In July e as pegadinhas boas do destino

Moritz Bleibtreu e Mehmet Kurtulus

Você já traçou algum plano, e no meio do caminho surgiu determinado fator que o fez mudar de percurso? Pra melhor? Bom é quando as pegadinhas da vida nos surpreendem de forma positiva.

Embalado de road movie, “In July (O Outro Lado das Férias)” é sobre as surpresas que transformam nossas trajetórias. Acompanhamos a odisséia de Daniel (Moritz Bleibtreu), professor novo e tímido de Hamburgo. A trama começa quando ele está perdido no meio do nada, tentando carona. E volta no tempo. Descobrimos que a jornada começou quando ele conhece Juli (Christiane Paul), que lhe vende um anel o qual, segundo ela, levará o jovem ao verdadeiro amor. O herói conhece Melek (Idil Üner), por quem se apaixona. E resolve ir atrás do amor na Turquia. Mal sabe que, durante a viagem, muitas coisas acontecerão.

Dirigido e escrito pelo premiado Fatih Akin, cineasta alemão de descendência turca responsável pelo drama “Contra a Parede” (2004), “In July” é uma comédia de baixo orçamento a princípio despretensiosa. A história, em si, não é original. No entanto, as inusitadas soluções encontradas por Akin para preencher a viagem do protagonista criam um clima nonsense, surreal. Colaboram a trilha sonora e o bom o elenco. Moritz Bleibtreu é aquele mesmo do frenético “Corra, Lola, Corra” (1998): perfeito no papel de professor meio nerd, atabalhoado, de bom coração e que pretende se arriscar para viver novas experiências.

http://www.youtube.com/watch?v=yDJ6FjJmEws&feature=youtu.be

A metragem curta, a química entre os intérpretes, a mistura de comédia, romance e jeitão de cartum, fazem o filme superar as eventuais previsibilidades da história. Sua maior qualidade, no entanto, é nos mostrar de maneira engraçada que nem sempre somos donos dos nossos destinos. Ainda bem.

DVD cedido pela Vídeo Paradiso

IN JULY (O OUTRO LADO DAS FÉRIAS)
(Im Juli. / In July, Alemanha, 2000).
Direção e roteiro: Fatih Akin.
Elenco: Moritz Bleibtreu, Christiane Paul, Idil Üner, Mehmet Kurtulus, Jochen Nickel, Branka Katic, Birol Ünel, Sandra Borgmann.
Comédia / Romance.
90 minutos.

– German Film Awards: Melhor ator (Moritz Bleibtreu).

Lançamento em DVD: Junho de 2006.

André Azenha
Jornalista por formação, crítico de cinema, produtor cultural, pesquisador, curador, assessor de imprensa. Criou o CineZen em 2009. Colaborou com críticas semanais nos jornais Expresso Popular e quinzenais no jornal A Tribuna. Colabora semanalmente com a Rádio Santos FM. Escreveu entre 2012 e 2017 para o blog Espaço de Cinema no G1 Santos. Criador e coordenador do Santos Film Fest - Festival Internacional de Filmes de Santos, CulturalMente Santista - Fórum Cultural de Santos, Nerd Cine Fest e PalafitaCon. Em 2016 publicou o livro "Histórias: Batman e Superman no Cinema". Já colaborou com sites, revistas e jornais de diversas partes do país. Realizou 102 sessões de um projeto de cinema itinerante. Atualmente participa do projeto Hora da Cultura, pela Secult Santos, levando sessões de filmes e bate-papos às escolas da rede municipal. Mestrando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Escreveu sobre cinema para sites, jornais e revistas de Santos, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Limeira e Maceió. www.facebook.com/andreazenha01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *