As trajetórias de Superman e Batman no cinema

Henry Cavill e Christian Bale

No próximo ano, acontecerão dois lançamentos nos cinemas bastante esperados pelos fãs de quadrinhos: “Superman – O Homem de Aço”, que reiniciará a trajetória do principal herói do planeta nas telonas, e “Batman – The Dark Knight Rises”, terceiro longa do Cavaleiro das Trevas dirigido por Christopher Nolan.

Depois de “Superman – O Retorno” (2006), que dividiu crítica e público e não deu o retorno financeiro esperado a Warner Bros., o novo filme do último filho de Krypton tem a responsabilidade de agradar gregos e troianos. Tanto que o estúdio deixou a obra nas mãos de Nolan e companhia, na tentativa de repetir o êxito dos últimos longas do homem-morcego.

Já o novo Batman precisará, ao menos, manter o nível de “O Cavaleiro das Trevas”, unanimidade entre público – mais de US$ 1 bilhão arrecadados mundialmente – e mídia especializada.

Tendo em vista a expectativa gerada por esses dois trabalhos, o CineZen prepara uma série de matérias que narrarão a trajetória dos dois principais personagens do Universo DC nos cinemas – séries e animações televisivas ficam pra uma outra hora. Se você pensa que Christopher Reeve e Adam West foram os primeiros atores que viveram, respectivamente, Clark Kent e Bruce Wayne no cinema, fique atento ao site. Para começar, saiba quando o Superman ganhou sua primeira adaptação cinematográfica.

André Azenha
Jornalista por formação, crítico de cinema, produtor cultural, pesquisador, curador, assessor de imprensa. Criou o CineZen em 2009. Colaborou com críticas semanais nos jornais Expresso Popular e quinzenais no jornal A Tribuna. Colabora semanalmente com a Rádio Santos FM. Escreveu entre 2012 e 2017 para o blog Espaço de Cinema no G1 Santos. Criador e coordenador do Santos Film Fest - Festival Internacional de Filmes de Santos, CulturalMente Santista - Fórum Cultural de Santos, Nerd Cine Fest e PalafitaCon. Em 2016 publicou o livro "Histórias: Batman e Superman no Cinema". Já colaborou com sites, revistas e jornais de diversas partes do país. Realizou 102 sessões de um projeto de cinema itinerante. Atualmente participa do projeto Hora da Cultura, pela Secult Santos, levando sessões de filmes e bate-papos às escolas da rede municipal. Mestrando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Escreveu sobre cinema para sites, jornais e revistas de Santos, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Limeira e Maceió. www.facebook.com/andreazenha01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *