Cinemateca Americana homenageará Robert Downey Jr.

O ator com a armadura do personagem que lhe devolveu o estrelato

Robert Downey Jr. será homenageado pela Cinemateca Americana durante a festa anual beneficente da entidade, em 14 de outubro, no tradicional hotel Beverly Hilton, de Los Angeles.

O ator deu uma das maiores voltas por cima na indústria cinematográfica.  Após um início de carreira promissor, marcado principalmente pela interpretação de Charles Chaplin em “Chaplin” (1992), que lhe rendeu uma indicação ao Oscar, o astro enfrentou problemas com a justiça, drogas e outros entorpecentes, chegando mesmo a ser preso.

Conseguiu retomar o eixo em 2008, ao estrelar “Homem de Ferro”, num papel que lhe caiu como uma luva. No mesmo ano, esteve em “Trovão Tropical”, pelo qual voltou a ser nomeado para o prêmio da Academia, dessa vez em Ator coadjuvante. Inesperadamente, virou sinônimo de boas bilheterias em longas de ação. Protagonizou o sucesso “Sherlock Holmes”, repetiu a dose em “Homem de Ferro 2” e atuará em “Os Vingadores”.

Atualmente, ele mantém com a mulher, Susan Downey, uma produtora baseada nos estúdios Warner Bros, a Team Downey, onde desenvolvem novos projetos.

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *