Roxy exibe ópera Satyagraha e balé A Bela Adormecida

"A Bela Adormecida"

O Cine Roxy tem exibido, com exclusividade na Baixada Santista, a temporada 2011/2012 de óperas balés. Em 19 (sábado) e 20 (domingo) de novembro, o cinema terá sessões respectivamente da ópera “Satyagraha”, de Philip Glass, transmitida diretamente do Metropolitan Opera (Nova York), e do balé “A Bela Adormecida”, em montagem do Balé Bolshoi, direto de Moscou.

Satyagraha:

O compositor americano Philip Glass definiu “Satyagraha” como uma obra que trata de política, violência e não-violência. A ópera relata os primeiros anos de Gandhi na África do Sul e, ao longo de três atos, reforça o conceito de resistência pacífica difundido pelo indiano que inspirou ativistas em todo o mundo.

Nesta coprodução do Met e da Ópera Nacional Inglesa, os diretores Phelim McDermott e o cenógrafo Julian Crouch utilizam elementos visuais marcantes, como os bonecos gigantes feitos de papel-jornal, pedaços de tecido e fibra de vidro, para criar um rico universo teatral a partir de materiais aparentemente banais. A maioria dos cenários é feita de metal retorcido.

O tenor Richard Croft teve que perder cinco quilos e raspar o cabelo para encarnar Gandhi. O elenco inclui ainda a soprano australiana Rachelle Durkin, o barítono americano Kim Josephson e o baixo-barítono Alfred Walker. Dante Anzolini comanda a orquestra. A sessão terá 248 minutos de duração, incluindo dois intervalos.

Serviço:
“Satyagraha”, de Glass
Quando: Sábado, 19 de novembro, 16h, direto do Metropolitan Opera, de Nova York
Onde: Cine Roxy, Avenida Ana Costa, 465, Gonzaga
Quanto: R$ 35,00 (meia-entrada)*
*Todos pagam meia

A Bela Adormecida:

Criado para o Teatro Mariinsky de São Petersburgo, “A Bela Adormecida” teve sua estreia em janeiro de 1890, e é um dos mais conhecidos balés de Tchaikovsky. A coreografia original, de Marius Petipa, criou passos solistas brilhantes, e está entre as peças clássicas mais bem sucedidas da história. Sua versão tornou-se rapidamente um enorme sucesso em todo o mundo, emergindo como uma obra-prima. A versão do Bolshoi foi coreografada originalmente em 1973 por Yuri Grigorovich.

Para o batismo da princesa Aurora, a fada do mal Carabosse lança uma terrível maldição, prevê que ela vai picar o dedo e morrer em seu décimo sexto aniversário. Felizmente, a fada Lilás, que ainda não ofereceu seu presente, diminui a maldição: Aurora será mergulhada em um sono profundo por cem anos, mas será despertada pelo beijo de um príncipe. O aniversário fatídico chega e a princesa está prestes a receber sua esperada visita. Mas o rei e a rainha se esquecem de Carabosse, concentrados em arrumar um marido para a filha. Eles não percebem que, com um disfarce de velha, ela tenta se aproximar de Aurora. A sessão terá 180 minutos de duração, incluindo um intervalo.

Baixe vídeo com trailer do espetáculo, em alta resolução:

Serviço:
“A Bela Adormecida”, com o balé Bolshoi
Quando: Domingo, 20 de novembro, 13h, direto de Moscou
Onde: Cine Roxy, Avenida Ana Costa, 465, Gonzaga
Quanto: R$ 35,00 (meia-entrada)*
*Todos pagam meia

Sobre o Roxy:

O Roxy, desde a sua inauguração há 75 anos, procurou acompanhar de perto as transformações tecnológicas que aconteceram no mundo. Hoje, conta com três unidades. São elas o Brisamar 6, em São Vicente e, no Gonzaga, em Santos, o Iporanga 4, do Shopping Pátio Iporanga, e a primeira, Gonzaga 5, que proporciona à Baixada Santista algo cada vez mais raro no país: contar com um cinema de rua, charmoso, bem estruturado. O cinema acompanha os principais lançamentos, desde os blockbusters até filmes premiados e independentes, bem como espetáculos musicais e teatrais. De perfil empreendedor, também colabora no fomento cultural e artístico regional, através de parcerias com festivais, projetos, produtores culturais, cineastas e artistas. Saiba mais em www.cineroxy.com.br.

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *