Cinemateca de Santos inicia mostra em homenagem a Akira Kurosawa


A Cinemateca de Santos inicia a Mostra de Cinema em Homenagem a Akira Kurosawa. O primeiro filme exibido será “Rashomon” (1950), 18 de junho, às 20h. A entrada é franca.

Japão, século XI. Durante uma forte tempestade, um lenhador (Takashi Shimura), um sacerdote (Minoru Chiaki) e um camponês (Kichijiro Ueda) procuram refúgio nas ruínas de pedra do Portão de Rashomon. O sacerdote diz os detalhes de um julgamento que testemunhou, envolvendo o estupro de Masako (Machiko Kyô) e o assassinato do marido dela, Takehiro (Masayuki Mori), um samurai. Em flashback é mostrado o julgamento do bandido Tajomaru (Toshirô Mifune), onde acontecem quatro testemunhos, inclusive de Takehiro através de um médium. Cada um é uma “verdade”, que entra em conflito com os outros.

Um dos clássicos do cineasta, o filme recebeu o Leão de Ouro e o prêmio da crítica italiana no Festival de Veneza, e foi indicado ao Oscar de melhor direção de arte. Veja o trailer:

A Cinemateca de Santos tem apoio cultural da Vídeo Paradiso.

Serviço:
Mostra de Cinema em Homenagem a Akira Kurosawa – “Rashomon”
Quando: Sábado, 18 de junho, às 20h
Onde: Cinemateca de Santos, Rua Ministro Xavier de Toledo, 42, Campo Grande, Santos
Telefones: (13) 3301-1612 e (13) 3251-1613
ENTRADA FRANCA

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *