Ação não tem idade em RED

Adaptação da HQ de Warren Ellis e Cully Hamner, o filme acompanha veteranos da CIA que deixam a aposentadoria quando, de uma hora para outra, viram alvo da nova geração.
Hoje em dia, a imagem do aposentado é muito diferente da que se tinha em outras gerações. Com os avanços na área da saúde, as pessoas conseguem parar de trabalhar quando ainda têm muita energia para gastar.
“RED – Aposentados e Perigosos” traz personagens que passam por essa situação. Só que eles eram espiões e a rotina da aposentadoria não traz o mesmo entusiasmo que suas carreiras.
A vontade por dias mais agitados é usada para algumas piadas dessa comédia de ação. Outra fonte de humor está em personagens memoráveis, especialmente o paranoico Marvin, interpretado por John Malkovich (“Queime Depois de Ler”).
“RED” é a adaptação cinematográfica de uma HQ e o filme traz uma proposta visual que não nega as origens do roteiro. Os enquadramentos um pouco ousados formam imagens que parecem tiradas das páginas de uma graphic novel. Nesse aspecto, muitas vezes a montagem colabora para a criação de fusões com imagens semelhantes.
Há ainda vinhetas para ilustrar quando os personagens mudam de cidade. Uma espécie de cartão postal animado aparece na tela para introduzir a nova locação. Na maioria das vezes, tais inserções são engraçadas.
As brincadeiras com imagens, o bom-humor das piadas e a violência bem diluída permitem que o filme seja apresentado para plateias mais jovens. Com um elenco de primeira linha, “RED” é uma ótima opção de divertimento.
*Colaboração do Cine Dude
Leia também: RED: Sim, ficamos velhos. E daí?, por Tatiane Matheus
RED – APOSENTADOS E PERIGOSOS
(Red, EUA, 2010).
Direção: Robert Schwentke.
Roteiro: Jon Hoeber, Erich Hoeber.
Elenco: Bruce Willis, Mary-Louise Parker, John Malkovich, Helen Mirren, Karl Urban, Morgan Freeman.
Ação / Comédia / 14 anos.
111 minutos.
Estreia nos cinemas brasileiros: 12/11/2010.
Lançamento em DVD e Blu-ray: Julho/2011.
Leia mais sobre e comente o filme também no Cinemaki.