30, auditório
Exibição do longa “ O Passo de um Vencedor” seguido de bate-papo com o triatleta Pauê e os diretores do filme, Fabio Capellini e Alessandra Pereira.
Sinopse: O filme registra a vida e os momentos de superação do cidadão e atleta que, aos 18 anos, sofreu um grave acidente em que perdeu parte das pernas, mas que por meio do esporte conseguiu superar limites e barreiras que a vida lhe trouxe.
Mediador: André Azenha.
Duração: 1h40min.
Classificação indicativa: Livre.

Sábado, 7 de março, 15h, auditório
Exibição do filme “Plínio Marcos nas Quebradas do Mundareu”, seguido de bate-papo com o diretor do filme Julio Calasso.
Sinopse: O documentário acompanha a obra do dramaturgo santista Plínio Marcos.
Duração: 1h40min.
Mediador: Waldemar Lopes.
Classificação indicativa: 14 anos.

Sábado, 7 de março, 18h, auditório
Encerramento com exibição do filme “O Menino e o Mundo”.
Animação premiada no Festival de Annecy, na França, considerado o Cannes da animação.
O Menino e o Mundo conta a história de Cuca, um menino que vive em um mundo distante, numa pequena aldeia no interior de seu mítico país. Ele sofre muito com a falta do pai, certo dia parte em busca de trabalho na desconhecida capital. Numa determinada noite, uma lufada de vento arromba a janela do quarto e carrega o menino para um lugar distante e mágico. O mundo fantástico é dominado por máquinas-bichos e estranhos seres.
Duração: 85 minutos.
Classificação indicativa: Livre.

A Mostra Cine Brasil Cidadania é realizada pelo CineZen Cultural e o Sesc Santos.

Maiores informações: www.facebook.com/cinebrasilcidadania ou no Sesc: 13 3278-9800.

As opiniões embutidas nos textos são dos seus respectivos autores, e não refletem necessariamente a opinião do site ou de seu editor.
Da Redação
Da Redação

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.