Theo Angelopoulos (1936-2012)

O cineasta, quando recebeu a Palma de Ouro em Cannes

O cineasta grego Theo Angelopoulos, morreu ontem, aos 76 anos, após ser atropelado por uma motocicleta, enquanto trabalhava nas gravações de seu novo filme, “O Outro Mar”. O diretor sofreu graves feridas na cabeça e foi levado a um hospital perto de Atenas. O impacto ocorreu quando ele atravessava uma rua. O motorista, hospitalizado, é um policial que estava fora de seu horário de serviço.

Em uma rara entrevista para televisão, no ano passado, o diretor disse que seu próximo filme seria sobre a crise econômica na Grécia. “Continuo sendo um esquerdista em confusão total”, afirmou à rede estatal NET. “Esta é uma situação de emergência, temos de perceber isso. Assim, todos devemos examinar o que se pode fazer, a esquerda e a direita, isso é o que peço (…) Me dá medo o que o futuro pode trazer.”

Conhecido pelo seu estilo pausado, lento e etéreo, Angelopoulos teve uma carreira de mais de 40 anos e venceu vários prêmios, principalmente em festivais europeus. Em 1998, recebeu a Palma de Ouro de Cannes por “Uma Eternidade e um Dia”, que traz o ator Bruno Ganz (de “Asas do Desejo” e “A Queda” – As Últimas Horas de Hitler”) no papel principal. No mesmo festival, em 1995, ganhou o Grande Prêmio do Júri e o prêmio Fipresci por “Um Olhar a Cada Dia”, protagonizado por Harvey Keitel. Entre outros atores famosos com quem trabalhou estão Marcello Mastroianni (1924-1996) e Jeanne Moreau.

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

One thought on “Theo Angelopoulos (1936-2012)

  1. “Me dá medo o que o futuro pode trazer.”

    Seria coincidência a morte de alguém por um policial quando se faz algo que fala de crise no seu país?!

    Hmmm……… sei……

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *