Santiago, de João Moreira Salles, encerra ciclo Documentários Comentados, no SESC Santos

O gênero documentário tem alcançado cada vez mais projeção entre os apreciadores da arte cinematográfica. Deixou de ser apenas registro utilizado em salas de aula, e tornou-se veículo de reflexão, capaz de despertar interesse no grande público, que, em muitas ocasiões, se enxerga na tela.

Com o objetivo de discutir o cinema documental, através de quatro obras, o SESC Santos tem realizado, em todas as terças-feiras de junho, sempre às 19h30, com entrada franca, a série Documentários Comentados. Nela, são apresentadas produções brasileiras e estrangeiras, que revelam a contundência e a excelência desse gênero. Após cada exibição, o público participa de um bate-papo com o jornalista, crítico de cinema e editor do CineZen (www.cinezen.net) André Azenha, que incita discussões sobre a diversidade de temas e opções estéticas das obras apresentadas.

Em 28 de junho, último dia do ciclo, será a vez de “Santiago”, de João Moreira Salles.

Nos dois primeiros encontros, marcados por ampla participação do público, foram exibidos respectivamente “A Marcha dos Pinguins” (07/06), premiado com o Oscar da categoria, “Jogo de Cena” (14/06), de Eduardo Coutinho, e “Arquitetura da Destruição” (21/06), de Peter Cohen.

Serviço:

SANTIAGO (Brasil, 2006)
Quando: 28/06, terça-feira, 19h30
Sobre o filme: Direção de João Moreira Salles. Duração: 79 min. Parte das pitorescas histórias contadas pelo culto mordomo Santiago Badariotti Merlo para deflagrar as dificuldades encontradas pelo diretor – e ex-patrão de Santiago – João Moreira Salles, para lidar com suas memórias e, como consequência, com a linguagem documental. Entre a captação das imagens e a montagem do filme se passaram 13 anos – o tempo necessário para o diretor refletir sobre aquele singular personagem de sua infância e, agora, de seu labor artístico. Foi eleito o melhor documentário no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – quando também ganhou pela melhor montagem – e no Festival de Miami.
Onde: Auditório*
ENTRADA FRANCA

* O SESC Santos fica na rua Conselheiro Ribas, 136, bairro Aparecida, Santos-SP. O auditório está localizado no térreo, em frente ao teatro. Contatos pelo email silvioluiz@santos.sescsp.org.br e o telefone 13 3278-9800. Mais informações no site do SESC: http://www.sescsp.org.br/sesc/programa_new/busca.cfm?conjunto_id=8627

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *