Associação de críticos mineiros exibirá censurado A Serbian Film

"A Serbian Film"

A Associação Mineira de Críticos de Cinema realizará um debate sobre censura, seguido da exibição de “A Serbian Film – Terror Sem Limites”, nesta sexta-feira (5), 20h30, no Galpão Cine Horto, Belo Horizonte (MG).

O encontro será ministrado pelos críticos Marcello Castilho Avelar (Estado de Minas), Marcelo Miranda (O Tempo) e Pablo Villaça (Cinema em Cena). A exibição, permitida apenas para maiores de 18 anos, é uma iniciativa da associação com a Petrini Filmes (que detém os direitos de distribuição do longa no Brasil) e o Cineclube UFMG.

“A Serbian Film – Terror Sem Limites” teve sua cópia apreendida pela Justiça carioca e está censurado no Brasil desde 22 de julho. A trama acompanha um ator pornô que entra em um obscuro projeto e passa a ser submetido a todo tipo de violência. O longa-metragem do sérvio Srdjan Spasojevic tem cenas que insinuam estupro de um recém nascido.

Após a apreensão da cópia, em 29 de julho, o procurador mineiro Fernando Martins conseguiu proibir a exibição nacional do filme. O processo de análise da Classificação Indicativa no Ministério da Justiça, que atribuiria o limite de idade do espectador para assistir ao filme, foi travado. A decisão de liberar ou censurar “A Serbian Film – Terror Sem Limites” dependerá da Consultoria Jurídica do Ministério da Justiça.

Desde que a censura prévia foi abolida na Constituição Federal, este é o primeiro caso de um filme que teve sua exibição impedida no Brasil – o último havia sido “Eu Vos Saúdo, Maria”, de Jean-Luc Godard.

Diversas entidades do audiovisual e da crítica de cinema já se manifestaram contra a censura, entre elas a Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), a Associação dos Roteiristas (AR), a Associação Brasileira dos Documentaristas (ABD), o Congresso Brasileiro de Cinema (CBC) e o Conselho Nacional de Cineclubes (CNC).

Serviço
Debate e exição de “A Serbian Film – Terror Sem Limites”
Quando: Sexta, 8 de Agosto
Onde: Rua Pitangui, 3613 – Belo Horizonte/MG
Mais informações: (31) 3481-5580

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *