Clássico Verão de 42 será exibido dia 17 na UniSantos

O Núcleo de Psicanálise de Santos e Região dá sequencia ao Ciclo de Cinema O Olhar da Psicanálise e Outros Olhares, cujo tema deste semestre é O adolescente: uma metamorfose ambulante”. Em 17 de setembro, sábado, 14h30, será exibido o clássico “Verão de 42” (1971). A sessão, gratuita, acontecerá no auditório do Campus Vila Mathias, Rua Doutor Carvalho de Mendonça, 144. A entrada é franca e o evento é aberto ao público geral. Após o filme, haverá bate-papo com o jornalista e editor do CineZen, André Azenha, e Regina Helena Coelho Levy, do Núcleo de Psicanálise.

A trama do filme: No verão de 1942, três amigos vão passar as férias com seus pais numa pequena ilha. Eles estão repletos de interrogações sobre a vida, a sexualidade, o amor, a guerra. Hermie (Gary Grimes), 15 anos, apaixona-se por Doroty (Jennifer O’Neill), uma bela mulher mais velha, que viu o marido partir para a guerra.

O longa, dirigido por Robert Mulligan, recebeu o Oscar de melhor trilha musical e ainda foi indicado às categorias roteiro adaptado, fotografia e montagem. Veja o trailer:

Serviço:
Ciclo de Cinema O Olhar da Psicanálise e Outros Olhares –“Verão de 42” com participações de André Azenha e Regina Helena Coelho Levy
Quando: 17 de setembro, sábado, 14h30
Onde: Auditório do Campus Vila Mathias da UniSantos, Rua Doutor Carvalho de Mendonça, 144
ENTRADA FRANCA
Mais informações: http://www.npsr.org.br/Ciclo.htm

Sobre o ciclo Olhar da Psicanálise e Outros Olhares
O Ciclo de Cinema Olhar da Psicanálise e Outros Olhares é uma atividade do Núcleo de Psicanálise de Santos e Região aberta ao público em geral e que tem como motivação fazer dialogar a psicanálise com outras visões sobre o ser humano a partir da reflexão sobre filmes.

A escolha dos filmes é orientada por um tema, que neste segundo semestre de 2011 será “O adolescente: uma metamorfose ambulante”. Após a exibição, um integrante do Núcleo de Psicanálise de Santos e Região e um profissional de outra área, convidado de acordo com o tema escolhido, comentam a obra.

O Ciclo de Cinema acontece sempre nos terceiros sábados dos meses de abril, junho, setembro e novembro, às 14h30, no Auditório do Campus Vila Mathias da Unisantos, à Rua Carvalho de Mendonça, 144. A entrada é gratuita. O próximo filme do ciclo será “As Melhores Coisas do Mundo”, de Laís Bodanzky, em 19 de novembro.

Sobre André Azenha
André Luiz de Albuquerque Azenha é jornalista, formado em 2001. Foi colaborador e colunista de sites, revistas e jornais de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Alagoas. Sempre alternando textos sobre música, teatro e cinema. Desde 2007 é repórter da Veja Litoral Paulista. Em 2008, publicou seu primeiro livro, Poesia a Quatro Mãos, escrito em parceria com sua mãe e poetisa Regina Azenha. Trabalhou com o crítico de cinema Rubens Ewald Filho entre 2008 e 2009. Também é assessor de imprensa. Atuou três anos em agências de comunicação, em São Paulo. Fez a assessoria de comunicação da Feira Música Brasil, maior evento de música e negócios, ocorrido no Recife, em 2009. Em 2011, escreveu críticas de filmes para a revista Época São Paulo e foi convidado pelo SESC a mediar o ciclo de cinema Documentários Comentados. Participa de e organiza ciclos de cinema e eventos culturais. Colabora com a revista literária Mirante. Criou o CineZen em março de 2009 e no ano seguinte passou a organizar do “CineZen Convida”, evento beneficente realizado sempre nos aniversários do site, com o objetivo de estimular a discussão e a produção cultural. Escreve também no blog pessoal www.andreazenha.com. Contatos: 13 9744-3726 e editor.cinezencultural@gmail.com.

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

One thought on “Clássico Verão de 42 será exibido dia 17 na UniSantos

  1. VERAO DE 42 É UM DAQUELES FILMES QUE VC SEMPRE VAI TER VONTADE DE REVER!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *