Truque de Mestre: Quando somos enganados, com prazer

truquedemestre1

Desde seu surgimento, no fim do século XIX, o cinema é a arte do ilusionismo. Podemos, assim dizer, que diretores são mágicos. Vejamos o caso de “Truque de Mestre”. Um filme sobre quatro ilusionistas de rua (Jesse Eisenberg, Isla Fisher, Woody Harrelson e Dave Franco) que, tempos depois, bancados por um mecenas (Michael Caine), tornam-s famosos. A cada apresentação, de alguma forma roubam milhões para, no fim do show, o dinheiro ser jogado à plateia. Seriam como Robin Hood? Há o mistério, o policial bonzinho (Mark Ruffalo) que está passos atrás dos ladrões, a agente francesa da Interpol (Mélanie Laurent, de “Bastardos Inglórios” e “O Concerto”), o ex-mágico (Morgan Freeman) que busca desmascarar o quarteto. As motivações em si, não são bem detalhadas. Vez ou outra, somos informados sobre fatos do passado. E o desfecho será o mais óbvio, principalmente a quem viu os recentes “Ilha do Medo”, “O Turista” ou “Em Transe”.

Aí entra a magia. Não a apresentada pela trama. Mas a do cinema. Tem a habilidade do diretor: Louis Leterrier, de carreira irregular (o divertido “Carga Explosiva”, o mediano “O Incrível Hulk”, o pavoroso “Fúria de Titãs”), porém certeiro na condução da ação, dos movimentos de câmera para imergir o espectador no espetáculo, nos arroubos visuais que a história precisa visando hipnotizar o público. A trilha sonora remete aos filmes de suspense dos anos 70. O elenco envolvente, carismático, mescla jovens estrelas de Hollywood e nomes consagrados. A montagem é ligeira, não dá tempo para muitos respiro.

Tal qual à magia, o cinema nos engana. Sabemos estar vendo uma mentira. No entanto, o encantamento é tal, que nos deixamos levar. E nos divertimos. “Truque de Mestre” é exemplo clássico. Se levarmos ao pé da letra, teremos do que reclamar. Caso contrário, nos deixemos entreter por seus truques. É quando somos enganados, com prazer.

truque-de-mestre-posterTruque de Mestre
2013. EUA. Suspense / Policial. De Louis Leterrier. Com Jesse Eisenberg, Mark Ruffalo, Mélanie Laurent, Woody Harrelson, Isla Fisher, Dave Franco, Morgan Freeman, Michael Caine, Michael Kelly.
115 minutos.

Estreia no Brasil: 05/07/2013.

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *