Coproduções entre Brasil e Itália ganham financiamento em Cannes

Roberto RosselliniQuatro projetos de coprodução entre o Brasil e a Itália ganharam nesta segunda-feira, 16, um concurso organizado pela Ancine (Agência Brasileira de Cinema) em parceria com o MiBAC (Ministério de Bens e Atividades Culturais) italiano.

Dois selecionados são diretores estreantes, enquanto os demais prêmios foram direcionados a profissionais experientes, sendo que as ajudas proporcionadas são de 25 e 50 mil euros, respectivamente.

O brasileiro “La Mamma”, de Carina Bini Fernandes e o italiano “Cavalli Marini”, de Francesco Costabile, foram os vencedores da primeira categoria. “Rossellini Amou a Pensão de Dona Bombom”, de Paulo Caldas, e “Vanit… Delle Vanit…”, de Giorgio Diritti, levaram a segunda.

Os quatro filmes farão parte de um acordo de coprodução firmado pelos dois países em 2009, e que até então não tinham se concretizados.

“La Mamma” acompanha duas mulheres de meia-idade, uma brasileira e outra italiana, cujos destinos acabam por se cruzar.

O filme de Paulo Caldas, codiretor de “Baile Perfumado” (1997), retrata a visita do diretor italiano Roberto Rossellini (foto) ao Brasil, quando ingressou no cenário político e na vida cultural do país.

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *