
A Justiça Federal em Belo Horizonte decidiu, nesta terça-feira (9), a proibição do filme “A Serbian Film – Terror sem Limites” em todo o Brasil. O longa havia sido liberado pela classificação indicativa para maiores de 18 anos há menos de uma semana.
“Tratando-se de um filme que traz consigo a marca da polêmica, já deflagrada inclusive em outros países, sobretudo em razão da alegada cena na qual um recém-nascido é violentado sexualmente, como afirmado na inicial, creio que a decisão da Administração [Ministério da Justiça] de classificar e liberar a exibição do filme, ainda que elegendo um prazo de 30 dias para que os órgãos competentes verifiquem a possível ocorrência de crime, subverte a ordem natural e lógica do que é razoável”, diz o juiz Ricardo Machado Rabelo, tentando explicar a censura.
O magistrado não esclareceu se chegou a assistir a trama ou se decidiu pela proibição baseando-se em matérias na imprensa como fizera a juíza Katerine Jatahy Nygaard, da 1ª Vara da Infância, Juventude e Idoso do Rio de Janeiro, a primeira a censurar a obra. A liminar permite recurso. O distribuidor do filme no Brasil Raffaele Petrini afirmou que irá recorrer da decisão.