A Banda Mais Bonita da Cidade: Quando a arte é simples, divertida, emociona e contagia

Seria mais um vídeo bonitinho, recheado de fofura, feito numa reunião de amigos. Seria, se não fosse o boca a boca e a campanha viral na internet que fizeram, desde quarta-feira, 18,  cerca de um milhão de pessoas assistirem ao clipe da música “Oração”. Os responsáveis pela proeza formam o grupo A Banda Mais Bonita da Cidade, hit em todas as mídias sociais e que tem gerado elogios vindos de todas as tribos.

São seis minutos filmados em plano-sequência aparentemente despretensiosos. A canção também agradou os ouvidos indies acostumados com I’m From Barcelona, Belle & Sebastian, Beirut e congêneres. Realmente, a faixa empolga, encanta, alegra, contagia. E é muito bem executada. É exemplo de quando a arte é simples, divertida, emocionante. Confira:

A banda curitibana existe há dois anos e segue a linha de músicas fofas, do bem. É pra lavar a alma. Em entrevista ao Estadão, o guitarrista Rodrigo Lemos, 27, compara o movimento paranaense aos Novos Paulistas, formado por Dudu Tsuda, Tatá Aeroplano, Thiago Pethit, Tiê e Tulipa Ruiz. “A gente tinha o zelo de fazer o filme, bonitinho e tal. Mas estávamos totalmente descompromissados”, afirma.

O hype serviu para A Banda Mais Bonita da Cidade preencher sua agenda: tocará no Studio SP, de São Paulo, em 7 de junho, dois dias antes do show no Sesc da Esquina, em Curitiba, o motivo da divulgação dos vídeos.

Vinícius Nisi e Uyara Torrente

O clipe foi rodado sete vezes, após vários ensaios na casa de uma amiga dos músicos, que aparece tocando bandolim.

“Oração” é o terceiro dos clipes promocionais; os outros são “Canção Para Não Voltar” e “A Boa Pessoa”, todas “composições próprias de amigos”, como Leo Fressato, compositor de “Oração”, que não faz parte da banda.

A banda conta com cinco integrantes: Uyara Torrente, Vinícius Nisi, Rodrigo Lemos, Diego Placa e Luís Bourscheidt. Exceto Uyara, os demais são formados em música ou produção musical pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Todos os membros tocam em outras bandas. “Os shows sempre foram animados, tiveram essa estética do clipe naturalmente, mas nunca fomos uma banda de tocar todo final de semana”, conclui Rodrigo.

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *