04/06: MIS recebe sessão gratuita do filme ‘Elena’ e bate-papo promovido pela WIFT Brasil e o Cinemulher

Elena_2012_Film_PosterWIFT Brasil – Women in Film & Television – é uma entidade sem fins lucrativos que faz parte da WIFT International, uma rede que atua em 16 países e tem em seu cadastro 13 mil associados entre mulheres e homens. A rede WIFT atua em dois eixos: na promoção do desenvolvimento profissional de mulheres que trabalham em todas as áreas do cinema, vídeo e novas mídias; e na promoção e organização de mostras e festivais de cinema.

Após o sucesso do lançamento, que teve exibições de filmes no Rio de Janeiro e São Paulo, a WIFT Brasil promove sessão: do filme “Elena”, de Petra Costa, na terça-feira, 4 de junho, no MIS, a partir das 19h30. Após a exibição, ocorrerá um bate-papo com a diretora de arte e preparadora de elenco do longa, Martha Kiss Perrone, e a psicóloga especialista em psicologia política, Ana Rita dos Santos Ferreira. Para participar, é preciso enviar email com nome e RG para lancamentowiftbrasil@gmail.com até as 11h do dia 4. O evento é realizado em parceria com o Cinemulher.

O filme

Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar e deixa Petra, a irmã de 7 anos. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas: filmes caseiros, recortes de jornal, diários e cartas. A todo momento Petra espera encontrar Elena caminhando pelas ruas com uma blusa de seda. Pega o trem que Elena pegou, bate na porta de seus amigos, percorre seus caminhos e acaba descobrindo Elena em um lugar inesperado. Aos poucos, os traços das duas irmãs se confundem, já não se sabe quem é uma, quem é a outra. A mãe pressente. Petra decifra. Agora que finalmente encontrou Elena, Petra precisa deixá-la partir. O longa foi vencedor no 45º Festival de Brasília nas seguintes categorias de documentário: direção, montagem, direção de arte e filme pelo júri popular. Site: www.elenafilme.com.

As convidadas

Ana Rita dos Santos Ferreira é Psicóloga e Especialista em Psicologia Política. Atualmente desenvolve pesquisa sobre gênero e raça/etnia na Universidade de São Paulo – USP.

Martha Kiss Perrone trabalhou no filme Elena como diretora de arte e preparadora de elenco. Formada no teatro Escola Célia Helena e em artes plásticas na Faap. Atualmente está em processo de criação do espetáculo Rózå.

Cinemulher – É um cineclube com temática de gênero, que tem por objetivo exibir e debater filmes feitos por mulheres e/ou que tenham a mulher como tema.

wiftlogoWIFT Brasil – Faz parte da instituição WIFT International – Women in Film & Television International – sediada em Los Angeles, que detém cadastro de mais de 13 mil associados, entre mulheres e homens e atua  em cinco continentes, em 16 países. O objetivo é oferecer suporte, educação e aperfeiçoamento profissional às mulheres que trabalham com cinema, televisão e novas mídias no país.

A infraestrutura visa facilitar o intercâmbio de ideias e proporcionar desenvolvimento profissional, capacitação de liderança e treinamento, de modo a estimular as iniciativas femininas na área de cinema e audiovisual no Brasil.

Toda a programação é constantemente renovada para cobrir ampla gama de atividades, tais como: criação de roteiros, técnicas de produção, criação de planos de negócios viáveis, mentorias, estratégias de captação de recursos, financiamento e coproduções nacionais e internacionais.

Site: http://wiftbrasil.org/

Facebook: http://www.facebook.com/pages/WIFT-Brasil/196866280337338?fref=ts

Sessão de Elena + bate-papo com a diretora de arte Martha Kiss Perrone e a psicóloga Ana Rita dos Santos Ferreira
Terça-feira, 4 de junho, 19h30
MIS – Av. Europa, 158 – Jardim Europa
Entrada franca, mas é preciso confirmar presença pelo email lancamentowiftbrasil@gmail.com.

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *