007 – O Espião que me Amava será tema do próximo CineZen Clube

Em 29 de março de 2009, no extinto bistrô La Quiche Dorée, que ficava na Rua Epitácio Pessoa, no Embaré, acontecia o lançamento do site CineZen (www.cinezen.net) com um bate-papo sobre crítica cultural. Desde seu surgimento, o site mantido de forma colaborativa e que atualmente conta com articulistas de várias cidades (inclusive de outros estados), tem buscado promover o diálogo, a formação de público para a cultura e a cidadania. Nesse tempo já foram mais de 100 bate-papos promovidos pelo CineZen, em sua maioria com artistas e produtores culturais da Baixada Santista, além de ciclos e mostras de cinema, ora beneficentes, ora realizados em parceria com outras instituições.

No sábado, 27 de setembro, a partir das 20h, no Ao Café, tem continuação o CineZen Clube, projeto iniciado em maio e que, uma vez por mês, recebe alguém que faça trabalho de destaque na Baixada Santista para falar do filme que marcou a sua vida. O encontro será com o coordenador do grupo Animelan (pioneiro na Baixada Santista em eventos de anime), Alexandre Rodrigues “Shinji” Pamlona, que falará a respeito de “007 – O Espião que me Amava”. O filme não é exibido inteiro. São mostradas algumas cenas, e o convidado explica o por que da obra ter lhe marcado tanto. Inclusive, o evento fará homenagem ao ator Richard Kiel, que interpreta o vilão Jaws no longa, e que faleceu recentemente aos 75 anos.

O CineZen Clube tem caráter beneficente: o convidado indica uma instituição filantrópica para que o evento arrecade alimentos. No caso, a Fraternidade de Cáritas.

Até esse mês, o CineZen Clube recebeu os seguintes convidados:

Maio: Alexandre Camilo – “Crimes e Pecados”.
Junho: Waldemar Lopes – “A Noviça Rebelde”.
Julho: Raquel Pellegrini – “Hair”.
Agosto: Vinicius Carlos Vieira – “Cães de Aluguel”.

Sobre o convidado:

Alexandre-Pamplona-grupo-AnimelansiteAlexandre Rodrigues Pamplona, 37 anos professor de ciências biológicas pela UNISANTA, nas horas vagas conhecido no meio da cultura pop japonesa “anime” como  “Shinji IKari”.  Coordena o grupo Animelan, organizador de encontros  e eventos  relacionados a cultura pop japonesa na Baixada Santista. Há 10 anos participa de debates, palestras, organizando e  cooperando com eventos, pontos  de cultura, cinema, alguns  destaques: em 2009  criou o GATTAI CON, evento comemorativo  do 5º aniversário da fundação do grupo, em convite do professor Alexandre Valença Barbosa  “BAR”. O grupo participou com sucesso  do “FUN  FOR FAN”, que fez parte das comemorações dos 50 anos da UNISANTA. Em 2013 participou do Dragon Ball-Day Santos e, este ano, do Nerd Cine Fest Santos. Desde 2012, através do selo Animelan Project, que visa levar a cultura japonesa a diferentes  lugares e a públicos diversos, realiza a SESSÃO ANIME, mensalmente na Gibiteca Marcel Rodrigues Paes.

Sobre o filme:

Um clássico da série. James Bond (Roger Moore) deve investigar o desaparecimento de um submarino nuclear que tinha 16 ogivas nucleares a bordo. Para isso, ele recebe a ajuda de uma bela e sensual soviética, a Major Anya Amasova (Barbara Bach). Indicado a três Oscars: Melhor Direção de Arte, Trilha Sonora e Canção (‘Nobody Does It Better’).

Serviço:
CineZen Clube com Alexandre Rodrigues Pamplona falando de “007 – O Espião que me Amava”
Sábado, 27 de setembro, 20h.
Ao Café, Av. Siqueira Campos, 462, Boqueirão, esquina do canal 4 com a rua Lobo Viana
Entrada franca, mas pede-se 1kg de alimento não perecível em prol a Fraternidade de Cáritas.

Histórico

Entre os eventos promovidos pelo CineZen até hoje, estão, além do CulturalMente Santista, a Mostra Cine Brasil Cidadania (janeiro de 2014), em parceria com o Sesc, o Nerd Cine Fest Santos (2014), em parceria com o Cine Roxy e o CinemAqui, o CineZen Natalino (que já teve três edições, em parceria com o Roxy), a Mostra Superman 75 Anos (2013), junto da Gibiteca, o ciclo A Saúde Mental no Cinema, com a ONG TAMTAM e o Pólo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Baixada Santista, e outros. Atualmente o site tem média de 80 mil acessos únicos por mês e, entre os colaboradores, alguns dos principais escritores da região, como Ademir Demarchi, Marcelo Ariel, Manoel Herzog, Marcus Vinicius Batista, Mô Amorim, Viviane de Almeida, Carlos Gama. O webmaster é do Recife, Wagner Beethoven. Já o site CulturalMente Santista surgiu em 2011, visando registrar entrevistas biográficas de artistas e produtores da Baixada Santista, sendo o “irmão mais novo” do CineZen. Endereços: www.cinezencultural.com.br e www.santoscultural.net. Ambos têm páginas no Facebook: www.facebook.com/cinezen e www.facebook.com/culturalmentesantista.

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *