Sexo Sem Compromisso: Já vimos esse filme

A história é manjada. Homem e mulher tornam-se amigos. A amizade fica colorida. Invariavelmente um dos dois irá se apaixonar. O outro dirá que atingiram o limite da relação, sem saber que também está apaixonado. Se afastarão. E o final não é difícil imaginar. Já vimos várias vezes “Sexo Sem Compromisso”. Há o melhor amigo dele, a melhor amiga dela. Que também terão um romance paralelo ao casal protagonista. Nos papeis principais estão a vencedora do Oscar, Natalie Portman e o atual Mr. Demi Moore, Ashton Kutcher.

O astro interpreta Adam, assistente de produção de uma série estilo Glee. Portman é Emma, médica que trabalha 80 horas por semana e não quer saber de envolvimento sério. Ambos decidem transar casualmente. Se possível, em lugares inusitados. Só que, passado algum tempo, ele quer algo além do sexo. Daí temos o conflito batido do longa. Sucesso de público nos Estados Unidos, a comédia romântica marcou o retorno à direção de Ivan Reitman (“Os Caça-Fantasmas”, “Um Tira no Jardim de Infância”), que voltou a filmar depois de cinco anos incentivado pelo filho Jason (“Juno”, “Amor Sem Escalas”). O trabalho fica longe dos melhores momentos do cineasta. Vez ou outra lembra mesmo algumas chanchadas. Mas os atores têm química, fundamental em filmes do gênero. E há algumas boas sacadas, como Kevin Kline, que faz Alvin, o pai de Adam. Veterano ator de sucesso, cuja especialidade fora das telas é transar com as ex-namoradas do filho. Situação que ironiza tantos homens que depois de certa idade precisam comprovar a masculinidade saindo com garotas bem mais novas.

Repleta de clichês, a produção não é nenhum “Harry e Sally”, mas tem seus momentos e traz Natalie Portman numa personagem mais descontraída. Fator curioso após vê-la como a paranóica Nina de “Cisne Negro”, comprovando sua versatilidade como atriz.

SEXO SEM COMPROMISSO
(No Strings Attached, EUA, 2011).
Direção: Ivan Reitman.
Roteiro: Elizabeth Meriwether e Michael Samonek.
Elenco: Natalie Portman, Ashton Kutcher, Kevin Kline, Cary Elwes, Greta Gerwig, Lake Bell, Olivia Thirby, Mindy Kaling, Ludacris.
Comédia romântica.
108 minutos.

Estreia no Brasil: 18/03/2011.

Lançamento em DVD e Blu-ray: 02/08/2011.

O filme integra o acervo da Vídeo Paradiso.  

Leia mais sobre e comente o filme também no Cinemaki.

André Azenha
Jornalista por formação, crítico de cinema, produtor cultural, pesquisador, curador, assessor de imprensa. Criou o CineZen em 2009. Colaborou com críticas semanais nos jornais Expresso Popular e quinzenais no jornal A Tribuna. Colabora semanalmente com a Rádio Santos FM. Escreveu entre 2012 e 2017 para o blog Espaço de Cinema no G1 Santos. Criador e coordenador do Santos Film Fest - Festival Internacional de Filmes de Santos, CulturalMente Santista - Fórum Cultural de Santos, Nerd Cine Fest e PalafitaCon. Em 2016 publicou o livro "Histórias: Batman e Superman no Cinema". Já colaborou com sites, revistas e jornais de diversas partes do país. Realizou 102 sessões de um projeto de cinema itinerante. Atualmente participa do projeto Hora da Cultura, pela Secult Santos, levando sessões de filmes e bate-papos às escolas da rede municipal. Mestrando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Escreveu sobre cinema para sites, jornais e revistas de Santos, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Limeira e Maceió. www.facebook.com/andreazenha01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *