Palestra do Oscar com Waldemar Lopes bate recorde de público e arrecadação de alimentos

Em sua vigésima edição, a Palestra do Oscar com Waldemar Lopes alcançou seu recorde de público e de arrecadação de alimentos: na terça-feira, 25 de fevereiro, mais de duzentas pessoas lotaram a sala 1 do Roxy 4, do Pátio Iporanga. A grande adesão do público fez com que muitos não conseguissem assistir ao evento. Assim, foi agendada uma palestra extra para o dia seguinte, quarta, dia 26, no mesmo local e iniciada na mesma hora. Juntando as duas noites, mais de 250 quilos de alimentos não perecíveis foram arrecadados em prol da ACAUSA e Casa João Paulo II.

O evento foi realizado pela Open House Idiomas, em parceria com o Cine Roxy, integrou a programação de 80 anos do Roxy (que serão completados em março) e teve apoio do site CineZen.

Neste domingo, 2 de março, a partir das 22h, na sala 3 do Roxy 5 (Av. Ana Costa, 443, Gonzaga), acontecerá a exibição ao vivo do Oscar, pelo terceiro ano seguido. Waldemar retornará para comentar o prêmio nos intervalos da transmissão, ao lado do jornalista Gustavo Klein. A entrada também é um quilo de alimento não perecível para as mesmas instituições. A exibição ao vivo é uma realização do Cine Roxy, com apoio da Open House Idiomas e do site CineZen. Serão sorteados vários brindes, a exemplo de ingressos de cinema, livros, DVDs, etc.

Em 2013, os dois eventos do Oscar no Roxy arrecadaram mais de 300 quilos de alimentos. A previsão este ano é que o número supere o do ano passado.

Histórico da Palestra do Oscar

“A história da origem da palestra é bem interessante”, afirma Waldemar. “Em um dos cursos de inglês que ministro na Open House Idiomas, chamado ‘Brush up’, que criei para pessoas que quisessem aperfeiçoar o idioma e conhecer mais a cultura americana, eu falava sobre o cinema em Hollywood e filmes independentes”, explica. “Nessas aulas, o Oscar começou a se tornar um tema recorrente, por ser talvez o primeiro prêmio criado para destacar os melhores de um setor e se tornar um modelo e inspiração para demais premiações. Quando se fala de qualquer outro prêmio, como o Tony, por exemplo, é comum se referirem a ele como ‘o Oscar do teatro’”, detalhe o artista plástico. “A ideia de fazer a palestra surgiu na sala de aula. Decidi fazer o evento na própria sala de aula da Open House, em inglês, aberta também ao público interessado. Foi um sucesso! O vencedor daquele ano foi ‘Forrest Gump’, e Tom Hanks se tornou uma espécie de amuleto de sorte para mim”, ressalta.

Palestra extra no dia 26 (Foto: Carlos Oliveira)

Palestra extra do dia 26 (Foto: Carlos Oliveira)

Até 1997 a palestra foi realizada na Open House Idiomas. No entanto, o evento ia crescendo e o problema de espaço se tornou o primeiro obstáculo. A parceria com a Livraria Martins Fontes foi providencial. “Recebi muito apoio da Solange e Aírton, entre 1999 e 2006, onde pude realizar a palestra na sede da Praça Independência”, lembra Waldemar.

Com o fechamento daquela unidade, Waldemar recebeu um grande apoio da Associação dos Médicos de Santos (atual unidade da Associação Paulista de Medicina na cidade), onde o evento ocorreu três anos. “Um maior trabalho começou quando, atendendo a muitos pedidos, comecei a fazer uma sessão extra em português”, destaca. “Infelizmente, problemas de horário e gastos me obrigaram a fazer uma escolha, e a palestra em português prevaleceu”. Há três anos, o Cine Roxy convidou Waldemar para realizar a palestra no cinema.

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *