When You’re Strange – Um Filme Sobre o The Doors


Quando o diretor Oliver Stone deu sua versão para a carreira do The Doors no filme de 1991, conseguiu ganhar alguns detratores no processo, principalmente por causa da maneira que conduziu o trabalho e retratou Jim Morrison. “When You’re Strange – Um Filme Sobre o The Doors” ambiciona ser mais completo e preciso, até porque é formatado como um documentário (apesar de algumas leves diferenças) e tem o aval dos ex-integrantes do grupo.

O trabalho foi lançado em 2009 e percorreu festivais pelo mundo, podendo ser encontrado aqui no país em DVD. A história de Jim Morrison, Ray Manzarek, Robby Krieger e John Densmore ganha narração de Johnny Depp e vai desde a formação da banda até o falecimento do vocalista em 3 de julho de 1971 (que faz 40 anos em 2011). Escrito e dirigido por Tom DiCillo (“Johnny Suede”), o longa agrada na maior parte da duração em tela.

Como é normal em documentários desse tipo, são resgatadas imagens e filmagens raras, o que representa na verdade seu grande atrativo. A figura enigmática de Jim Morrison é um pouco desmistificada em passagens simples, como quando parecendo apenas uma pessoa qualquer e não o astro do rock que era, ele circula em meio aos fãs antes de subir ao palco em um show, onde depois explodiria no desempenho catártico e imprevisto no qual era mestre em realizar.

A parte técnica é bem realizada, desde a narração de Johnny Depp até a montagem final de Micky Blythe e Kevin Krasny, que conseguem casar bem as músicas da banda com o momento em que aparecem no longa. Os demais integrantes ganham um pouco mais de espaço, o que é bastante bem vindo, pois mostra a qualidade musical na qual Jim Morrison explodia suas letras e poemas. Até os produtores Paul Rothchild e Bruce Botnick são citados com maior frequencia.

“When You’re Strange…” é um bom filme e junto com a obra anterior de Oliver Stone dá um panorama interessante sobre o poder de fogo do grupo. No entanto, ainda não é a obra definitiva que lhes é merecida, pois insiste pouco no lado cotidiano (apesar de ter evoluído nesse sentido) dos integrantes. Ainda falta isso para se (tentar) entender melhor esse quarteto, que formou uma das bandas mais originais da história e construiu um ídolo da estatura de Jim Morrison.

*Colaboração do Coisa Pop

WHEN YOU’RE STRANGE – UM FILME SOBRE O THE DOORS
(When You’re Strange, EUA, 2009).
Direção e roteiro: Tom DiCillo.
Elenco: Johnny Depp (narração).
Documentário / Musical.
86 minutos.

Grammy: Melhor vídeo musical longo.
Indicação ao Festival de Sundance: Prêmio do júri.

Lançamento em DVD no Brasil: Novembro/2010.

Adriano Mello Costa, apaixonado por Cultura Pop, mantêm o Coisa Pop há cinco anos, filho bastardo do antigo Cultura Direta, que hoje hiberna tranquilamente. Acha o R.E.M a melhor banda do mundo (depois dos Beatles, lógico). É viciado em cervejas escuras, pães e bandas de rock com mulheres no vocal. No mais, acredita que tudo pode sempre ser melhor do que já é...

One thought on “When You’re Strange – Um Filme Sobre o The Doors

  1. Eu como fã dos Doors, depois que li o livro “The Doors por The Doors” do jornalista Ben Fong Torres,
    vi que muitas coisas que lançaram por aí, não foram tão fieis, como aquela infiel produção do Oliver Stone. Usarei as mesmas palavras do Coisa Pop: “No entanto, ainda não é a obra definitiva que lhes é merecida, pois insiste pouco no lado cotidiano (apesar de ter evoluído nesse sentido) dos integrantes. Ainda falta isso para se (tentar) entender melhor esse quarteto, que formou uma das bandas mais originais da história e construiu um ídolo da estatura de Jim Morrison.” Creio eu que, o dia que lançarem o filme deste livro: The Doors por The Doors” Ben Fong Torres, aí sim muitos fãs que até hoje acham que Jim e os demais Doors, é aquilo que o senhor Stone fez o favor de contar em seu filme, (o qual foi apedrejado pelos integrantes) vão ver um Jim totalmente o oposto do que foi relatado no filme!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *