Cinemateca de Santos exibe Kagemusha, de Kurosawa

A Cinemateca de Santos dá sequencia à Mostra em Homenagem a Akira Kurosawa neste sábado, 30 de julho, 20h. Será exibido o clássico “Kagemusha – A Sombra de um Samurai”, de 1980. A entrada é franca.

Shingen, um poderoso senhor do Japão feudal, tornou-se tão lendário como o lema que tremula em usas bandeiras: “Rápido como o vento, silencioso como a floresta, poderoso como o fogo, imutável como as montanhas”. Ferido mortalmente em batalha, Shingen ordena que seja localizado um sósia para substituí-lo e que sua morte seja mantida em segredo, para que seus inimigos não ataquem seu feudo. O Kagemusha (a sombra do samurai) é um ladrão que precisa se transformar em grande líder e comandar 25 mil samurais. O filme aborda o costume no Japão feudal dos líderes que utilizavam dublês para se proteger.

http://www.youtube.com/watch?v=DkUE0BLi5PQ&feature=youtu.be

Foi premiado com a Palma de Ouro em Cannes, direção e figurino no Bafta e recebeu duas indicações ao Oscar.

A Cinemateca de Santos tem apoio cultural da Vídeo Paradiso.

Serviço:
Mostra de Cinema em Homenagem a Akira Kurosawa – “Kagemusha – A Sombra de um Samurai”
Quando: Sábado, 30 de julho, às 20h
Onde: Cinemateca de Santos, Rua Ministro Xavier de Toledo, 42, Campo Grande, Santos
Telefones: (13) 3301-1612 e (13) 3251-1613
ENTRADA FRANCA

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

One thought on “Cinemateca de Santos exibe Kagemusha, de Kurosawa

  1. O tema é bom, mas o filme peca pela longa duração. Akira Kurosawa costumava desenhar uma a uma as cenas, antes de filmá-las, tal o seu apuro técnico. Ao assistir ao filme, vem à cabeça a famosa observação de Bertolt Brecht: “Miserável país aquele que precisa de herois”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *