Coluna da semana | 21 de Julho de 2011


Ótima chance: sexta (29), às 20h, a Ao Café (Av. Siqueira Campos, 462, 3224-5744, entrada franca) recebe parte da obra do desenhista e chargista Argemiro Antunes. Miro, 69 anos, iniciou a carreira em 1967, no Clube de Cinema de Santos, estimulado pelo grande amigo e então presidente Maurice Legeard. Seus trabalhos, todos sobre cinema, especialmente Glauber Rocha, são inteligentes, provocantes. Talento nato, colaborou com o Pasquim, vários jornais e revistas. Fez exposições memoráveis. Possui vasta cultura cinematográfica. No evento, ainda serão relançados o livro Poesia a quatro mãos e a revista Mirante 73.

“Assalto ao Banco Central” chega aos cinemas contando o roubo verídico do Banco Central de Fortaleza, em 2005. Primeiro longa dirigido por Marcos Paulo, reúne grande elenco.

“A Inquilina”: Hilary Swank é excelente atriz. Merecia papéis melhores. Ela e o veterano Christopher Lee são desperdiçados em historinha previsível: garota se muda para apartamento onde coisas estranhas ocorrem e é cortejada por locador (Jeffrey Dean Morgan). Leia a crítica completa do filme.

O Louco Amor de Yves Saint Laurent”: No Cine Arte até o dia 28, o documentário conta a relação entre o costureiro francês Yves Saint Laurent e o industrial Pierre Bergé.

Akira Kurosawa: Neste sábado (23), às 20h, a Cinemateca exibe “Dersu Uzala” (1975). Vencedor do Oscar de filme estrangeiro, mostra as diferenças culturais de guia camponês da Mongólia e militar russo.

Cinema em casa: Disponível em DVD e Blu-ray, “Rio”, de Carlos Saldanha, acompanha Blu, arara azul macho que vem ao Brasil encontrar Jade, a outra sobrevivente da espécie. Alguns acusaram a animação de estereotipar o brasileiro. Mas quem não tem ou supera a síndrome de vira-lata, descobre uma comédia romântica alto-astral, e que denuncia o tráfico de aves. Já “A Moça com a Valise” (1961), clássico PB do italiano Valerio Zurlini, retrata Lorenzo (Jacques Perrin), que ajuda a cantora Aida (Claudia Cardinale), enganada pelo irmão mais velho dele. Além de cenas marcantes, canções memoráveis e atores no auge, confira os extras do DVD.

A Cinemateca e a coluna têm apoio cultural da Vídeo Paradiso.

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *