CineZen Clube inicia programação com presença do ator Alexandre Camilo e bate-papo sobre o filme Crimes e Pecados, de Woody Allen

Em 29 de março de 2009, no extinto bistrô La Quiche Dorée, que ficava na Rua Epitácio Pessoa, no Embaré, acontecia o lançamento do site CineZen (www.cinezen.net) com um bate-papo sobre crítica cultural. Desde seu surgimento, o site mantido de forma colaborativa e que atualmente conta com articulistas de várias cidades (inclusive de outros estados), tem buscado promover o diálogo, a formação de público para a cultura e a cidadania. Nesse tempo já foram mais de 100 bate-papos promovidos pelo CineZen, em sua maioria com artistas e produtores culturais da Baixada Santista, além de ciclos e mostras de cinema, ora beneficentes, ora realizados em parceria com outras instituições, como o Sesc.

Agora, o veículo celebra meia década de atividades com uma série de ações culturais, começando pelo primeiro encontro do CineZen Clube, sexta, dia 30 de maio, 20h, no Ao Café. “Diferente do formato tradicional de um cineclube, que consiste na exibição de um filme seguida por debate, vamos convidar, uma vez por mês, sempre numa sexta-feira, alguém que realize um trabalho de destaque na região, seja da área cultural ou não, para falar do filme que marcou sua vida”, explica o crítico de cinema André Azenha, criador do site. Para começar, o convidado é o ator e produtor Alexandre Camilo, que falará sobre “Crimes e Pecados” (1989), de Woody Allen. “Será nossa maneira de reverenciar essa arte que tanto nos encanta e emociona ano a ano. Não exibiremos o filme completo. O convidado selecionará cenas que lhe são memoráveis e faremos um bate-papo descontraído, tratando o cinema em sua forma mais pura: de encantamento, agente transformador e provocador. Dessa vez eu farei a mediação, mas nos meses seguintes o objetivo é que chamemos outros jornalistas para a mediação”, explica Azenha.

cinezenclubecapaO CineZen Clube também resgata o formato dos eventos promovidos pelo CineZen em seus primeiros anos: terá sempre cunho beneficente, em prol de instituições indicadas pelos convidados. Para esta edição, quem for poderá colaborar com o Sopão do Coração, iniciativa que já existia antes da Ação do Coração e que foi abraçada pelo projeto de Alexandre Camilo. Outra característica dos eventos realizados pelo CineZen é sortear brindes culturais. “Se falamos de formação de público, preenchemos os eventos com esse atrativo. Mas só sorteamos itens ligados à cultura e às artes, como ingressos de cinema, livros (de preferência, de autores santistas), CDs, etc. Assim, tentamos atrair mais pessoas, e divulgamos a arte”, detalha André.

“Eu como muitos, tenho interesse por listas, por mais controvérsias que elas sempre causam quando são divulgadas. Sou  também  um apaixonado por cinema. Muitos filmes marcaram a minha vida e tenho sempre dúvidas quando penso em fazer uma relação dos 10 mais… Quando me foi pedido que escolhesse um filme que particularmente tenha marcado a minha história a escolha recaiu sobre ‘Crimes e Pecados’, do Allen. Em diversos momentos de minha trajetória, esse filme esteve presente seja como a lembrança de um dialogo ou seja pela trilha ou com sua incrível  capacidade de nos fazer rir, refletir e se emocionar”, afirma Alexandre Camilo.

sertao6“A escolha do espaço Ao Café, como local onde realizar o CineZen Clube, se dá justamente por ser um local que marcou a trajetória do site e que, apesar de ser uma empresa, sempre abriu espaço para a cultura produzida em Santos”, diz André.

Sobre o filme Crimes e Pecados:

Duas histórias seguem paralelamente. Na primeira um oftalmologista (Martin Landau) de sucesso se depara com o fim do seu casamento e da carreira, pois sua amante (Anjelica Huston), cansada da situação, ameaça revelar o caso e também os atos ilícitos cometidos por ele. Ele decide, então, mandar matá-la. Na outra história, um produtor de documentários (Woody Allen) casado ama outra mulher (Mia Farrow), que, no entanto, prefere um outro produtor (Alan Alda). Apenas na cena final as histórias se encontram.

Em junho, o convidado será o artista plástico e cinéfilo Waldemar Lopes, que falará sobre o clássico “A Noviça Rebelde”.

Serviço:
CineZen Clube com Alexandre Camilo falando do filme Crimes e Pecados
Sexta, 30 de maio, 20h
Ao Café, Av. Siqueira Campos, 462, Boqueirão, esquina do canal 4 com a rua Lobo Viana
Entrada franca, mas pede 1kg de alimento não perecível em prol do Sopão do Coração

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *