Encontro literário em Santos abordará do processo criativo à distribuição da obra

Regina Alonso

A pedagoga, poeta e escritora Regina Alonso fala sobre o processo criativo na literatura em 21 de maio, sábado, 18h30, na Biblioteca Municipal Mário Faria, Posto 6 da orla da praia de Santos.

Regina abordará o processo criativo: a importância do vazio e do silêncio. Mostrará o nascedouro e a vontade própria do poema, destacando colocações de Ferreira Gullar. Discutirá a concepção do livro e a conversa entre os poemas.

Outros temas que serão abordados: o ato de escrever (especialmente poesia) como ato de coragem, a relação entre a leitura e a criação, através de reflexões sobre Manoel de Barros e José Luis Borges, a importância da visão múltipla (Arte Plural) do escritor.

A escritora discutirá o processo na prática através de seus últimos lançamentos:

Circularidade Poemas, sobre o tempo circular e transitório no fluir da vida; Olho por olho, poemas de cunho social – tribos, desejo, o ingênuo e o contundente; e Tábua de Marés, preamar e baixamar, movimentos de fluxo e refluxo. Desse mar metamórfico, o poeta-canoeiro pesca poemas entre marolas e águas não tão mansas.

Nas considerações finais, entre editoras, livrarias e livreiros… o lançamento e a  distribuição no mercado – qual o melhor caminho? Como estabelecer a relação escritor X leitor? Editar – um ato comercial e/ou imprescindível ao escritor?

Serviço:
Encontro literário com Regina Alonso
Quando: 21 de maio, sábado, 18h30
Onde: Biblioteca Máfio Faria, Posto 6, Avenida Bartolomeu de Gusmão, sem número, Aparecida, Santos-SP
ENTRADA FRANCA

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *