A Cinemateca de Santos dá sequencia à Mostra em Homenagem a Akira Kurosawa neste sábado, 30 de julho, 20h. Será exibido o clássico “Kagemusha – A Sombra de um Samurai”, de 1980. A entrada é franca.
Shingen, um poderoso senhor do Japão feudal, tornou-se tão lendário como o lema que tremula em usas bandeiras: “Rápido como o vento, silencioso como a floresta, poderoso como o fogo, imutável como as montanhas”. Ferido mortalmente em batalha, Shingen ordena que seja localizado um sósia para substituí-lo e que sua morte seja mantida em segredo, para que seus inimigos não ataquem seu feudo. O Kagemusha (a sombra do samurai) é um ladrão que precisa se transformar em grande líder e comandar 25 mil samurais. O filme aborda o costume no Japão feudal dos líderes que utilizavam dublês para se proteger.
http://www.youtube.com/watch?v=DkUE0BLi5PQ&feature=youtu.be
Foi premiado com a Palma de Ouro em Cannes, direção e figurino no Bafta e recebeu duas indicações ao Oscar.
A Cinemateca de Santos tem apoio cultural da Vídeo Paradiso.
Serviço:
Mostra de Cinema em Homenagem a Akira Kurosawa – “Kagemusha – A Sombra de um Samurai”
Quando: Sábado, 30 de julho, às 20h
Onde: Cinemateca de Santos, Rua Ministro Xavier de Toledo, 42, Campo Grande, Santos
Telefones: (13) 3301-1612 e (13) 3251-1613
ENTRADA FRANCA
O tema é bom, mas o filme peca pela longa duração. Akira Kurosawa costumava desenhar uma a uma as cenas, antes de filmá-las, tal o seu apuro técnico. Ao assistir ao filme, vem à cabeça a famosa observação de Bertolt Brecht: “Miserável país aquele que precisa de herois”.