Oscar terá número variável de indicados a melhor filme

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood votou na noite de terça-feira uma mudança significativa na lista de indicados a estatueta de melhor filme. Ao invés de 10 concorrentes, como ocorreu nas duas últimas edições, em 2012 a lista terá uma número variável entre cinco e uma dezena de longas. Até 2009, apenas cinco obras concorriam ao prêmio.

O número exato de concorrentes da próxima edição será revelado apenas em 24 de janeiro do ano que vem, quando serão divulgados todos os indicados.

Para garantir o lugar entre os finalistas, um filme terá agora de receber ao menos cinco por cento do total de votos da primeira posição.

O presidente da Academia, Tom Sherak, disse que os membros “estão analisando não apenas o que ocorreu nos últimos dois anos, mas o que poderia ter ocorrido se tivéssemos selecionados 10 finalistas nos últimos 10 anos”.

Uma indicação para melhor filme deve ser prova de um mérito extraordinário. “Se caso houver apenas oito filmes que realmente mereçam esta honra em um determinado ano, não devemos nos sentir na obrigação de arredondar o número”, explicou Bruce Davis, diretor-executivo da Academia.

A 84ª edição do evento se realizará em 26 de fevereiro, no Teatro Kodak, de Los Angeles.

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *