Quem é quem em Cinquenta Tons de Cinza: Jamie Dornan

Fala-se em “Os Vingadores 2: a Era de Ultron” como provável grande bilheteria dos cinemas no Brasil em 2015. Mas não podemos esquecer de “Cinquenta Tons de Cinza”.

jamie-dornan-2O filme baseado no best-seller mundial, que também vendeu milhões de exemplares no Brasil, chega ao país em 12 de fevereiro.

Cinemas o exibirão em pré-estreias à 0h01: prática antes destinada à franquias de sucesso a exemplos de “Harry Potter”, “Crepúsculo”.

Se essas tinham romance em meio aos personagens adolescentes, “Cinquenta Tons de Cinza” incorpora um forte teor sexual. Quem sabe não vejamos uma mistura de “Crepúsculo” com “9 e ½ Semanas de Amor”. Não que isso seja necessariamente postivio. Porém, um mix que levará à loucura adolescentes e mulheres maduras. Não à toa o livro é chamado de “pornô das mamães”.  Ainda que, no longa, boa parte de momentos picantes da obra literária não devam ser aproveitados.

Pois bem: a partir deste post publicaremos um pouco sobre os principais atores do filme e o diretor. Um quem é quem sobre aquele que deve ser um dos maiores sucesso, quiçá o maior, das telonas em 2015:

Jamie Dornan – Christian Grey

Para interpretar o misterioso empresário Christian Grey, o protagonista de “Cinquenta Tons de Cinza” que seduz a universitária Anastasia Steele (vivida por Dakota Johnson) foi escolhido o norte-irlandês James “Jamie” Dornan.

O primo da atriz Greer Garson, premiada com o Oscar pela atuação em “Rosa da Esperança” (1942) nasceu em 1º de maio de 1982 em Belfast.

Perdeu a mãe aos 16 anos e é filho de um obstetra que pensou em ser ator.

Não desperta a libido apenas das fãs. É concorrido em seu próprio meio profissional: casado com a conterrânea atriz Amelia Warner desde 2013 – com quem tem uma filha – e namorou Keira Knightley (“Mesmo Se nada Der Certo”).

Jogou rugby, fato que contribuiu para seu tipo físico. Torce para o Manchester United.

Integrou a banda folk Sons of Jim, que encerrou atividades em 2008.

jamie-dornan-3

Foi modelo da Calvin Klein, Dior, Aquascutum e Armani.

No cinema, deu vida à Axel Von Fersen, no controverso “Maria Antonieta” (2006), de Sofia Coppola. Na televisão, interpretou o xerife Graham no sucesso “Once Upon a Time”, da ABC, e o assassino em série Paul Spector em “Two, The Fall”, da BBC.

Mas é com a nova produção que terá sua grande chance para tornar-se um nome reconhecido internacionalmente. “Cinquenta Tons de Cinza” já chegará às salas de projeção beneficiado pelo impressionante apelo do livro. È o tipo de trabalho que deverá passar imune à crítica, independente de sua recepção.

No Brasil, ocupará a maior parte das salas disponíveis. E a expectativa é enorme.

Aparência para viver o sedutor Christian Grey ele tem, beneficiado pelo 1 metro de 83 centrínetros de altura, e o corpo que nem é brucuto demais, à exemplo de um Stallone, e nem magro e sem sal demais, tipo Robert Pattinson.

Aliás, falando de Pattinson, Dornan deu declarações dizendo que se inspirou no amigo de profissão para lidar com a fama, especialmente na parte mais dolorosa dessa relação.

As chances estão aparecendo. O novo lançamento será uma boa oportunidade de mostrar se é apenas mais um rostinho bonito ou se estamos à frente de um galã que terá carreira consistente.

Jamie-Dornan (1)

André Azenha
Jornalista por formação, crítico de cinema, produtor cultural, pesquisador, curador, assessor de imprensa. Criou o CineZen em 2009. Colaborou com críticas semanais nos jornais Expresso Popular e quinzenais no jornal A Tribuna. Colabora semanalmente com a Rádio Santos FM. Escreveu entre 2012 e 2017 para o blog Espaço de Cinema no G1 Santos. Criador e coordenador do Santos Film Fest - Festival Internacional de Filmes de Santos, CulturalMente Santista - Fórum Cultural de Santos, Nerd Cine Fest e PalafitaCon. Em 2016 publicou o livro "Histórias: Batman e Superman no Cinema". Já colaborou com sites, revistas e jornais de diversas partes do país. Realizou 102 sessões de um projeto de cinema itinerante. Atualmente participa do projeto Hora da Cultura, pela Secult Santos, levando sessões de filmes e bate-papos às escolas da rede municipal. Mestrando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Escreveu sobre cinema para sites, jornais e revistas de Santos, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Limeira e Maceió. www.facebook.com/andreazenha01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *