O buraco é mais ao lado

O buraco é mais ao lado…Ou deveria ser!

Não é apenas para sair do lugar comum e da repetição irracional de erros e desacertos; o título está de acordo com a nossa idéia, ainda que leiga, sobre a posição de um dos túneis e seu imenso valor para a cidade e para a nossa região.

Em outra ocasião iremos falar do túnel do Marapé/Zona Noroeste e de sua vital importância para desafogar o trânsito na entrada da cidade.

Neste momento, queremos abrir a discussão sobre a posição do túnel interligando Santos e Guarujá e de seu interesse também para a fluidez do tráfego na entrada da cidade e redução no caos urbano, porque os veículos que transitarem por ele irão comprometer sobremaneira a mobilidade.

Concordo que é uma opinião leiga, que o autor não é engenheiro de verdade e nem mesmo de obras feitas ou de moenda de cana, que são os que mais abundam, mas ele tem desenvolvido espírito de observação e senso crítico, o que o habilita a fazer estes comentários sobre os túneis.

O túnel do Marapé tem mesmo de ser no Marapé ou, quem sabe, no Jabaquara, mas o túnel para o Guarujá deveria ser antes da entrada da cidade, que é para aliviar o trânsito que vem de fora, demandando a ilha vizinha ou o reverso.

Pelo projeto atual, o túnel vai ficar em extremo oposto à entrada e às estradas que servem a região, levando os veículos a circularem em toda a extensão desta parte da cidade, margeando o porto e inibindo ainda mais o fluxo do tráfego.

A questão de maior importância talvez nem sejam os veículos em trânsito, mas especialmente o desenvolvimento de nossa área continental, abrindo espaço para a construção de moradias de menor custo, para atender a necessidade de abrigo digno para os que vão sendo deslocados de Santos, pelos altos preços dos novos imóveis residenciais ou comerciais e pela inflação gerada por esse mercado em expansão forçada.

Bem, talvez aí esteja uma das questões de interesse de grupos específicos, porque a tendência seria a estabilização dos preços dos imóveis por aqui, em função desta opção para os menos favorecidos. Sabe-se lá!

Não nos esqueçamos do interesse das empresas que atuam nas áreas portuárias e retroportuárias, que também têm os olhos postos nas duas margens do canal do Porto de Santos e da qual não quereriam abrir mão, nem que fosse de uma pequena fatia.

Enfim, o lugar do buraco é mais ao lado…Antes da entrada da cidade.

Veja quem quiser!

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *