Histórias da vida

lifeUma faísca risca o céu no Marapé ao longe.

Ribomba o trovão e me transporta a Campo Limpo, onde o eco era semelhante a este, de hoje.

O céu enfarrusca e some o morro do José Menino.

Deixo a janela aberta e me acomodo no sofá, enquanto a chuva desaba copiosa entre centelhas e trovões.

Um raio mais intenso me carrega para a casa onde nasci ela eu revejo a cena, ouço a história contada e confirmada tantas vezes por quem viveu aquele momento.

Não tenho porque duvidar; já vi tanta coisa nesta vida.

A família em volta da mesa e no centro dela o cinzeiro de aço inox, de base larga, com uma graciosa garça pousada na borda.

O ambiente por aqui se assemelha e a cena volta à lembrança.

Um vitraux mais adiante e a janela da sala também aberta. Reboa o trovão e provavelmente uma pequena faísca passa por entre as pessoas e atira longe a peça, com o som característico do coque contra o metal.

Sentamo-nos para o lanche – a tarde anoiteceu – eu reconto a história do cinzeiro.

Falamos de raios e trovões, alguns lembram dos riscos, dos descampados… Meu genro relembra a infância que se assemelha à minha nesse aspecto. O banho de mar em tardes chuvosas, a água do mar bem quentinha e, tais quais jacarés na lagoa, nós apenas com os olhos e as narinas fora d´água. Eu em São Vicente e ele na Ilha do Governador, onde nasceu.

Vinte anos separam as duas cenas.

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *