Gramado promove seminário contra a censura

"A Serbian Film"

A Associação Brasileira de Críticos de Cinema – ABRACCINE – e a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul – ACCIRS promovem o seminário A censura voltou? O veto ao longa “A Serbian Film” em questão.

O evento acontece dentro da programação oficial da 39ª edição do Festival de Cinema de Gramado, em 6 de agosto, sábado, às 15 h, no Hotel Serra Azul.

O tema do seminário se caracteriza por uma urgência: a possibilidade do cerceamento à liberdade artística através de ato de censura. Mesmo banida pela Constituição de 1988,  a censura volta a rondar o cenário da exibição do Brasil, no momento em que “A Serbian Film – Terror Sem Limites”, de Srdjan Spasojevic, após impedido de ser apresentado no RIOFAN, festival de cinema fantástico do Rio de Janeiro, a partir de uma liminar obtida pelo diretório regional do  DEM (Democratas do Rio de Janeiro), acabou, com os desdobramentos legais, sendo proibido em todo território nacional pelo Ministério da Justiça.

Como são classificados os filmes no Brasil, quais as características do gênero Fantástico, qual o papel da crítica na defesa da liberdade de expressão, qual a jurisprudência que o caso “Serbian” poderá gerar e, por fim, porque a sociedade precisa estar atenta a estes episódios serão aspectos abordados neste seminário, que tem como convidados:

Frederico Machado – diretor da Lume Filmes e do Festival Internacional Lume de Cinema.

Davi Pires – diretor do Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação do Ministério da Justiça.

João Pedro Fleck – diretor do Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre, que exibiu cópia de A Serbin Film.

Luiz Zanin Oricchio – crítico de cinema e presidente da ABRACCINE.

Roger Lerina – crítico de cinema e presidente da ACCIRS.

Serviço:
A censura voltou? O veto ao longa “A Serbian Film” em questão
Quando: 6 de agosto, 15h
Onde: Hotel Serra Azul, Festival de Cinema de Gramado
ENTRADA FRANCA

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *