21/08: WIFT Brasil promove sessão de Repare Bem com presença da diretora Maria de Medeiros e da produtora Ana Petta

1170701_10151749776603350_604614191_nWIFT Brasil – Women in Film & Television – é uma entidade sem fins lucrativos que faz parte da WIFT International, uma rede que atua em 16 países, em cinco continentes e tem por objetivo promover o trabalho de mulheres em cinema, TV e novas mídias. Após o sucesso dos eventos com os filmes “Hoje”, de Tata Amaral, e “Elena” de Petra Costa, a WIFT Brasil promove sessão especial do filme “Repare Bem”, quarta-feira, 21 de agosto, a partir das 19h, no Cinusp. Após a exibição do documentário, será realizado um bate-papo com a diretora portuguesa Maria de Medeiros e a produtora e roteirista colaboradora Ana Petta.

A sessão integra a Mostra Núcleo dos Direitos, no CINUSP. A entrada é franca,  mediante a retirada de senhas, por ordem de chegada, na administração do CINUSP (Favo 37), meia hora antes da sessão.

O filme

CARTAZ-REPARE-BEMO filme acompanha a trajetória de uma família sistematicamente atingida pela repressão durante as ditaduras no Brasil e no Chile, traz à tona cicatrizes e questões não resolvidas do passado recente brasileiro. O filme é focado em Denise Crispim, e sua trajetória para reconstruir sua vida após ser presa e perseguida politicamente e ter seu marido, o guerrilheiro Eduardo Leite “Bacuri”, assassinado.

Ficha técnica

Título: Repare Bem – Gênero: documentário –  Duração: 1h45min  –  Ano de lançamento: 2012  –  Direção: Maria de Medeiros. Roteiro: Maria de Medeiros e Anna Peta

Site: http://www.docreparebem.com.br

As convidadas

MARIA DE MEDEIROS, nascida em Portugal – Lisboa é cineasta, cantora e atriz. Iniciou a carreira de atriz em 1982 no filme “Silvestre” de João César Monteiro. Atuou em diversos filmes de renome internacional, destacando-se “Pulp Fiction” de Quentin Tarantino, “Henry & June” de Philip Kaufman, “A Divina Comédia” de Manoel de Oliveira, “Ovos de Ouro” de Bigas Lunas, “Adão e Eva” de Joaquim Leitão, “O Contador de Histórias” de Luiz Villaça, “Viagem a Portugal” de Sérgio Tréfaut, “Frango com Ameixas” de Marjani Satrapi, “Não Estou Morto” de Mehdi Ben Attia,etc.
Em 1994 recebeu os prêmios de melhor atriz no Festival de Veneza e no Festival de Cancun com o filme “Três Irmãos” de Teresa Villaverde, e em 1995, o Globo de Ouro como melhor atriz em “Adão e Eva” de Joaquim Leitão.
Estreou na direção com “Sévérine C”., lançando em seguida “Fragmento II”, e “A Morte do Príncipe”. Realizou o longa-metragem Capitães de Abril, sobre a Revolução dos Cravos, que recebeu o Prêmio do Júri de Melhor Filme na 24ª Mostra internacional de Cinema de São Paulo. Posteriormente dirigiu o curta-metragem “Alguma Coisa Acontece” em “Bem-Vindo a São Paulo”, “Mathilde au Matin”, o documentário “Je t’aime moi non plus”, o curta-metragem “Aventuras de um Homem Invisível” em “Mundo Invisível”.

Foi nomeada Artista da UNESCO para a Paz (2008), sendo a primeira portuguesa a assumir este papel.

Repare Bem é seu quarto longa-metragem que compete no Festival de Gramado.

Atualmente atua na peça “Aos nossos filhos” em cartaz no TUCA até o dia 01 de setembro.

Ana Petta é formada em Artes Cênicas pela USP e tem experiência há mais de dez anos como atriz no teatro, cinema e televisão. No teatro integrou a Cia São Jorge de Variedades e a Cia do Latão. Participou dos telefilmes “Uns Braços” e “As Mãos de Meu Filho” da TV Record, e do seriado “9mm” do canal FOX. Atuou também nos filmes de curta-metragem “Vontade” de Manoel Rangel, “Tempo Morto” da Cia do Latão dirigido por Sérgio Carvalho, “Aventuras de um Homem Invisível” em “Mundo Invisível”, dirigido por Maria de Medeiros; e no longa-metragem “Trabalhar Cansa” de Juliana Rojas e Marcos Dutra. É roteirista colaboradora e produtora do filme “Repare Bem” de Maria de Medeiros.

http://www.youtube.com/watch?v=-NOXy98mGTI Trailer do filme

Mais sobre a WIFT Brasil 

Site: http://wiftbrasil.org/

Facebook: http://www.facebook.com/pages/WIFT-Brasil/196866280337338?fref=ts

————————-

SESSÃO DO FILME “REPARE BEM” + BATE-PAPO COM A DIRETORA MARIA DE MEDEIROS E A PRODUTORA e ROTEIRISTA COLABORADORA ANA PETTA

Data: Quarta-feira, 21 de agosto as 19h

Local: Cinusp – Rua do Anfiteatro 181 – Colméia – Favo 04

Cidade Universitária – São Paulo, SP

Apoio: CineZen

A mostra

de 19 a 25 de agosto de 2013

Marcando o seu primeiro ano de atividades, o Núcleo dos Diretos da USP, conjuntamente com o seminário A Universidade e a Cidade na Perspectiva dos Direitos, convida a todos à semana de filmes NÚCLEO DOS DIREITOS NO CINUSPque exibe, em suas duas salas, na Cidade Universitária e no Centro Universitário Maria Antônia, filmes que dialogam com as discussões realizadas no âmbito do seminário. Assim, dentre outros, os filmes selecionados abordam temas como inclusão social e deficiência (Colegas Intocáveis), diversidade sexual e tolerância (The Bubble Fucking Different São Paulo), direitos das crianças e adolescentes (O Garoto SelvagemSer & TerO Ano em que Meus Pais Saíram de Férias) e economia solidária (assunto dos curtas Em ConstruçãoOutra Economia Acontece Ser da Terra), além de inúmeros outros temas adjacentes, também vinculados à grande temática dos direitos humanos, abordados por esses mesmos filmes. A proposta é que, com a perspectiva dos direitos, sejam abertas novas possibilidades de compreensão da sociabilidade contemporânea, configurando espaços de interlocução das universidades com a sociedade, em particular das universidades públicas, privilegiando, além de uma discussão conceitual mais geral, as áreas específicas da educação, da saúde, do trabalho e da construção da cidadania.

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *