Coletânea CINEZEN | Vol. 1 será lançada em noite multicultural

Dos 85 anos de Marilyn Monroe à política cultural. Do polêmico “Melancolia” ao fofo “Minhas Tardes com Margueritte” e o incensado “Meia Noite em Paris”. Do cult “A Estrela”, com Julie Andrews, aos clássicos “A Moça com a Valise”, de Valerio Zurlini, e “Infâmia”, estrelado por Audrey Hepburn. Entrevistas que flagraram o momento do cinema árabe na mostra que veio ao Brasil, bem como o meio cultural da Baixada Santista. Contos e crônicas de autores veteranos e da nova geração. Essa variedade jornalística e cultural de 2011 pode ser conferida no site CineZen. Mas e quem não tem internet? E o registro nas bibliotecas? Com o intuito de documentar tais informações, disponibilizá-las à sociedade em formato físico, e proporcionar a colaboradores do site a chance de terem o primeiro texto publicado em um livro, o CineZen lança seu primeiro projeto literário: “Coletânea CineZen: Vol. 1”

A sessão de autógrafos acontecerá em 20 de janeiro, uma sexta-feira, no Almanaque Gastronomia, Cultura e Arte, a partir das 19h, e vai até a madrugada. “O CineZen, ao longo desses quase três anos, tornou-se multicultural, perfil que levou para os eventos que produz. O lançamento seguirá tal forma de pensar e agir”, explica o editor André Azenha. A programação da noite terá, além do livro, exposição de fotografias feitas pela também escritora e editora Cláudia Brino, exibição do curta-metragem “Os Canais de Saturnino” (20h15), de Carlos Oliveira, sobre a história dos canais de Santos, e apresentação musical de Zerobeto Freire (21h30), cujo repertório é calcado em canções de filmes e executado enquanto imagens de longas são projetadas em uma tela. Por volta de 23h15 haverá sorteio: quem adquirir o livro no dia concorrerá a ingressos para cinema, vales-locação da Vídeo Paradiso, outros livros e um ano de assinatura da revista Cabeça Ativa, da Costelas Felinas. Da meia-noite até 1h30 do dia 2, é a vez do músico e cantor Luiz Cláudio de Santos apresentar seu set list repleto de clássicos dos Beatles, entre outros grandes nomes da música. A entrada no evento é gratuita.

| Saiba mais sobre os autores presentes no livro

Organizado pelo jornalista André Azenha, o projeto independente foi custeado em 50% pelos bares O Almanaque e Bar do Rica (que ainda será inaugurado), 20% pela Vídeo Paradiso e 30% pelo próprio editor. Reúne textos de 14 colaboradores do site e tem capa assinada pelo artista plástico Argemiro Antunes, o Miro. A edição ficou a cargo da Costelas Felinas, de São Vicente. A tiragem é limitada.

A coletânea compila textos publicados no CineZen entre janeiro e agosto de 2011. O livro, feito de maneira artesanal, foi editado e impresso de setembro a dezembro do ano passado.

Em 2011, o CineZen realizou algumas entrevistas marcantes, com artistas e produtores culturais da Baixada Santista. O livro registra parte do momento vivido pela cultura de Santos e região no ano passado. “Por isso, pretendemos distribuí-lo, depois, em algumas bibliotecas da região”, diz o jornalista. “Somos um site independente, e prova de que é possível realizar, mesmo sem fonte de renda. Fazemos por que gostamos e acreditamos. E nos orgulhamos de, com o tempo, termos recebido tantos colaboradores. Além de tudo, o livro é uma forma de retribuir o compromisso que eles tiveram com o site”, conclui.

Ficha técnica:
Coletânea CINEZEN | Vol. 1
Organização: André Azenha
Textos de 15 autores: Adriano Mello Costa, André Azenha, Edu Fernandes, Jean Garnier, Madeleine Alves, Marcelo Costa, Marcelo Rayel, Marcus Morais, Pergentino Júnior, Regina Azenha, Ricardo Chapolla, Ricardo Flaitt, Sérgio Vaz, Tatiane Matheus e Waldemar Lopes
Capa: Argemiro Antunes, o Miro
Edição: Costelas Felinas
Capa dura
130 páginas
R$ 20,00

Serviço do evento:
Lançamento do livro e noite multicultural
Onde: O Almanaque, Gastronomia, Cultura e Arte – Av. Bartolomeu de Gusmão, 88, Aparecida, orla da praia, na direção do Posto 6
Quando: Sexta-feira, 20 de janeiro, a partir das 19h
Entrada no evento é franca

Programação do dia:

– 19h: Início da sessão de autógrafos e exposição de fotos, e colheita poética (haverá uma árvore simbólica, onde quem chegar poderá retirar poemas)
– 20h15: Exibição do curta-metragem “Os Canais de Saturnino” (duração de 20 min.)
– 21h30: Apresentação musical de Zerobeto Freire, músico e professor, atuando há 16 anos.
Hoje tem seu trabalho voltado a pesquisa de instrumentos e suas sonoridades. Realizando trabalhos com música cênica para teatro e com outros músicos da cidade.
– 0h até 1h30 do dia 2: Apresentação musical de Luiz Cláudio de Santos.
O editor e autores ficarão presentes até o fim da noite.


Para saber mais sobre cada autor presente na coletânea, acesse: http://cinezencultural.com.br/site/2012/01/02/conheca-os-autores-presentes-no-livro-coletanea-cinezen-vol-1/.

CineZen – Site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista) e prestar serviços. Semanalmente publica críticas das estreias de cinema e lançamentos em home vídeo, desde filmes contemporâneos até clássicos e cults, colunas, contos, crônicas, reportagens e vídeos, entre outras novidades. Conta com colaboradores de Santos, São Paulo, Santa Catarina, Recife e em 2010 firmou parceria com a Cinemaki, rede social para a discussão de cinema, com membros do Brasil, Argentina, Chile, México, Colômbia, Peru, Venezuela, Espanha, Índia, Estados Unidos e Reino Unido. Atualmente conta com 56 mil acessos únicos mensais. Pode ser acessado pelos endereços www.cinezen.net ou www.cinezencultural.com.br. Contatos: editor.cinezencultural@gmail.com e 13 9744-3726.

Sobre o Almanaque e Bar do Rica – Hoje sediado em frente â praia da Aparecida, ganhará novo endereço a partir da terceira semana de dezembro, na Rua Euclides da Cunha, onde promete expandir seu perfil cultural. No endereço atual, será montado o Bar do Rica, que terá clima praiano e oferecerá almoço na alta temporada. Ambos pertencentes aos mesmos proprietários. Mas o novo cardápio já está disponível. As receitas exclusivas trazem bolinhos de arroz com alecrim e ricota seca defumados, quibe de amendoim torrado e bolinho de tutu de feijão com calabresa (todos com 15 unidades). Também não faltam porções tradicionais, a exemplo do provolone à milanesa. O cliente encontra 20 opções de cachaça, sendo 15 delas de procedência mineira. As doses mais indicadas são a Porto Estrela e a Mata Verde, envelhecidas em barris de madeiras de umburana. A casa tem programação musical variada. Das 18h ao último cliente (fecha segunda). Avenida Bartolomeu de Gusmão, 88, Aparecida. Tel.: 3394-9991.

Sobre a Vídeo Paradiso – Locadora que completou 20 anos de atuação em agosto de 2011, possui um acervo com mais de 17 mil títulos, entre DVDs, Blu-rays e fitas VHS. Tem sido parceira de e apoiado projetos culturais da região, como da Cinemateca de Santos, Cineclube Lanterna Mágica, Oficinas Querô, cujos curtas são disponibilizados para locação gratuita, Sesc, Curta Santos e o CineZen. Mais em www.videoparadiso.com.br.

Sobre a Edições Costelas Felinas – Dirigida por Cláudia Brino e Vieira Vivo, realiza um trabalho totalmente alternativo no intuito de diminuir o abismo existente entre escritores e editoras convencionais e dinamizar a veiculação de textos restritos às gavetas. A costura e encadernação são totalmente artesanais e, o papel, reciclado. Contato e catálogo: www.costelasfelinas.blogspot.com.

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *