Documentário Os Melhores Anos de Nossas Vidas encerra Mostra Cine Brasil Cidadania

Na quinta-feira, 23 de janeiro, 19h30, acontece o último dia da Mostra Cine Brasil Cidadania. Será a vez do premiado documentário “Os Melhores Anos de Nossas Vidas” ser exibido ao público, que logo depois da sessão poderá conversar com a cineasta Andrea Pasquini. A mediação será da diretora santista Raquel Pellegrini. A entrada é franca. O projeto é realizado pelo CineZen em parceria com o Sesc.

O filme:

Por meio de depoimentos, o longa remonta a vida no Sanatório Santo Ângelo, em Mogi das Cruzes (SP). São diversas memórias de pessoas que enfrentaram o isolamento por causa do preconceito.

Trecho de crítica publicada no site Cineweb:

Andrea_Pasquini crédito Gui Fonseca“’Os Melhores Anos de Nossas Vidas’ fala de um grupo de pessoas que foram obrigadas a se isolar do resto da sociedade por serem portadoras de hanseníase. Eles ficaram confinados às dependências do Sanatório Santo Ângelo (hoje Hospital Dr. Arnaldo Pezutti Cavalcanti), em Mogi das Cruzes.

Os diversos depoimentos de ex-pacientes montam um painel da vida confinada. Como não podiam sair em hipótese alguma, o sanatório era uma espécie de cidade, com prefeitura, cinema, salão de baile e até igreja.

A documentarista, com seu olhar humanista, joga uma luz sobre um grupo de pessoas que foram praticamente ignoradas pela sociedade. Com os depoimentos emocionados e sinceros, ela transforma preconceito em interesse humano. As lembranças afetivas dos entrevistados vão desde a importância do imponente cinema de mil lugares até como romances surgiam dentro da própria instituição.

Ganhador de uma menção honrosa no Festival É Tudo Verdade, em 2003, ‘Os Melhores Anos de Nossas Vidas’ é uma lição de esperança e antídoto contra preconceito. Comovedor e honesto, o documentário cumpre a função de romper barreiras e obrigar o publico a rever conceitos.”

A cineasta:

Andrea Pasquini é cineasta e há 18 anos dirige e produz filmes, programas de TV e publicidade. Realizou entre outros, o premiado curta-metragem “A História Real” (2001) e os documentários “Os Melhores Anos de Nossas Vidas” (premiado no Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade, 2003), “Sempre no Meu Coração” (premiado pelo concurso DocTV de 2006), “Fiel” (finalista no Prêmio Sesi Cinema de 2009) e “Homem Centenário” (2010). Prepara o documentário “Notas sobre o Tempo” – uma reflexão sobre a passagem do tempo a partir das histórias dos integrantes do Angra, a banda de heavy metal mais importante do Brasil.

Trailer: http://vimeo.com/82016742

Serviço:
Cine Brasil Cidadania – Os Melhores Anos de Nossas Vidas + bate-papo com a cineasta Andrea Pasquini

Mediação: Raquel Pellegrini
Quinta, 23 de janeiro, 19h30
Sala 1 do Sesc Santos – Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida
Entrada franca.
www.facebook.com/cinebrasilcidadania

 

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *