17/07: CineZen Clube recebe Raquel Pellegrini em bate-papo beneficente sobre o clássico Hair

Em 29 de março de 2009, no extinto bistrô La Quiche Dorée, que ficava na Rua Epitácio Pessoa, no Embaré, acontecia o lançamento do site CineZen (www.cinezen.net) com um bate-papo sobre crítica cultural. Desde seu surgimento, o site mantido de forma colaborativa e que atualmente conta com articulistas de várias cidades (inclusive de outros estados), tem buscado promover o diálogo, a formação de público para a cultura e a cidadania. Nesse tempo já foram mais de 100 bate-papos promovidos pelo CineZen, em sua maioria com artistas e produtores culturais da Baixada Santista, além de ciclos e mostras de cinema, ora beneficentes, ora realizados em parceria com outras instituições, como o Sesc.

Na quinta-feira, 17 de julho, a partir das 20h, no Ao Café, tem continuação o CineZen Clube, projeto iniciado em maio e que, uma vez por mês, recebe alguém que faça trabalho de destaque na Baixada Santista para falar do filme que marcou a sua vida. O encontro será com a cineasta e coordenadora dos cinemas da Prefeitura Municipal de Santos, Raquel Pellegrini, que falará do clássico musical “Hair”.

O CineZen Clube tem caráter beneficente: o convidado indica uma instituição filantrópica para que o evento arrecade alimentos. No caso, a Fraternidade de Cáritas. Assim, a entrada é franca, mas pede-se a gentileza de um quilo de alimento não perecível. E haverá sorteio de brindes culturais após o bate-papo.

Raquel Pellegrini

id_12307_raquelCoordenadora de Cinemas da Secretaria de Cultura de Santos, responsável pelo Cine Arte Posto 4, pelo Museu da Imagem e do Som de Santos, pelo Cine ZN – Sala Toninho Dantas e pelo Cine Comunidade. Jornalista, está finalizando sua pós-graduação em Cinema Documentário, pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. Participou do movimento teatral de Santos, de 1983 até 1991, atuando com Roberto Villani, Márcio de Souza, Luiz Mário Vicente e Cláudio Fernandes. Na faculdade, começou a trabalhar na rádio 95 FM e o teatro começou a perder espaço. Na então TV Litoral, Raquel começou na televisão. Foi a primeira repórter da história da TV regional da Baixada Santista. Passou pela TV Brasil, afiliada do SBT; TV Mar, antiga Manchete. Dirigiu vários programas de TV, documentários, curtas, longa, programas eleitorais, além da curadoria do Curta Santos, e tem sua própria produtora. É professora na Unimonte há 13 anos no curso de Cinema e Audiovisual. Entre seus trabalhos, está o documentário de longa-metragem “Laje dos Sonhos”, sobre a Laje de Santos, vencedor de vários prêmios no Curta Amazônia, inclusive melhor direção.

Sobre o filme Hair

“Hair”, de 1979, foi adaptado do musical do mesmo nome encenado na Broadway e criado por James Rado, Gerome Ragni e Galt MacDermot. Dirigido por Milos Forman, com John Savage, Treat Williams e Beverly D’Angelo no elenco, o longa conta a história de um jovem do interior dos Estados Unidos convocado para a Guerra do Vietnã, que chega a Nova York para apresentar-se ao exército e encontra e se torna amigo de uma tribo de hippies cabeludos da cidade, adeptos do pacifismo e contra a guerra.

As cenas de dança foram coreografadas por Twyla Tharp e realizadas pelos dançarinos da Twyla Tharp Dance Foundation. O filme estreou mundialmente no Festival de Cannes daquele ano e foi indicado para o Globo de Ouro de Melhor Filme.

Em 2004, “Aquarius”, uma das icônicas canções do musical transportadas para a tela, foi considerada a 33ª melhor canção do cinema americano na lista 100 America’s Greatest Music in the Movie do American Film Institute.

Serviço:
CineZen Clube com Raquel Pellegrini falando do filme Hair
Quinta, 17 de julho, 20h
Ao Café, Av. Siqueira Campos, 462, Boqueirão, esquina do canal 4 com a rua Lobo Viana
Entrada franca, mas pede 1kg de alimento não perecível em prol da Fraternidade de Cáritas.

Histórico

Entre os eventos promovidos pelo CineZen até hoje, estão, além do CulturalMente Santista, a Mostra Cine Brasil Cidadania (janeiro de 2014), em parceria com o Sesc, o CineZen Natalino (que já teve três edições, em parceria com o Roxy), a Mostra Superman 75 Anos (2013), junto da Gibiteca, o ciclo A Saúde Mental no Cinema, com a ONG TAMTAM e o Pólo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Baixada Santista, e outros. Atualmente o site tem média de 80 mil acessos únicos por mês e, entre os colaboradores, alguns dos principais escritores da região, como Ademir Demarchi, Marcelo Ariel, Manoel Herzog, Marcus Vinicius Batista, Mô Amorim, Viviane de Almeida, Carlos Gama. O webmaster é do Recife, Wagner Beethoven. Já o site CulturalMente Santista surgiu em 2011, visando registrar entrevistas biográficas de artistas e produtores da Baixada Santista, sendo o “irmão mais novo” do CineZen. Ambos têm páginas no Facebook: www.facebook.com/cinezen e www.facebook.com/culturalmentesantista.

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *