Curtas-metragens brasileiros destacados nas últimas edições do Curta Santos estão sendo exibidos em Moçambique. Pela primeira vez, em nove edições, o festival brasileiro realiza mostras de cinema na África. A novidade é fruto de uma parceria com o Festival Kugoma, Fórum de Cinema de Curtas-Metragens de Maputo, capital daquele país, cujo idioma também é o português. Foram enviadas 12 produções, quatro delas do litoral de São Paulo.
Este é o segundo ano de realização do Kugoma. A atual edição começou em 30 de junho e vai até o dia 11, em bairros periféricos da capital e em pontos com bastante movimentação de pessoas, como o aeroporto internacional e a região litorânea de Ka Tempe. As mostras são totalmente gratuitas e, a maioria, ao ar livre. Além do Brasil, representado pelo Curta Santos, o evento reúne curtas de Portugal, Espanha, Marrocos, França e Peru.
Leia texto de Ricardo Vasconcellos, Diretor Geral do Curta Santos, sobre a recepção em Moçambique, e confira abaixo um vídeo feito pela produção do festival brasileiro sobre o evento moçambicano.
Ótima integração. Que mais uniões como essa se concretizem!