Qual o valor de uma cópia fiel?


“Cópia Fiel” acompanha a tarde de Elle (Juliette Binoche), dona de galeria, e o escritor britânico James Miller (William Shimell), cujo livro dá título ao filme. Quando param num restaurante, a garçonete os confunde com marido e mulher. Dali em diante, a dupla decide interpretar os papeis designados pela atendente. Em certo momento, já não sabemos se a relação é fantasia ou realidade.

O longa é o primeiro do renomado cineasta iraniano Abbas Kiarostami no exílio europeu. Homenageia “Viagem à Itália” (1954), de Roberto Rossellini, e traz Juliette Binoche em estado de graça. Premiada pelo papel em Cannes 2010, a francesa envolve sem apelar para quilos de maquiagem, horas de academia ou botox.

http://www.youtube.com/watch?v=B1tHw1u1x2U

A ambientação em Lucignano, na Toscana, dá o charme da produção. E a história estimula o debate sobre a percepção do público em relação à arte. Se a qualidade de uma obra artística depende do contexto e está nos olhos de quem a vê, a imitação pode ter a mesma validade da original? No caso de Kiarostami, independe: o valor artístico é imensurável.

CÓPIA FIEL
(Copie Conforme, França / Itália / Irã, 2010).
Direção e roteiro: Abbas Kiarostami.
Elenco: Juliette Binoche, William Shimell, Jean-Claude Carrière, Agathe Natanson, Gianna Giachetti, Adrian Moore, Angelo Barbagallo, Andrea Laurenzi, Filippo Trojano.
Drama.
106 minutos.

Estreia no Brasil: 18/03/2011.

Lançamento em DVD e Blu-ray: 11/08/2011.

O filme integra o acervo da Vídeo Paradiso.

Leia mais sobre e comente o filme também no Cinemaki.

André Azenha
Jornalista por formação, crítico de cinema, produtor cultural, pesquisador, curador, assessor de imprensa. Criou o CineZen em 2009. Colaborou com críticas semanais nos jornais Expresso Popular e quinzenais no jornal A Tribuna. Colabora semanalmente com a Rádio Santos FM. Escreveu entre 2012 e 2017 para o blog Espaço de Cinema no G1 Santos. Criador e coordenador do Santos Film Fest - Festival Internacional de Filmes de Santos, CulturalMente Santista - Fórum Cultural de Santos, Nerd Cine Fest e PalafitaCon. Em 2016 publicou o livro "Histórias: Batman e Superman no Cinema". Já colaborou com sites, revistas e jornais de diversas partes do país. Realizou 102 sessões de um projeto de cinema itinerante. Atualmente participa do projeto Hora da Cultura, pela Secult Santos, levando sessões de filmes e bate-papos às escolas da rede municipal. Mestrando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Escreveu sobre cinema para sites, jornais e revistas de Santos, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Limeira e Maceió. www.facebook.com/andreazenha01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *